AP lança novas regras sobre uso de redes sociais, incluindo orientações para a divulgação de notícias em tempo real

Em uma demonstração da dificuldade de acompanhar a constante evolução na relação entre o jornalismo e as redes sociais, a agência americana Associated Press (AP) atualizou novamente suas regras para o uso de Twitter, Facebook e outros serviços, informou a própria AP. Entre as atualizações, orientações sobre a divulgação em tempo real de notícias e a interação com políticos. Regras sobre edição de mensagens já haviam sido lançadas em janeiro.

De acordo com as novas diretrizes, os repórteres podem divulgar notícias em tempo real pelo Twitter, contanto que a redação tenha sido informada e que quaisquer outras tarefas para a AP tenham sido finalizadas. Em relação a conteúdos exclusivos, porém, a “AP deve ter a oportunidade de divulgar textos, fotos e vídeos exclusivos antes que eles apareçam nas redes sociais”.

Em relação à interação com políticos, a AP argumentar que “virar amigo ou fã de um candidato ou causas pode dar a impressão, a pessoas não tão acostumadas com as redes sociais, de que os funcionários da AP são apoiadores. Por isso, a equipe deve manter esse tipo de relação com figuras que representem os dois lados de assuntos controversos”.

A atualização do guia da AP para o uso das mídias sociais mais uma vez gerou debate sobre as restrições da agência ao compartilhamento de informações por seus funcionários, ressaltou o Poynter. As diretrizes sobre replicar tweets levou críticos a dizerem que a AP não entende o Twitter.

*Com informações do Centro Knight.

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