Foco, Disciplina e Determinação | Por Tiago Fonseca Nunes

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Muito se fala de mecanismos e fórmulas para alcançar um objetivo. Entretanto, quando a teoria não é posta em prática, os anseios podem se limitar. O ponto preponderante a todo cidadão na busca do sucesso – seja profissional ou pessoal – é traçar metas e encará-las para vencer sem remediar.

Nenhuma barreira é intransponível. Pode tão somente ser uma tarefa difícil superá-la, mas que, com foco e disciplina, sua conquista será consequência. O sentimento de decepção que permeia aqueles que ainda não conseguiram ultrapassar determinado obstáculo, deve ser combustível para tentar, arriscar e teimar mais uma vez.

O maior desafiante perante nossas ambições e vontades é a mente humana. Por isso, somos nós mesmos os nossos maiores concorrentes. Se nos empenharmos e prepararmos e explorarmos o cérebro a desenvolver com equilíbrio o que almejamos, notadamente, tornar-se-á uma tarefa mais fácil chegar ao objetivo. No que diz respeito aos desejos educacionais – leiam-se concursos, vestibulares concorridos etc. – esse é o caminho contundente a seguir. Sabemos, inclusive, que diversos aspectos são variáveis que podem interferir na empreitada. Como exemplo, o fator socioeconômico, a origem educacional ou a estrutura familiar. Todavia, é diante das dificuldades que se revelam mentes brilhantes e atores importantes do cenário de uma sociedade. Ou seja, não há mais espaço para determinismo social como outrora. Pelo contrário, o espaço está aberto para todos, mas obviamente sendo mais fácil para alguns e mais difícil para outros.

Em suma, aplicar foco, disciplina e determinação para toda atividade que se proponha a desenvolver é alicerce e parâmetro fundamental para o caminho que se deseja trilhar. Portanto, sejamos insistentes e pertinentes aos nossos sonhos, independente de quão difícil possa parecer conquistá-los. Desse modo, estamos aptos a seguir mais a nossa intuição e menos a razão, já que essa, na maioria das vezes, nos referencia limites. Por fim, sigamos o que foi dito sabiamente por Raul Seixas: “não diga que a vitória está perdida, tenha fé em Deus, tenha fé na vida, (…) é de batalha que se vive a vida, tente outra vez!”.

*Tiago Fonseca Nunes é estudante (multifacetário) da Universidade Federal da Bahia – estagiário extracurricular do Hospital das Clínicas, inscrito em projeto de pesquisa no CNPq, professor particular nas horas vagas, fiz intercâmbio em Toronto, Canadá.  Cursa francês e, principalmente, um ávido e atento espectador aos fatos que acometem nossa sociedade sob os âmbitos municipal, estadual, nacional e internacional.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]