OAB conquista sede própria em Feira de Santana. Confira as notícias da PMFS

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Bahia deu mais um grande passo em Feira de Santana. A entidade inaugurou na noite desta terça-feira (19/06/2012) sua sede própria. A subseção está localizada na Rua Coronel Álvaro Simões, número 74, Centro. A solenidade de inauguração contou com as presenças de diversas autoridades do magistrado feirense, entre juízes e advogados, e do prefeito Tarcízio Pimenta.

A sede é dotada de auditório com capacidade para 50 pessoas, biblioteca, sala de consulta para advogados, além de recepção, secretaria e sala da presidência. O presidente da subseção, Osvaldo Torres Neto, destacou a importância do espaço para a Ordem. “Esta inauguração é a realização de um sonho que começou em 1972. Todos os ex-presidentes deram sua contribuição para que este momento ocorresse”, ressaltou.

No entanto, ele lembrou que o advogado e também secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Informações, Celso Pereira, foi o grande mentor, “quem lutou bravamente para conseguir a verba para aquisição deste imóvel. Este é um momento histórico, de alegria  e festa”. Torres Neto pontuou a necessidade de um maior fortalecimento das subseções e lembrou que a Bahia lidera o ranking de pior Justiça. “Ainda há uma falência no quadro do judiciário baiano, com advogados em situação crítica”.

O presidente da OAB Bahia, Saul Quadros, destacou que Feira de Santana é a maior unidade do interior do estado, com 926 advogados inscritos. Na ocasião, ele destacou as conquistas da entidade e os esforços envolvidos pela atual gestão. Já o presidente da OAB nacional, Olphir Cavalcante, ressaltou a importância da Ordem.

“A OAB é uma obra coletiva, sempre inacabada. Cada um dos advogados coloca a sua contribuição. O sentimento que nos une perante a sociedade é defender e lutar pela cidadania neste país”, pontuou o presidente da OAB nacional.

Coronel Adelmário assume o CPRL

O Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) será comandado a partir desta quarta-feira (20/06/2012) pelo coronel Adelmário Evangelista Xavier, que substitui o coronel Hélio Alves Gondim. A cerimônia de passagem de comando foi realizada na área externa do 1º Batalhão de Polícia Militar de Feira de Santana e acompanhada por várias autoridades militares, políticas, civis e profissionais de comunicação.

O comandante do Comando de Operações Militares, Nivaldo Nascimento, foi o responsável por presidir a solenidade. Xavier estava atualmente respondendo pelo subcomando do CPRL e já exerceu várias funções na Instituição, entre elas: comandante do 14º BPM/Santo Antônio de Jesus; Chefe da Assistência Militar da Prefeitura de Salvador; comandante da 27ª CIPM/Cruz das Almas, da 40ª CIPM/Nordeste de Amaralina/Salvador; comandante da 41ª CIPM/Lauro de Freitas; comandante da 57ª CIPM/Santo Estevão; comandante do Corpo de Alunos do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) e chefe do Setor de Policiamento da 3ª CIRETRAN.

A nomeação do novo comandante do CPRL foi publicada na semana passada, no Diário Oficial do Estado e havia sido anunciada desde a Micareta de Feira, em abril. Ao passar o comando, Gondim atribuiu o sucesso na formação profissional ao conhecimento adquirido através dos soldados e oficiais.

“Foram tantos que me ensinaram. Apesar de tudo deixo a atividade policial satisfeito, orgulhoso e feliz, de cabeça erguida, pois me acompanha a sensação do dever cumprido. Mas continuarei a zelar pelo bem da população. A responsabilidade social de cidadão continua, nunca irei abandoná-la”, declarou.

A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Tarcízio Pimenta e pelos secretários de Transportes e Trânsito (SMTT), Flailton Frankles, e de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV), Mizael Freitas.

