EBDA realiza III Leilão Multirraças no município de Ruy Barbosa

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O III Leilão Multirraças acontece no próximo sábado (14/07/2012), a partir das 9h30, no Parque de Exposição Agropecuária Waldir Barreto, no município de Ruy Barbosa. Na ocasião, serão leiloados 75 bovinos, destes 19 são das raças Gir e 33 da Guzerá, ambos para reprodução. Outros 20 estarão disponíveis para compra de abate. Todos os animais pertencem ao Programa de Melhoramento Genético de Rebanho Bovino da Agricultura Familiar, que visa aumentar a produção de leite na Bahia. O evento é realizado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), por meio das gerências regionais de Feira de Santana e de Itaberaba.

O engenheiro agrônomo e coordenador do Programa de Melhoramento Genético, Ademar Reis Filho, explica que o leilão possibilita ao público em geral a obtenção de animais qualificados geneticamente. “Serão vendidos touros aptos para a reprodução cujos sêmens foram analisados, através de exames andrológicos, dos melhores rebanhos do País”, disse.

Baseado nos arremates de leilões anteriores, o agrônomo afirma que o preço dos animais deve variar entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. Quem arrematar bovinos de reprodução pode dividir o valor em quatro parcelas iguais. Enquanto 20% do valor da aquisição de bovinos para o abate deve ser pago no ato da compra e o resto do montante – 80%, após 30 dias.

Melhoramento Genético

O Programa foi inaugurado no dia 5 de fevereiro deste ano, e realiza o melhoramento genético de rebanhos, com transferência da qualidade genética do plantel da EBDA, utilizando a inseminação artificial com a técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

Participam produtores dos municípios de: Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Cruz das Almas, Feira de Santana, Itaberaba, Itabuna, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Até dezembro, devem ser inseminadas mais de dez mil vacas, no Estado, através do Programa da EBDA, que é vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114861 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.