Bahia completa 189 anos de liberdade nesta segunda-feira (02/07)

Ilustração de Antônio Parreiras sobre o 2 de julho.
Ilustração de Antônio Parreiras sobre o 2 de julho.
Ilustração de Antônio Parreiras sobre o 2 de julho.
Ilustração de Antônio Parreiras sobre o 2 de julho.

Nesta segunda-feira (02/07/2012) a Bahia completa 189 anos de liberta, porém muitos cidadãos desconhecem a importância dessa data para o Brasil. O território brasileiro foi declarado independente em 7 de setembro de 1822, mas a concretização da liberdade só veio no dia 2 de Julho de 1823 com a expulsão, pelo Exército Baiano, das tropas portuguesas instaladas em Salvador.

Para louvar o órgão, a deputada estadual Graça Pimenta apresentou moção na Assembleia Legislativa (AL). “Louvo a participação do Exército Baiano na consolidação das independências da Bahia e do Brasil, dando destaque especial à participação da heroína feirense, Maria Quitéria, nos combates contra os portugueses”, expressa no documento.

Independência da Bahia 

As lutas contra as forças lusitanas começaram em 1820. Os conflitos aumentaram com a proclamação da independência brasileira e no início de 1823 mais tropas portuguesas chegaram a Salvador. Derrotados, os militares brasileiros migraram para o Recôncavo Baiano, onde os senhores de engenho mantinham as milícias criadas para lutarem pela libertação do Brasil.

Foi no interior do Estado que o Exército se restabeleceu e voltou a marchar em direção a Salvador. No levante contra os portugueses, merece destaque a heroína feirense Maria Quitéria de Jesus Medeiros. A jovem fugiu de casa, cortou os cabelos, travestiu-se de homem e entrou para o Batalhão dos Periquitos, em Cachoeira, com o nome de Medeiros.

Dias depois do alistamento, a atitude da futura heroína veio à tona, porém o Major José Antônio da Silva Castro defendeu a ideia de que a jovem deveria continuar na tropa pelo fato de ter habilidade no manejo das armas e disciplina militar. Junto com o Exército comandado pelo General Lima e Silva, Maria Quitéria expulsou os portugueses de Salvador por definitivo em 2 de Julho de 1823, o que lhe rendeu diversas honrarias.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110948 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]