Prefeitura Municipal de Feira de Santana vai viabilizar pagamento à Coopetrafs

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A Prefeitura de Feira de Santana, preocupada com a regularização do serviço de alimentação do Sistema Integrado de Transportes (SIT), assegurou a viabilização do pagamento da Cooperativa de Transporte Alternativo de Feira de Santana (Coopetrafs).

A decisão foi anunciada durante reunião entre o prefeito Tarcízio Pimenta, secretário da Fazenda Wagner Gonçalves e associados da Coopetrafs, nesta quinta-feira (21/06/2012). De acordo com Wagner Gonçalves, o Sincol deverá repassar os valores aos permissionários até o próximo dia 29.

“Embora não possua nenhum contrato com a Coopetrafs, mas visando o bem comum da população, a Prefeitura Municipal decidiu adquirir os vales transportes nesta sexta-feira (22/06/2012) e na próxima terça-feira (26/06/2012), a fim de viabilizar o recebimento da Cooperativa. Acreditamos que até o dia 29 esta situação já esteja regularizada”, informou o secretário.

O prefeito Tarcízio Pimenta afirmou que o Governo Municipal, mais uma vez, vai intermediar junto às empresas de transporte coletivo para não haver atrasos no repasse. “A responsabilidade sobre o pagamento da Coopetrafs não é da Prefeitura. A nossa relação com o Sincol é apenas de compra do vale-transporte que é utilizado pelos servidores municipais. Mas, vamos sim buscar soluções para evitar transtornos para a população”, destacou o gestor municipal.

O repasse dos valores devidos pelo Sincol, como afirmou o presidente da Coopetrafs, José Vicente da Silva, vai viabilizar a liquidação de débitos com os postos de combustíveis favorecendo, desta forma, o retorno das atividades.

“O nosso intuito nunca foi deixar a população sem o serviço, mas devido a falta dos pagamentos ficou inviável manter as vans em circulação. Vamos procurar os postos de combustíveis para ver se conseguirmos abastecer os veículos ainda hoje e retornar o serviço mesmo antes do repasse do Sincol”, informou.

Atendimento ao cidadão durante o São João

Em virtude dos festejos de São João, neste final de semana, a Prefeitura de Feira de Santana vai disponibilizar mais dois números de telefone para atendimento ao cidadão, além do número 156. A comunidade pode fazer solicitações de serviços e registrar denúncias também pelos números 3626-4314 ou 3626-4618.

Os secretários municipais que estarão de plantão são José Aristóteles Nery (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Mizael Freitas (Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos).

Antecipado pagamento de servidores municipais

A Prefeitura de Feira de Santana, valorizando o servidor público, mais uma vez antecipa para esta sexta-feira (22/06/2012) o pagamento total da folha referente ao mês de junho. A determinação do prefeito Tarcízio Pimenta visa proporcionar um São João tranquilo para os funcionários do Município.

“Com a medida, os servidores terão um estímulo a mais para realizar as compras de São João. Ganha o trabalhador e ganha a economia local, uma vez que este dinheiro circula em especial no comércio de Feira de Santana”, avalia o prefeito.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves, com a antecipação do pagamento do funcionalismo público, que normalmente ocorre sempre no dia 25 de cada mês, serão R$ 17 milhões circulando no comércio local.

“A antecipação do pagamento dos servidores públicos do Município, somada ao ponto facultativo nesta sexta-feira, com certeza vai refletir no incremento das vendas do comércio junino”, afirma Wagner Gonçalves.

 Novos profissionais aptos ao mercado de trabalho em Feira de Santana

O caminho em busca de uma vaga no mercado de trabalho ganha impulso e se torna mais curto para os 722 alunos concluintes dos cursos oferecidos no Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilsa Melo (Cicaf). A solenidade de certificação dos alunos aconteceu nesta quarta-feira (20/06/2012), no Centro de Cultura Maestro Miro.

Foram certificados alunos dos cursos de Auxiliar de Pessoal, Auxiliar Administrativo, Básico Integrado para Adolescentes (Atendimento ao Público, Relações Interpessoais e Informática), Excelência no Atendimento, Espanhol, Introdução à Programação Web, Introdução à Massoterapia, Informática Básica para Adultos, Inglês Básico I, II e III, Manutenção de Micros e Primeiros Socorros.

Dentre os alunos, a jovem Andréia de Jesus exibiu com orgulho o certificado do curso de Auxiliar Administrativo. Ela foi aprovada recentemente em um concurso público. “Tudo que caiu na prova do concurso eu havia aprendido durante as aulas no Cicaf. Agradeço aos meus pais pelo incentivo e a toda equipe do Centro pela dedicação e compromisso com um futuro melhor para jovens carentes como eu”, agradeceu.

Assim como Andréia, outros alunos formados pela instituição também já conquistaram o primeiro emprego. Fernanda Beatriz Carvalho concluiu o curso Básico Integrado para adolescentes e aos 15 anos exerce atividades em uma empresa instalada na cidade. A sua mãe, Jailza Carvalho elogiou a preocupação do Governo Municipal em oferecer oportunidades de formação e qualificação profissional para cidadãos carentes.

