XI Festival mundial da cachaça

X Festival mundial da cachaça
X Festival mundial da cachaça

Alguns pesquisadores acham que o nome “cachaça” teve sua origem na língua Ibérica – cachaza– que significava vinho extraído da borra da cana ou vinho, inferior, servido em Portugal e Espanha. Na versão Brasileira, para o surgimento desta bebida, conta-se que na época da produção colonial de açúcar, cachaça era o nome dado para a “segunda” espuma que surgia na superfície do caldo de cana depois das primeiras fervuras e após sua fermentação, era servida aos escravos ou adquirida por pessoas de baixa renda.

Através dos anos a cachaça brasileira se transformou em uma bebida requintada, filtrada e depois destilada, passando a ser apreciada mundialmente a níveis nunca antes sonhados, conquistando a preferência de pessoas dos mais altos níveis sociais. A cachaça é conhecida mundialmente como “brasileiríssima”, representando a cultura nacional no exterior como a feijoada e o futebol.

A cachaça é uma bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil. Mediante estes fatores a Associação dos Produtores Artesanais da Cachaça de Salinas – APACS – e Prefeitura Municipal de Salinas, Minas Gerais, estão promovendo um dos maiores eventos do setor de cachaça artesanal do Brasil: XI FESTIVAL MUNDIAL DA CACHAÇA DE SALINAS E II FEIRA REGIONAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO, SERVIÇOS E ARTESANATO.

“Todo o processo produtivo da cachaça de Salinas é artesanal e obedece a rígidos padrões de qualidade, sendo esta característica um grande diferencial para os mais exigentes paladares que apreciam o nosso produto, pois possuem sabor e aroma inigualáveis.” – afirma Nivaldo Gonçalves, Presidente da APACS.

Stand da APACS 2011Portanto, você que é apreciador da “branquinha”, prestigie abrilhantando ainda mais o evento com a sua presença. Com certeza absoluta os produtores, expositores e os diversos associados da APACS e Prefeitura Municipal de Salinas, se sentirão honrados com a sua presença.

O evento será realizado nos dias 13 a 15 de julho na Passarela da Alegria, na cidade de Salinas, Minas Gerais. Também conhecida mundialmente como “Capital Mundial da Cachaça”, Salinas é terra de gente acolhedora, amiga e receptiva, sempre de braços abertos aos turistas que prestigiam a cidade com a sua presença.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]