Grupo de Dança-Teatro da Uefs selecionado para a Bienal do Recôncavo

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O grupo de Dança-Teatro da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi selecionado para se apresentar no 11ª Bienal do Recôncavo. O festival de artes, organizado pela Centro Cultural Danneman, na cidade de São Félix (BA), expõe obras de artistas baianos, nacionais e internacionais, sendo o evento de maior destaque no panorama cultural do Estado. As obras selecionadas representam as propostas mais relevantes na área de desenho, escultura, fotografia, grafite, gravuras, instalações, novas experiências, objetos, performance, pintura e vídeo artes.

Inscrito entre os 1.515 trabalhos, o Grupo de Dança-Teatro da Uefs se classificou junto com mais 10 artistas na área da Performance, que realizarão as suas apresentações entre os dias 24 de novembro de 2012 e 24 de março de 2013. Os artistas da Uefs vão encenar fragmentos da performance “Eles não querem nada”, criação artística da professora Jolanta Rekawek (Departamento de Letras de Artes) e do dançarino e coreógrafo alemão Frank Haendeler, que utiliza as experiências dos membros do grupo, relacionadas com ensino e aprendizagem, e é inspirada nas propostas artísticas da arte contemporânea como a dança-teatro de Pina Bausch e o Teatro da Morte de Tadeusz Kantor.

O espetáculo conta com a participação de alunos dos cursos de Letras, Música, História e Geografia da Uefs, e também alunos de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). “Participar do 11ª Bienal de Recôncavo significa não só uma grande honra, mas sobretudo a revalidação dos nossos objetivos que visam divulgar e criar arte contemporânea no campus da Uefs”, salienta a coordenadora do grupo Jolanta Rekawek.

Criado em 2011 dentro do Núcleo de Estudos da Espetacularidade (Nesp), o Grupo de Dança-Teatro da Uefs já se apresentou em vários eventos locais, nacionais e internacionais como a Feira do Livro de Feira de Santana e o Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (7º Enecult), em Salvador. Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, o Grupo desenvolve a prática artística e também incentiva a reflexão sobre as artes através de eventos a exemplo do seminário “O que é performance: vida e morte de Marina Abramović”, realizado em maio de 2012. Atualmente os artistas do grupo se dedicam ao desenvolvimento dos processos criativos do novo espetáculo intitulado “Se eu fosse eu”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]