Jovem morre em troca de tiros com a Polícia Militar no município de Santanópolis

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Ainda permanece no Departamento de Policia Técnica de Feira de Santana (DPT), o corpo de um homem aparentando 25 anos, moreno, trajando bermuda jeans e camisa preta além de tênis branco.

De acordo com a ocorrência policial, após uma troca de tiros na tarde desta quarta-feira (05/07/2012) com policiais militares do município de Santanópolis, o jovem veio a óbito.

O homem conduzia uma motocicleta, e segundo informações era suspeito de ter comentido um assalto naquela região.

PM frustra assalto à fazenda em Santo Estevão

Os policiais militares frustraram nesta madrugada (05/07/2012) um assalto a uma fazenda no município de Santo Estevão após realizarem uma abordagem.

De acordo com o capitão PM Machado, seis homens armados estavam no interior de um veículo Santana na BR- 116 Sul, próximo ao posto de combustível Porto Brasil.

Com eles, os policiais da 57ª CIPM Companhia Independente da Polícia Militar encontraram uma espingarda e quatro revólveres. Segundo um dos acusados, o assalto seria contra uma fazenda que guardava R$ 50 mil reais em um dos quartos da residência. Ele também revelou durante o depoimento, que teria ajuda de um funcionário do local que daria toda a dica.

O policial informou que houve troca de tiros no local, e a fuga de um homem de pré-nome Marcos que entrou em um matagal.

Cleber Santos Silva, Joelson Santos de Souza, Adailton Conceição Santana, Vinicius Souza Gomes, Antonio Marquês Amorim e Aelson Conceição da Silva, todos moradores do mesmo município onde foram presos.

Todos foram autuados em flagrante por formação de quadrilha e porte ilegal de armas, de acordo com o delegado plantonista do Complexo Policial de Feira de Santana, Euvaldo Costa.

Caixa do BB é arrombado na Cidade Nova

Um caixa eletrônico instalado no interior da agência do Banco do Brasil, do bairro Cidade Nova, em Feira de Santana, foi arrombado durante a madrugada desta quarta-feira (04/07/2012).

A polícia esteve no local, mas os bandidos já haviam desaparecido. A gerência da agência não deu detalhes sobre a ação dos criminosos e nem revelou a quantia que foi levada.

“ Dez de Copas” do baralho do crime cai em Feira de Santana

O delegado Alexandre Narita, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Feira de Santana, anunciou, nesta quarta-feira (04/07/2012), a prisão do acusado de tráfico e homicídio Durval Vilas Boas Barbosa, o “Dez de Copas” no baralho dos procurados da Secretária da Segurança Pública (SSP).

Segundo a polícia, ao ser capturado dentro de uma casa, situada no bairro Parque Ipê, ele portava uma pistola ponto 45 e cinco carregadores. Ele também tinha escondido seis quilos de maconha no imóvel.

Durval Barbosa, que antes de refugiar-se em Feira de Santana agia na região da Baixa do Fiscal, em Salvador, tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e homicídio. O criminoso apresentou aos policiais da DTE uma cédula de identidade falsa do estado do Amazonas, com o nome de Francisco Azevedo dos Santos.

Autuado em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma, ele também será indiciado por falsidade ideológica e uso de documento falso. O“Dez de Copas” do baralho da SSP está recolhido no Conjunto Penal de Feira.

DH elucida 88% dos crimes ocorridos no mês de junho, diz coordenador

O Serviço de Investigação da Delegacia de Homicídios (DH) de Feira de Santana, comandado pela delegada Milena Calmon, elucidou 88% dos homicídios registrados em junho deste ano – de um total de 32 crimes, 28 foram elucidados. O coordenador regional de Polícia, delegado Ricardo Brito disse para a reportagem que o número de elucidações está no patamar de “ótimo”, uma vez que a ONU (Organizações das Nações Unidas) afirma que a média de elucidações de homicídios é de 13%.

“Salvador está com 30%, enquanto em Feira estamos chegando à marca de mais de 50% das elucidações dos homicídios. Aqui, melhoramos essa marca depois da instalação da Delegacia de Homicídios, em abril deste ano. Dos 32 homicídios, a DH remeteu para a Justiça 28 inquéritos policiais informando os autores dos crimes”, disse Brito.

