Bahia ganha laboratório de certificação de produtos para saúde

O LabCert (Laboratórios de Certificação de Produtos para a Saúde) será implantado no Parque Tecnológico da Bahia, com o objetivo de realizar ensaios para a certificação de dispositivos de proteção contra raios X e luminárias médicas, possibilitando que tais produtos sejam controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

A iniciativa é gerenciada pela Fundação Escola de Administração da UFBA (FEA), responsável pelo gerenciamento de recursos, controle do contrato, importação de equipamentos e compra de produtos que serão utilizados nas instalações para o processo de certificação. “Cuidar da gestão de projetos que contribuam com o desenvolvimento do país e o bem-estar da sociedade são um de nossos compromissos sociais”, afirma o superintendente da FEA, o economista Luiz Marques Filho.

O laboratório está sendo instalado no Tecnocentro do Parque Tecnológico, na Avenida Luiz Viana Filho, em Salvador. O local já está sendo reformado e a previsão é que já sejam iniciados os primeiros testes em setembro. Antes de entrar em funcionamento será necessária a certificação do laboratório junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que habilita o laboratório a realizar ensaios em protetores contra radiação e luminárias médicas de todo o Brasil.

“Atualmente, no país, esses produtos são produzidos e não existe um órgão que certifique se eles estão, de fato, sendo produzidos atendendo às especificações necessárias”, explica Marcus Navarro, coordenador e pesquisador do Laboratório de Física Radiológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Ainda segundo Navarro, “O objetivo da certificação desses produtos é evitar que pacientes e trabalhadores, sofram danos por falhas de segurança”.

Além disso, o LabCert funcionará como um indutor para implantação de industrias deste setor na Bahia, contribuindo para a geração de empregos e aumento da arrecadação do Estado.

O LabCert é um projeto do Instituto Federal da Bahia (IFBA), através do seu Núcleo de Tecnologia em Saúde (NTS) e é financiado pelo Ministério da Saúde, através de encomenda vertical à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que tem como gestora a Fundação Escola de Administração da UFBA (FEA), contando também com importante apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado da Bahia.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10730 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário