
O educador e escritor baiano Edivaldo Machado Boaventura, diretor-geral do jornal A Tarde, será homenageado pela UNEB com o mais importante título acadêmico da instituição: o de doutor honoris causa.
A solenidade que vai outorgar a honraria a acontece na próxima segunda-feira (04/06/2012), às 16h, no teatro da universidade, Campus I, em Salvador.
Para a cerimônia, aberta ao público, estão convidados o governador do estado, Jaques Wagner, o secretário estadual de Educação (SEC), Osvaldo Barreto, a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Ana Maria Teixeira, o presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB), Aramis Costa, a presidente do Instituto Geográfico e Histórico Brasileiro (IGHB), Consuelo Pondé, e o ex-governador da Bahia, Roberto Santos, além de parlamentares, demais secretários de estado, ex-reitores da universidade, lideranças políticas e da sociedade civil, jornalistas e artistas baianos.
Uma vida dedicada à educação
Edivaldo Machado Boaventura nasceu na cidade baiana de Feira de Santana, em 10 de dezembro de 1933. Atualmente, depois de mais de 50 anos de experiência docente, tem se dedicado à orientação de teses e dissertações, participando de diversas bancas examinadoras.
Em sua produção literária destacam-se obras como Problemas da educação baiana (1977), Pela causa da educação e da cultura (1984), e A educação brasileira e o direito (1997), entre outras. Edivaldo também integra o conselho editorial de cerca de 10 revistas da área de educação e ciências humanas.
Em sua carreira acadêmica graduou-se em direito (1959) e em ciências sociais (1968) pela Universidade Federal (Ufba) da Bahia, além de ser doutor em direito e ter obtido a docência livre em economia política (1964) pela instituição. Ainda é mestre (1980) e Ph.D. em administração educacional (1981) pela The Pennsylvania State University (Penn State), dos Estados Unidos, e pós-doutor pela universidade de Quebec, do Canadá.
Entre outras conquistas, o escritor presidiu (2007-2011) a Academia de Letras da Bahia, foi secretário estadual de Educação por duas gestões (1970-1971 e 1983-1987), quando criou e exerceu a reitoria da UNEB, e ainda implantou o doutorado em educação da Ufba.
Mais informações no site www.uneb.br.
Agenda
O que: solenidade de outorga do título doutor honoris causa ao educador Edivaldo Boaventura
Quando: 4 de junho, às 16h
Onde: no Teatro UNEB, Campus I da universidade, em Salvador