EBDA estimula quintais produtivos em Valença

EBDA estimula quintais produtivos em Valença.
EBDA estimula quintais produtivos em Valença.

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), por meio do Escritório Local de Valença, deu início nesta segunda-feira (23/07/2012) ao procedimento de entrega de mudas frutíferas para agricultores familiares da região. A ação tem como objetivo estimular a manutenção e formação dos quintais produtivos. Estão sendo disponibilizadas mudas selecionadas de cupuaçu, cacau, graviola, açaí e pitanga para 200 agricultores.

A técnica em agropecuária da EBDA, Rosana Bonfim explica que os quintais produtivos é uma forma segura de produzir alimentos de boa qualidade. “O agricultor familiar, que implantar um quintal produtivo, sentirá os benefícios na segurança alimentar, uma vez que irá manusear suas culturas de forma agroecológica. Outro avanço é o aumento da renda familiar, já que a comercialização é garantida através das diversas políticas públicas, destinadas à compra de produtos da agricultura familiar”, comentou a técnica.

A agricultora familiar Edite Bispo dos Santos, moradora da comunidade Tombador do Orobó, na zona rural de Valença, diz que recebeu 30 mudas. “Elas vão me ajudar bastante. Já estou pensando no complemento da minha renda familiar, pois em breve poderei fazer doces e poupas das frutas que vou cultivar em meu quintal, como cacau, graviola e açaí”, declarou a agricultora.

Técnicos da empresa já estão mobilizados para realizar, nos próximos dias, visitas técnicas às unidades familiares que receberam as mudas, com a finalidade de orientar nos tratos culturais,  necessários para o desenvolvimento das fruteiras.

Sobre Carlos Augusto 9719 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).