Salvador sedia Fórum Internacional de Educação. Evento discute novo modelo de educação para o Brasil

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

A capital baiana vai receber entre os dias 26 e 28 de junho de 2012, no hotel Pestana, a primeira edição do Fórum Educação em Primeiro Lugar. O encontro que tem como tema “A Renascença da Educação no Séc. XXI: o que transmitir, a quem transmitir e como transmitir”, reunirá diretores, especialistas, lideranças nacionais e internacionais na área da educação para discutir iniciativas educacionais que atendam às necessidades e desafios deste século.

Promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Salvador, o Fórum tem como proposta repensar o sistema educacional adotado hoje no país, assim como o papel do educador, da escola e dos meios e modos de educar. De acordo com João Carlos Bacelar, secretário de educação da cidade, esta será uma ótima ocasião para evidenciar a necessidade de colocar a educação em primeiro lugar na agenda dos gestores públicos e da sociedade brasileira, além de discutir um dos maiores desafios do país nos dias atuais: a qualificação dos docentes.  “Precisamos de pessoas qualificadas para construir o tipo de desenvolvimento que queremos para o país e o futuro para as próximas gerações”, conclui Bacelar.

Uma das palestrantes será a especialista em educação Emilia Queiroga, vice-presidente da Global Urban Development e mentora do fórum. Segundo ela, se a educação e o conhecimento hoje oferecidos fossem suficientes para os dias atuais estaríamos vivendo em um paraíso. “Nunca tivemos tanta informação e tanto conhecimento disponíveis nas mais diferentes áreas da atividade humana. O conhecimento pelo conhecimento, sem uma boa base de aplicabilidade, consciência e sabedoria, sem uma visão sistêmica e integrada da realidade não são suficientes para educar uma sociedade verdadeiramente justa e digna para todos, muito menos sustentável”, avalia.

O painel de abertura, a ser realizado no dia 26, no Teatro Castro Alves, contará com as presenças de Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do Gandhi Wordwide Education Institute, do senador Cristovam Buarque e da socióloga Maria Alice Setubal. Além disso, o cerimonial contará com apresentações de arte-ciência e Edutretenimento (educação Através do entretenimento) e um show-case de empreendedorismo social, ações que estarão presentes em toda a grade do Fórum, mostrando que estes novos conceitos de educação já estão presentes nas propostas de conteúdo transversal do Ministério da Educação.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114865 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.