A campanha “Feira Unida Contra a Dengue” realiza o 1º Passeio Ciclístico em Combate à Dengue em Feira de Santana,

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Aliando conscientização, solidariedade e diversão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), promoverá o 1º Passeio Ciclístico em Combate à Dengue. A ação, que faz parte da campanha “Feira Unida Contra a Dengue”, será realizada no domingo (29/07/2012), a partir das 9h, e contará com a participação dos agentes de endemias e comunidade em geral.

Os interessados em participar do evento, que visa despertar a conscientização da população para os riscos da dengue, devem doar 1 kg de alimento não perecível. Os donativos serão trocados por uma camisa da campanha e doados a uma entidade filantrópica da cidade. A troca será realizada no mesmo dia do Passeio Ciclístico, momentos antes do seu início.

A concentração será na Praça de Alimentação Gilson Pereira, na avenida Getúlio Vargas, de onde os ciclistas vão pedalar até o viaduto Francisco Pinto, situado no cruzamento com a avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno). Depois disso, os participantes retornam ao local da largada. Durante o percurso, a equipe da Viep promoverá a distribuição de panfletos informativos que abordam os cuidados necessários para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Para a chefe da Viep, Janice Estrela, todas as ações de cunho educativo que visam sensibilizar a população a participar de forma mais efetiva no combate a dengue são válidas. “O êxito do trabalho prestado pelos agentes de endemias depende da colaboração dos munícipes. Todos sabem do dever de casa que deve ser cumprido diariamente, mas não o fazem de forma efetiva. É necessário despertar cada munícipe, para que não deixe condições favoráveis à proliferação do mosquito em sua casa”, destaca.

No primeiro semestre deste ano foram notificados em Feira de Santana 4.159 casos suspeitos da doença. Destes, 939 foram confirmados como do tipo clássica, dois com complicações, seis como febre hemorrágica e um como síndrome do choque de dengue.

Formulários do Minha Casa sendo recolhidos

Mais de 75% das fichas de inscrição do programa habitacional Minha Casa Minha Vida já foram recolhidas dos 190 postos de cadastro. A expectativa do secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Gilberto Ruy Souza, é que todo o material seja coletado até o final desta semana.

Todo o material recolhido até agora das Policlínicas, UBSs, PSFs, escolas municipais, Creas, CRAS, Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria e estações de transbordo está sendo digitalizado por uma equipe no Departamento de Modernização e Informática (DMI), na Secretaria Municipal de Administração.

“À medida que as fichas são pegas nos postos de inscrição, são digitalizadas por uma equipe de funcionários e inclusas no sistema. Queremos terminar este trabalho o quanto antes, embora a quantidade de fichas seja muito grande”, declara o secretário de Habitação. O Minha Casa, Minha Vida 2 será executado a partir de 2013.

Para a segunda etapa do programa habitacional, o Governo Municipal já contratou uma média de 6 mil unidades. Na segunda etapa do programa serão construídos pelo menos oito empreendimentos nos bairros Gabriela e Asa Branca, que devem totalizar cerca de duas mil residências.

IFBA certifica 66 alunos do Pronatec

As primeiras turmas formadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Brasil Sem Miséria, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) de Feira de Santana, foram certificadas na tarde desta terça-feira (17), em solenidade realizada no auditório da instituição. Os concluintes, que totalizam 66 alunos, participaram de cursos como Desenhista de Topografia, Desenhista de Construção Civil, Programador de Web, Administrador de Banco de Dados e Auxiliar de Eletricista.

O Pronatec, que contempla pessoas com idade entre 18 e 59 anos, cuja escolaridade mínima seja o Ensino Fundamental incompleto e beneficiários de programas sociais, é executado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), em parceria com o Governo Federal.

A solenidade de certificação contou com as presenças do pró-reitor de extensão do IFBA, Carlos Bruni; diretor geral do campus Feira, Juliano Marques de Aguilar; coordenador adjunto de Pronatec no campus Feira, José Brito; secretário municipal Aristóteles Rios (Setdec); diretora da Casa do Trabalhador, Graça Cordeiro; e da coordenadora do setor de Qualificação do órgão, Suzane Moreira.

Confiantes num futuro promissor, os concluintes reconheceram que melhores perspectivas em relação ao mercado de trabalho estão mais próximas de cada um e agradeceram o empenho e dedicação dos professores. “Todo o aprendizado adquirido foi extremamente valioso. Alguns mestres exigiram tanto de nós que dava até vontade de desistir. Mas hoje entendemos o objetivo deles, que era nos ensinar a buscar o aprendizado, sem necessariamente obtê-lo com facilidade”, relatou o aluno concluinte do curso Programador de Web, Joel Amaral.

O secretário Aristóteles Rios observou que a conclusão do curso se constitui no primeiro passo, dos muitos que precisam ser dados. “Os cursos de formação inicial são na verdade um estímulo para vocês continuarem buscando conhecimento. Somente através da educação conseguimos vencer barreiras, superar dificuldades e ultrapassar limites. Dêem sequência aos estudos e qualificação de vocês, porque são fundamentais para uma melhor absorção no mercado de trabalho”, considerou.

Na oportunidade, o pró-reitor de extensão do IFBA, Carlos Bruni, informou que existem recursos garantidos para a oferta dos cursos de iniciação, com carga horária de 200 horas, até 2014 e que ainda este ano serão formadas novas turmas.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120759 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.