Guanambi terá moderno frigorífico, com capacidade diária para abater até 300 animais, o equipamento atenderá a pecuaristas do Território de Identidade Sertão Produtivo

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O município de Guanambi, no Sudoeste baiano, vai ganhar moderno frigorífico, construído com planta padrão desenvolvida pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), para atender a toda a região. Ao chegar ao município para participar da abertura da 25ª ExpoGuanambi, que termina neste domingo (10/06/2012), o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, acompanhado pelos coordenadores, superintendentes e diretores da Seagri/Adab/EBDA/CDA/Bahia Pesca, visitou as instalações do frigorífico, que está sendo construído numa área de cinco mil metros quadrados.

O equipamento terá curral independente, fonte própria de água e três câmaras de resfriamento, com capacidade diária para abater até 300 bovinos. Modular, o frigorífico poderá também abater até 100 ovinos, caprinos e suínos por dia. A expectativa de inauguração é para julho deste ano.

“Esse projeto é ímpar e o primeiro no estado que está sendo construído com base na planta padrão desenvolvida pela Seagri, mas ampliada e adaptada às necessidades do município”, disse o secretário Eduardo Salles, lembrando que a planta padrão está disponível para as prefeituras e empresários. O projeto desenvolvido pela Seagri/Adab cumpre todas as exigências do Ministério da Agricultura, visando garantir ao consumidor o fornecimento de carne saudável.

De acordo com o empresário Mauro Francisco de Morais, o abatedouro vai priorizar mão de obra local, treinada e capacitada. “Queremos gerar empregos e renda na região, além de contribuir para o combate ao abate clandestino”, disse ele.

A iniciativa foi saudada pelo diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres. Ele afirmou que “a concretização desse projeto é quase como ver um filho nascer. Dá muito orgulho, pois, foi feito com muita responsabilidade e trará mais desenvolvimento para a região”.

EXPO GUANAMBI

Representando o governador Jaques Wagner, o secretário Eduardo Salles, acompanhado por sua comitiva, participou da abertura oficial da 25ª ExpoGuanambi, no Parque de Exposições Gercino Coelho. O evento atraiu milhares de pessoas, e começou com a eleição da rainha e das misses exposição, tendo o secretário e outras autoridades locais no corpo de jurados. Na seqüência, o público curtiu o show de Edgar Mao Branca.

Eduardo Salles parabenizou os organizadores do evento, afirmando que um projeto grandioso como a ExpoGuanambi, acontece num momento bastante difícil por causa da seca que atinge todo o estado, provando a capacidade e resistência do povo nordestino. “O sucesso deste eventocomprova a força dos agropecuaristas desta região, uma das mais importantes da Bahia”, afirmou.

Antonio Carlos Colobó, presidente da Cooperativa Agropecuária de Guanambi (Coopag), organizadora do evento, disse que a feira reúne cerca de dois mil bovinos, (Nelore, Gir, Girolando, Guzerá), cavalos das raças Mangalarga, Mangalarga Machador e Quarto de Milha, além de caprinos e ovinos. Cursos e oficinas, julgamento de animais e leilões, torneios leiteiros e shows fazem parte da programação da Feira, que prossegue até o dia10. A cadeia produtiva do leite é o destaque da exposição, devido à relevância do leite para a região. Em Guanambi está localizado o maior laticínio do sudoeste do Estado, da Coopag, que atende a cerca de 500 produtores.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114859 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.