Equipe das Obras Sociais de Irmã Dulce agradece apoio do deputado federal ACM Neto

Deputado federal ACM Neto visita Obras Sociais de Irmã Dulce.
Deputado federal ACM Neto visita Obras Sociais de Irmã Dulce.
Deputado federal ACM Neto visita Obras Sociais de Irmã Dulce.
Deputado federal ACM Neto visita Obras Sociais de Irmã Dulce.

Depois de participar da missa das 8h  da manhã de hoje (06/07/2012), na Igreja do Senhor do Bonfim, o candidato do Democratas à prefeitura de Salvador, ACM Neto, fez uma visita de uma hora e meia às instalações das Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid), no Largo de Roma. Ele foi recepcionado pela superintendente Maria Rita Pontes e por diversos diretores da entidade, com quem visitou as instalações do Hospital Santo Antônio e conversou com médicos e pacientes.

“O deputado ACM Neto é importante para o trabalho social e de saúde que desenvolvemos aqui, destinando anualmente emendas que têm sido empenhadas e pagas. Só agora em 2012, são R$150 mil para a compra de equipamentos para o setor de otorrinolaringologia, que será reformado”, informou Maria Rita Pontes. “Isso é de família, porque o avô dele, o senador ACM, também nos ajudada muito. E aproveitamos a presença do deputado aqui hoje para agradecer esse apoio”.

De acordo com o diretor de Gestão Administrativa e Financeira da Osid, Milton Carvalho, as emendas anuais de ACM Neto são destinadas, sobretudo, para a aquisição de equipamentos hospitalares. Ele afirmou que esses recursos não podem, por lei, ser aplicados para amortizar a dívida do hospital, que gira em torno de R$10 milhões. “Essa dívida se deve ao pagamento de juros acumulados em função dos atrasos nos repasses do poder público municipal”.

Liberação 

ACM Neto afirmou que na próxima semana devem ser liberados mais recursos para o Hospital Santo Antônio, fruto de emendas apresentadas por ele em 2011 e 2012. Ele disse que, se for eleito prefeito, vai ampliar os repasses do poder público municipal para o hospital.

“Vamos firmar uma parceria forte com as entidades filantrópicas, tanto possibilitando a ampliação do atendimento como usando a experiência e qualificação delas para a prestação de serviços para a prefeitura. Afinal, o cidadão quer é ser atendido bem, não importa se o médico é de filantrópica ou da prefeitura”.

Centro – Neto ouviu sugestões da equipe de médicos. Uma delas é a construção de um novo espaço, ampliado, para comportar o Centro de Reabilitação e Prevenção de Doenças, onde residem atualmente cem portadores de deficiência que moravam nas ruas ou foram abandonadas pelas famílias. O candidato do Democratas também acompanhou de perto um ensaio junino dos pacientes da Central de Geriatria, ocasião em que foi recebido com muito carinho e afeto pelos mais idosos.

“Aqui temos muitos pacientes com depressão, com histeria, e a gente faz atividades lúdicas para aprimorar a memória, trabalhar com a cognição, como a idéia dessa festa junina”, contou Teresa Pacheco, responsável pelo setor.
ACM Neto também conversou longamente com pacientes e visitou o local onde estão os restos mortais de Irmã Dulce. Lá, Neto fez uma oração.

Sobre Carlos Augusto 9455 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).