Ele também reiterou que, “além de nossas obrigações, trabalhamos com o apoio da Polícia Militar nos finais de semana, através da Operação Visão Noturna, na segurança ostensiva”. O coordenador informa que operação é mais para investigar de perto as denúncias anônimas que acontecem durante a semana, sobre tráfico de drogas e outros crimes.

O delegado também afirmou que o aumento no número de homicídios no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado deve-se à greve da PM, em fevereiro. “Em fevereiro do ano passado, registramos 11 homicídios, enquanto em fevereiro deste ano aconteceram 59. Mas, de novembro do ano passado para cá, conseguimos baixar todos os meses”.

LAUDO

A demora dos laudos dos homicídios realizados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) atrapalha os pedidos de prisões dos acusados que cometem os crimes, uma vez que o Juiz Gustavo Hungria, presidente da Vara de Execuções Penais, recebe apenas os inquéritos que estiveram acompanhados com os laudos dos homicídios.

“Estamos concluindo os inquéritos, informando os autores dos crimes, mas as prisões preventivas ou temporárias não estão saindo, pois o juiz só recebe inquéritos com os laudos” disse o delegado.

Ainda de acordo com a polícia, o DPT dispõe de pouca estrutura para concluir seus trabalhos. “Não tem um digitador para concluir os laudos, embora existam dezenas e dezenas de laudos para serem concluídos e remetidos à Justiça”.

Impunidade

Um investigador da Polícia Civil da Bahia, que não quis ser identificado, afirmou que enquanto a impunidade para os criminosos estiver rondando a nossa sociedade, a tendência é aumentar os números de crimes, principalmente homicídio.

“Praticamente, todas as pessoas que pretendem cometer um crime já estão escoladas, sabem que não vai dar em nada. Até os que são presos em flagrante praticam o crime com a defesa na ponta da língua, sempre usam ‘matei ele porque ele tentou me matar, ou disse que iria me matar, aí resolvi matar ele primeiro’. É o que sempre ouvimos aqui dos criminosos”, disse o investigador.

Dupla confessa ter cometido homicídio no Parque Getúlio Vargas

A Polícia Civil de Feira de Santana, através da Delegacia Especializada em Crimes de Homicídio (DH), elucidou mais um crime ocorrido na cidade. Desta vez trata-se do assassinato de Fernando Moreira dos Santos, 25, que residia no bairro Parque Getúlio Vargas. O crime aconteceu na última segunda-feira (02/07/2012).

Segundo a delegada titular da DH, Milena Calmon, a elucidação se deu em curto espaço de tempo devido ao trabalho dos investigadores que durante os trabalhos realizados no local do crime colheram os primeiros indícios da autoria, que apontavam para dois indivíduos, Elielson Moreira Costa, conhecido como “Sassá” e “Juquinha”, identificado como Jonas Cerqueira dos Santos.

Com a localização dos suspeitos realizada pelo Serviço de Inteligência da DH, os acusados se apresentaram nesta quarta-feira (04/07/2012) na companhia de um advogado, na referida delegacia. Em depoimento, a dupla confessou o crime e disse que a motivação estava ligada a brigas antigas entre as partes. “Foram conversar, porém armados. Admitiram também que se a vítima apresentasse qualquer reação a mataria. Foi um crime premeditado”, afirmou Milena Calmon.

Segundo a delegada, não há indícios que as brigas tenham sido motivadas por causa de drogas. “Foi uma vingança de desentendimentos antigos, a priori não tem ligação com drogas”, resumiu. Até o momento a DH contabiliza 232 homicídios este ano em Feira de Santana, porém Milena Calmon ressalta as atividades desenvolvidas pela Polícia. “O nosso papel é investigar e isso fazemos com o maior esmero, tentando combater a criminalidade, temos um bom número de elucidações”, concluiu.

Os acusados foram ouvidos e liberados, já que não cabia a prisão em flagrante, mas Calmon ressaltou que após a avaliação da ficha criminal da dupla, poderá representar pela prisão preventiva.

Guarda Municipal baleado e morto na porta de casa

Foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (04/07/2012), o corpo do Guarda Municipal da cidade de Nova Fátima, Claudivan da Fonseca Dias, 37 anos.

“ Ele chegou do trabalho parou a moto na porta de casa. De repente, surgiu um homem e baleou meu irmão’’, informou Antonio Fonseca Dias.

O homem morava na mesma cidade onde foi baleado e morto. O delegado Sérgio Vasconcelos já iniciou as investigações para elucidação do crime contra o funcionário da prefeitura local.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115027 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.