AIBA convoca associados para fazer o Cadastramento Ambiental Rural

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) está convocando os produtores rurais da região Oeste a comparecer na sede de Barreiras para efetivar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O registro é uma exigência do Novo Código Florestal Brasileiro e, na região, tem à frente o núcleo do Plano Oeste Sustentável (POS), que funciona na sede da Aiba. O CAR é realizado gratuitamente e é um fator condicionante para a regularização ambiental.

Com o Plano Oeste Sustentável, uma iniciativa que tem à frente o governo baiano, através das secretarias de Meio Ambiente (SEMA) e Agricultura (SEAGRI), além da Aiba, o estado saiu na frente. Boa parte das propriedades rurais do cerrado já está cadastrada pelo POS e as informações serão compartilhadas com o cadastro federal. O processo teve início com a implantação POS em 2008, capitaneado pela AIBA.

“Já conseguimos cadastrar mais de 1,3 milhão de hectares de propriedades rurais em dez municípios, com destaque para Luís Eduardo Magalhães, que já está com cerca de 50% de sua área cadastrada. No entanto, ainda restam cerca de oito milhões de hectares”, pondera o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt.

Para fazer o cadastramento, o associado precisa encaminhar para a Aiba um memorial descritivo de cada propriedade contendo o uso alternativo do solo, cópia da escritura e matrícula do imóvel, cópia da Identidade e CPF do proprietário, e mídia com arquivo digital utilizado no georreferenciamento (incluir APPs e Reserva Legal).

Mais informações, em www.aiba.org.br e através do telefone (77) 3613-8000.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112861 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]