Coluna de Antônio José Larangeira de 11 de junho de 2012

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Regulatório nos diálogos

Com vistas a discutir as cadeias produtivas das indústrias em Feira de Santana (FS) e visando estabelecer um marco regulatório nos diálogos – tanto com os poderes instituídos quanto com fornecedores e trabalhadores do município-, empresários dos ramos da metalurgia, alimentos, indústrias e demais organizações, representadas pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), querem reproduzir no município o modelo da Cadeia Produtiva da Indústria construído pelo Governo do Estado. Estas questões foram discutidas com o deputado estadual e líder de Governo, Zé Neto (PT),  segunda-feira,4, na Assembleia Legislativa da Bahia. Diversas questões foram pontuadas, desde a necessidade de melhor relacionado com representações do Centro Industrial do Subaé, com as Secretarias da Indústria e da Fazenda, com os governos Federal e Municipal, instituições financeiras, com organizações e associações sindicais ligadas aos funcionários das industrias, até questões relacionadas aos trabalhadores. Segundo empresários, os debates têm ocorridos somente no tocante às questões salariais da categoria, não havendo o compartilhamento de outras situações que podiam ajudar a constituir discussões de melhor trato, caso houvesse diálogos anteriores.

Deixa o cargo

A ex-deputada estadual Eliana Boaventura pediu exoneração do cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado da Bahia,  função que  exercia  neste segundo mandato  do governador  Jaques Wagner. Comenta-se de que a mesma pretende ser vice candidata na chapa do petista Zé Neto no próximo pleito eleitoral.

Inauguração

O cantor gospel Lázaro, ex-Olodum, inaugurou em Feira de Santana, na noite de segunda-feira ultima, a Livraria e Café A Fonte, na presença de autoridades políticas e  pastores de diversas congregações evangélicas.

 Datas

Esteve em data aniversária, o jornalista Marcilio Costa, que festejou em família ao lado da sua mulher Eliana Mara e filhos. Um almoço marcou  a sua idade nova.

Lançamento

 Sexta feira próxima, no Sindae, em Salvador, acontecerá lançamento às 17 horas, do livro “O MST e Midia”, de autoria do escritor Valdeck Almeida de Jesus e o jornalista Jobson Santana. A  obra é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso e analisa o discurso dos jornais online O Globo e A Tarde. “O MST e a Mídia. Uma Análise do discurso sobre o Movimento dos Sem Terra na Mídia” foi produzido ao longo de quatro anos de graduação em Comunicação Social. tomando como base  os estudos de Eni Orlando sobre o tema, quando  os dois estudiosos pesquisaram, também, em outras fontes e produziram o livro que se encontra nas melhores livrarias. A publicação de “O MST e a Mídia” é fruto de pesquisas realizadas na graduação em Jornalismo na Faculdade Social e Faculdade da Cidade, oportunidade em que os dois estudantes discutiam como e porque as notícias sobre o MST eram muito semelhantes entre os vários jornais brasileiros.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3133 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]