Ato de vandalismo em ruas de Feira de Santana

O Governo Municipal está adotando as providências necessárias para retirar os cartazes fixados por um grupo de manifestantes em placas indicativas das ruas Marechal Castelo Branco, General Costa e Silva, 31 de março e Praça Presidente Médici, localizada no Centro. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, José Marcone de Souza, a ação se configura um ato de vandalismo.

“A Guarda Civil Municipal está sendo acionada para eliminar as placas falsas. Este grupo que realizou esta substituição ilegal e indevida dos nomes destas ruas não é reconhecido como legal. Esta ação prejudica os cidadãos, uma vez que dificulta a localização correta das ruas. Repudiamos todo ato de vandalismo e desrespeito à sociedade”, afirmou o secretário.

A denominação de ruas, praças e avenidas, como explica José Marcone de Souza, é de competência dos poderes legislativo e executivo. “Perante o poder público apenas a Câmara Municipal e o prefeito têm autoridade para definir os nomes das vias públicas através de Projeto de Lei”, destaca.

Nomeados novos conselheiros tutelares

O Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESO), publicou nesta quarta-feira (20/06/2012) portaria divulgando os nomes dos cinco novos conselheiros tutelares que irão atuar para proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente em Feira de Santana.

A nomeação ocorre em virtude do afastamento dos conselheiros eleitos que pediram afastamento dos cargos. Os nomes foram definidos durante reunião realizada no último dia 11 de junho com os suplentes, SEDESO, Ministério Público e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Os conselheiros nomeados para assumirem funções nos Conselhos Tutelares são: Antonieta Santos Rosa Nogueira, Jaqueline de Souza Carvalho Ramos, Alan Jonhi Oliveira dos Santos, Viviane Géssica Nunes dos Santos e Manuela Costa Alves. A assistência a crianças e adolescentes vítimas de violência, em situação de risco e vulnerabilidade social é assegurada por três Conselhos.

Ki Xote é Ésse no São João de Maria Quitéria

Definida a grade de atrações do São João de Maria Quitéria e Tiquaruçu. Durante os três dias de festa, o público será animado por 14 atrações locais e regionais. A programação foi divulgada nesta quarta-feira (20/06/2012) pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).

A primeira noite da festa em Maria Quitéria, esta sexta-feira (22/06), vai contar com a apresentação de Xodó de Menina, J. Sobrinho, Girimum com Mel, Mulher Bandida e João Almeida. No sábado (23/06) a animação ficará por conta do Forrozão Amor Safado, Os Meninos de Seu Zeh, Ki Xote é Ésse, Timbaúba e Wotymar.

Já no distrito de Tiquaruçu o público vai se divertir ao som das bandas Águia Azul, Xoxoteando e Kuriosidade do Forró, além do músico Zé Araújo, neste domingo (24/06). Em razão do período de estiagem enfrentado pelo homem do campo, o Governo Municipal reduziu as despesas com as comemorações juninas em 70% e contratou artistas locais e regionais, mas manteve a tradição.

Segundo o secretário da SECEL, Euclides Artur Andrade, há expectativa de um grande público nos distritos.  “Esperamos uma média de 30 mil pessoas nos dois dias de festa em Maria Quitéria. Procuramos valorizar os artistas locais e a expectativa é de realizar uma grande festa”, disse. As comemorações serão animadas ainda por trios de forró.

As tracionais quadrilhas também vão dar um colorido e brilho às comemorações juninas de Maria Quitéria. Na sexta-feira o público vai acompanhar a apresentação das quadrilhas Princesa do Sertão, Arrasta Pé, Arraiá da Mantiba, Pituchinho e Xodó das Meninas, enquanto no domingo apresentam-se Arraiá da Juventude, Facho de Fogo, Oxente Gente,Forró Bodó e Forró da Alegria. A iniciativa é da Associação das Quadrilhas Juninas de Feira de Santana e tem o apoio do Governo Municipal.

*Com informações da PMFS

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141147 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário