Governo Federal investe 10 milhões na construção do IFBA Lauro de Freitas

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

O governo federal lança, nos próximos dias, a licitação para construção do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Lauro de Freitas. A unidade, que vai beneficiar 1.200 alunos, será instalada na localidade de Itinga. Mais de R$ 10 milhões serão empregados na instalação do Instituto que oferecerá ensino técnico profissional, licenciatura e graduação gratuitos. As obras serão iniciadas após prazos legais do processo de licitação.

A reitoria do IFBA se reuniu, nesta quarta-feira 20, com representantes dos cinco municípios incluídos no Plano de Expansão III do Instituto. Prefeitos e secretários expuseram suas experiências, dúvidas e sugestões.

“Vamos trabalhar a questão do pertencimento da população. Nossa cidade cresce assustadoramente e essa qualificação educacional será de grande valia para todos nós. A magnitude desta instalação é imensurável. Entre outras coisas, irá melhorar o acesso ao mercado de trabalho”, analisa o secretário municipal de Chefia de Gabinete (Gapre), Aliomar Eloy Britto.

A reitora do IFBA, Aurina Santana, destaca o empenho da instituição em proporcionar aos estudantes a melhor infraestrutura possível. “É um sonho antigo essa ampliação. Eu, assim como prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, fui aluna dessa instituição e sei o bem social e profissional proporcionado por essa graduação. É ajudar a quem mais precisa e favorecer jovens a ingressarem mais cedo no mercado de trabalho”.

Presente à reunião, a secretário municipal de Educação Suely Calixto comemorou. “Percebo que Lauro de Freitas dá grandes passos na Educação. O IFBA é mais um dessas realizações que favorecerá não apenas o aprendizado, mas a vida dos munícipes”.

De acordo com o professor Anilson Gomes, da pró-reitoria de Desenvolvimento e Infraestrutura do IFBA, o grande esforço feito para o andamento do processo é recompensado com a oportunidade dada à população de um ensino profissional técnico de qualidade. “A instalação do IFBA gera a promoção do desenvolvimento local e da sociedade”.

Além de Lauro de Freitas, participaram da reunião representantes dos municípios de Brumado, Juazeiro, Euclides da Cunha e Santo Antonio de Jesus, que receberão unidades do IFBA. Desde 2006, doze novas unidades foram colocadas em funcionamento na Bahia, beneficiando cerca de 15 mil jovens como formação profissional.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116761 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.