Serviços de odontologia foram ampliados no PSF da Pedra do Descanso. Confira noticias da PMFS

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Os procedimentos de baixa complexidade de odontologia estão sendo estendidos em Feira de Santana com a implantação de consultórios odontológicos em mais postos do Programa de Saúde da Família (PSF). Na noite de segunda-feira (25/06/2012), foi a vez da comunidade do bairro Pedra do Descanso comemorar a inclusão do novo serviço no PSF, onde os atendimentos já serão disponibilizados a partir desta terça-feira (26).

No ato de entrega do consultório odontológico, o prefeito Tarcízio Pimenta observou como a saúde tem evoluído no município. “Estamos sempre investindo nas unidades a fim de melhorar a qualidade de vida daqueles que precisam. Hoje a população convive com uma nova realidade na área de saúde. Temos médicos em todos os PSFs e, gradativamente, vamos incluir os serviços de odontologia para promover a saúde bucal de crianças e adultos”, destacou.

O vereador David Neto, que solicitou a implantação do serviço no PSF, considerou que a comunidade carente não pode arcar com os custos de um tratamento dentário. “Os procedimentos custam caro e pesam no orçamento das famílias. Agradeço ao prefeito Tarcízio Pimenta por atender essa solicitação tão importante. A comunidade de Pedra do Descanso agora vai contar com tratamento dentário digno”, ressaltou.

O chefe da Divisão Odontológica, Thiago Freitas Leite, lembrou que o município passa a totalizar aproximadamente 70 consultórios, instalados em PSF, Unidades Básicas de Saúde (UBS), policlínicas, Centro de Referência Municipal DST/HIV/Aids, Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) Maria de Lourdes Cunha Suzart e no Ceo II, que está em construção no bairro George Américo. “Nos próximos dias serão os moradores do Parque Getúlio Vargas, Alecrim Miúdo e do povoado de Fulô, em Humildes, que passarão a contar com os procedimentos de odontologia”, anunciou.

De acordo com a gerente do PSF, Eva Vilma Carneiro, mais de mil famílias estão cadastradas na unidade. “Temos uma demanda grande, que vem crescendo cada vez mais por conta da chegada de novos condomínios. Com a implantação do consultório odontológico, mais benefícios ofereceremos à população. A partir de hoje, vamos atuar também na área preventiva e curativa da odontologia realizando cerca de 60 atendimentos semanalmente”, frisou.

Para a moradora Ivoneide de Oliveira Santos, 46 anos, a implantação do consultório traz comodidade. “Quem precisava se deslocar até outros bairros para buscar atendimento não vai mais precisar. Iremos economizar tempo e dinheiro com passagem de ônibus e ganhar mais comodidade”, considerou.

Enquanto PSF e UBS disponibilizam serviços como extração e restauração, o Ceo oferece procedimentos especializados, como endodontia (canal), periodontia (tratamento de gengiva), cirurgias de médio porte, prótese dental (dentadura), diagnóstico oral de câncer, dentre outros.

Entrega de mais calçamento em Humildes

Após entregar seis ruas pavimentadas em paralelepípedo no distrito de Humildes, o prefeito Tarcízio Pimenta vai inaugurar a rua São Francisco, também situada no distrito, nesta terça-feira (26/06/2012), às 19horas. A melhoria integra o pacote de calçamento de vias públicas para o distrito no valor de R$ 347.029,50.

As outras seis ruas contempladas com pavimentação no distrito e já inauguradas foram Sítio Novo, Helinho, Travessa Helinho, Teles, Ipanema e Travessa Santo Antônio. Só na rua São Francisco foram utilizados 740 metros quadrados de paralelo nos 126 metros lineares de extensão.

A obra foi realizada pela Empresa Ramos Construções e Representações Ltda., vencedora da licitação pública promovida pelo Município. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Carlos Alberto Firpo, os serviços têm beneficiado várias famílias.

“Muitas delas fazem questão de agradecer ao Governo Municipal pela realização da obra. Antes de as ruas serem calçadas, elas sofriam com a lama, buracos e muita poeira, o que não acontece mais”, ressalta o secretário Firpo.

2.833 animais mortos removidos em cinco meses

O serviço de remoção de animais mortos, disponibilizado gratuitamente pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Limpeza Pública, já contabiliza um total de 2.833 ações somente entre janeiro e maio deste ano. O serviço foi implantado em 2002 e visa dar a destinação correta aos animais.

No mês passado foram atendidas 627 solicitações, sendo que 454 foram referentes ao recolhimento de cachorros e 160 para a remoção de gatos. Também foram recolhidos outros animais, como: carneiros (7), porcos (4), galinha (1) e sariguê (1). Segundo o coordenador do setor responsável pela remoção dos animais, Agripino José de Oliveira, a demanda na cidade é muito grande. Diariamente são realizados cerca de 40 atendimentos.

“Os animais mortos recolhidos são encaminhados para o Aterro Sanitário. Em alguns casos, quando o animal estiver agonizando ou morrer após agredir uma pessoa, são levados para o Centro de Controle de Zoonoses, onde o material neurológico é retirado para exame laboratorial, com vistas ao controle da raiva animal”, explica.

Ele ainda informa que as principais causas de mortes são suspeitas de envenenamento, atropelamento e velhice. “Os bairros com maiores índices de solicitações são George Américo, Campo Limpo, Jardim cruzeiro, Viveiros, e conjuntos Feira X e Feira IX”, pontua.

Em janeiro foram recolhidos 592 animais mortos, em fevereiro 456; em março 615; abril 543, e maio 627. O Departamento de Limpeza Pública trabalha recebendo solicitação da comunidade através do telefone (75) 3603 7778 e (75) 8176-3836 ou pela Central de Atendimento 156.

Central de Regulação promove capacitações

Com a proposta de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento e fluxo da Central Municipal de Regulação (CMR), e assim qualificar o atendimento ao paciente, a CMR vai promover mais um ciclo de capacitação voltada aos enfermeiros que gerenciam unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) não informatizadas. Apenas os novatos e aqueles que cobrem o período de férias dos enfermeiros participarão da capacitação, que acontecerá nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27/06/2012), às 14h, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com a supervisora técnica de Gestão da Rede Própria, Lavínia Santos, o momento será adequado para esclarecimentos. “Vamos mostrar como funciona a CMR, o sistema de cotas preestabelecido e também ouvir sugestões que podem garantir agilidade e várias melhorias no desenvolvimento das atividades. Tudo isso pode resultar num acolhimento melhor ao paciente”, destaca.

Ela observa que o ciclo de capacitações do órgão acontece anualmente e que o objetivo maior é promover uma melhor distribuição dos pacientes entre as vagas disponíveis na Rede Municipal de Saúde. “A CMR envia todo dia 25 de cada mês o número de cotas que as unidades terão no mês seguinte. Cabem aos gerentes distribuí-las entre os pacientes que aguardam as vagas, enviar as guias de serviços médicos para a CMR marcar, e devolvê-las aos pacientes após o agendamento do procedimento solicitado”, explica Lavínia.

O bom funcionamento do fluxo da Central de Regulação, defende a supervisora, depende do trabalho desempenhado pelas gerências das unidades. “Em 21 unidades que contam com o programa Saúde Digital, as marcações são feitas no próprio local. Nas demais, os gerentes adotam suas próprias didáticas de trabalho. Algumas unidades optam por registrar no livro de ata os pacientes que estão aguardando consultas e exames e outras preferem estipular dias específicos de marcação”, salienta.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111016 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]