Sociedade psicanalítica acata recomendação do MPF Bahia e deixa de oferecer curso superior em psicanálise

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil não possui credenciamento junto ao Ministério da Educação, estando habilitada, apenas, para oferecer cursos livres, sem expedição de certificados ou diplomas equivalentes aos níveis de educação.

Acatando recomendação expedida pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), a Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil (SPOB) no estado da Bahia deixou de oferecer cursos de graduação e pós-graduação em psicanálise. Desde janeiro deste ano, a SOBP vem oferecendo somente cursos livres, sem a expedição de diplomas ou certificados equivalentes aos níveis de educação e do ensino nacional de que trata a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Segundo o MPF, os documentos expedidos não possuem valor legal, pois os cursos não são reconhecidos pelo Ministério da Educação(MEC).

A partir de representação do Conselho Federal de Psicologia, junto ao MPF, a Procuradoria Regional dos Direitos dos Cidadãos (PRDC) instaurou inquérito civil para apurar a legalidade e a regularidade do funcionamento da SPOB no estado da Bahia. O MPF constatou que a SPOB não está credenciada no MEC, não estando habilitada para ministrar ou oferecer cursos de educação superior.

Segundo a recomendação, de autoria do procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Domênico D’Andrea Neto, “a psicanálise é uma abordagem teórica e metodológica, utilizada em profissões regulamentadas, como instrumento de assistência e que, entretanto, não se constitui como profissão independente.” A recomendação também foi baseada em decisões da Justiça Federal, que determinaram a suspensão dos cursos e o fornecimento de diplomas em psicanálise no Distrito Federal e no estado do Paraná.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113894 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]