“Muitas vezes as pessoas não acreditam no trabalho que é realizado no Cicaf por não ver um prédio grandioso. O que estas pessoas não sabem é que o é oferecido lá dentro não pode ser destruído por ninguém: o conhecimento. Esse trabalho, que vem sendo realizado há oito anos, precisa ser divulgado cada vez mais. Lá os nossos filhos recebem ensinamentos que os levam para um caminho melhor, o da prosperidade honesta”, declarou Jailza.

Durante o seu discurso de abertura da solenidade de certificação, o prefeito Tarcízio Pimenta parabenizou os professores e funcionários do Centro Integrado de Capacitação e desejou sucesso aos novos profissionais. “Este é um projeto que deve ser continuado e ampliado para atender mais cidadãos que buscam um rumo melhor para suas vidas. É satisfatório ver que todos estes 722 jovens e suas famílias acreditaram nestes cursos que tem muito valor e reconhecimento perante o mercado de trabalho”, afirmou o prefeito.

A coordenadora da instituição, Ana Maria Alves, informou a abertura do período de matrículas para novos alunos. “Vamos realizar as matrículas pra o segundo semestre nos dias 03 e 04 de julho. Teremos vagas para os cursos de Auxiliar de Pessoal, Básico Integrado para Adolescentes (Atendimento ao Público, Relações Interpessoais e Informática), Espanhol, Informática Básica, Introdução à Massoterapia e Manutenção de Micros.

A solenidade foi prestigiada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ronaldo Barbagelata, professores e funcionários do Cicaf, além de familiares dos concluintes. Durante o evento foram realizadas apresentações de dança, música e da Quadrilha Princesa do Sertão e sorteio de brindes.

Cras Baraúnas comemora São João

Já é São João no Centro de Referência de Assistência Social Odorico Pereira da Silva (Cras), situado no bairro Baraúnas. Desde a tarde desta quarta-feira (20/06/2012), dezenas de famílias assistidas pela unidade começaram a comemorar os festejos juninos no auditório do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), com muito forró, comidas típicas e sorteio de balaio.

Embalados pelo som dos forrozeiros Vanderlei Cerqueira e Kid Baião, pais, filhos e netos comemoraram a data e tiveram a oportunidade de interagir com outras famílias e vizinhos. Segundo a coordenadora do Cras, Rita Vieira, a realização do evento é importante para manter a identidade dos festejos juninos e fortalecer o vínculo familiar.

“As comunidades carentes precisam de uma autoestima e valorização própria. É com muito prazer que fazemos este trabalho para as famílias”, disse a coordenadora. Para a autônoma e paciente do Cras, Lucília Marques, o evento permite que todos se divirtam e relaxem. “Isso aqui foi uma bênção porque temos muitos problemas no dia a dia. Junto com vizinhos e outras pessoas nos divertimos muito”, disse.

O Cras Baraúnas está localizado na rua Riachuelo, 145, e atende 610 famílias vítimas de violência e violação dos direitos humanos há três meses. A equipe é formada por psicólogos, advogado, assistentes sociais e educadores.

Secretaria de Ciência define agenda de trabalhos

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informações apresentou nesta quarta-feira (20/06/2012), durante reunião com representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a agenda de trabalhos e cronograma de reuniões para execução de ações, como a elaboração do Plano Municipal.

Conforme definido, no próximo dia 25, às 9 horas, acontecerá a reunião com o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa e coordenador do Programa Feira Cidade Digital, Cesar Orrico. Durante o encontro, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, será realizado diagnóstico das ações e projetos já desenvolvidos no Município.

“Queremos avançar mais, propor um plano e um link entre o que pretendemos e os programas e fomentos já oferecidos pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também vamos buscar verbas para implementar as iniciativas já em execução em Feira de Santana”, destacou o secretário municipal, Celso Pereira.

No dia 11 de julho está prevista uma nova reunião de trabalho com representantes da Uefs. A pauta do encontro será a elaboração do Plano Municipal de Ciência e Tecnologia. O documento, como informou Celso Pereira, vai propor políticas públicas, ações e programas nas áreas de Ciência, Tecnologia e Informações. “A Uefs vai formular uma proposta e a secretaria vai dar a forma final ao Plano, que será apresentado ao Conselho Municipal de Ciência para aprovação”, explica.

A reunião do Conselho está agendada para o dia 17 de julho, às 9 horas, na Sala de Imprensa Arnold Silva. “Temos como objetivo também elaborar propostas de organização, centralização e gestão de todas as ações já desenvolvidas pelo Governo Municipal, por exemplo, nas áreas de saúde e educação”, pontua.

O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, presidido pelo secretario Celso Pereira, é composto por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Educação e de Governo; Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), Sebrae, Uefs, Centro Industrial do Subaé (CIS), Centro Tecnológico do Estado da Bahia (CETEB), Senai, Senac, Senat e Faculdades particulares instaladas no Município.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112800 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]