Feira de Santana recebe encontro anual de batistas baianos

89ª Assembleia da CBBA deve reunir cerca de duas mil pessoas em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
89ª Assembleia da CBBA deve reunir cerca de duas mil pessoas em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
89ª Assembleia da CBBA deve reunir cerca de duas mil pessoas em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
89ª Assembleia da CBBA deve reunir cerca de duas mil pessoas em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)

“São muitos os caminhos que levam a Feira de Santana, mas só um caminho leva a Deus: Jesus Cristo, o Senhor”. Em 2012, o segundo maior município da Bahia receberá os Batistas Baianos para a 89ª Assembleia Anual da Convenção Batista Baiana, a ser realizada nos dias 26 a 30 de junho de 2012. O evento deve reunir cerca de duas mil pessoas.

Esta será a 7ª vez que a cidade, conhecida como Princesa do Sertão, recebe a Assembleia convencional. As outras aconteceram na Primeira Igreja Batista de Feira de Santana (1958, 1967 e 1992), Igreja Batista de Sobradinho (1970 e 1977) e as extraordinárias na Igreja Batista de Sobradinho (1967) e Igreja Batista Alvorada (2003).

A Associação Batista Feirense (ASBAF) é a anfitriã do evento. No dia 14 de dezembro de 2011, os líderes daquela associação reuniram-se com o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, com o objetivo de articular, junto à liderança política da cidade, a recepção da 89ª Assembleia. Na oportunidade, o prefeito demonstrou interesse com a realização do grande conclave batista: “Será um grande acontecimento em nossa cidade e vamos assegurar toda a estrutura necessária”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO – O orador oficial da Assembleia será o Prof. Aurélio Farias de Macedo, da Igreja Batista Teosópolis, em Itabuna. O orador substituto será o Pr. Epímaco Marcos Nery Gonçalves, da Igreja Batista Monte Sinai, em Simões Filho. As mensagens bíblicas no turno da manhã serão ministradas pelo Pr. Tarsis Walace, da Igreja Batista Betel, em Maceió (AL), que falará sobre Integridade, tema do ano da Convenção Batista Brasileira, além de momentos inspirativos coordenados por igrejas de Feira de Santana.

Além da palavra do orador oficial e da tradicional programação de missões, as noites de Assembleia terão mensagens inspirativas com o Pr. Paschoal Piragine, presidente da Convenção Batista Brasileira e pastor da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PR). Haverá as sessões com a Assembleia deliberativa e, no sábado, as Assembleias dos órgãos da Convenção Batista Baiana. O conclave denominacional contará com o Congresso de Crianças e a 17ª edição do Congresso de Artes e Adoração da AMUBAB, a Associação dos Músicos Batistas da Bahia. Neste ano, acontecerá a eleição da diretoria da CBBA para o biênio 2012-2014.

HISTÓRIA – Em 1882, um ano após a chegada dos primeiros missionários batistas, William B. Bagby e sua esposa Anna Luther Bagby, Salvador, capital da Bahia, foi a cidade escolhida para iniciar o trabalho missionário da Missão Americana Richmond. Junto com Zacary C. Taylor e sua esposa Katharina Taylor, reuniam-se em casas alugadas até que, em 15 de outubro daquele ano, foi inaugurada a primeira igreja brasileira destinada para o trabalho de evangelismo, ou seja, com fins de propagar o evangelho em outras regiões do país.

Em 1909, foi fundada a União das Igrejas Batista da Bahia, entidade criada para representar os batistas no estado. Somente em 1923, com a sua reorganização, foi adotado o título de Convenção Batista Baiana, através da iniciativa das igrejas regionais. A CBBA foi criada com a finalidade de coordenar o trabalho geral das igrejas batistas cooperadoras, além de desenvolver a obra de evangelização e missões, ação social e educação. A Convenção Batista Baiana agrega 574 igrejas, 431 congregações, em um total de 152 mil batistas.

Neste ano, a instituição celebra os 130 anos dos Batistas na Bahia. As comemorações irão ocorrer durante a 89ª Assembleia Anual da CBBA que culminará com uma grande celebração no mês de outubro. O evento dos 130 anos será realizado na IB Sião, em Salvador, no dia 20 de outubro. Haverá uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Salvador, no dia 1º de outubro, segunda-feira, por iniciativa da Associação Batista do Salvador. Haverá ainda uma reunião solene na Assembleia Legislativa do Estado, no dia 16 de outubro.

Serviço: 

89ª Assembleia Anual da Convenção Batista Baiana

Data: 26 a 30 de junho de 2012

Local: Igreja Batista Central, em Feira de Santana

Av. Getúlio Vargas, 1990, Ponto Central, Feira de Santana-BA

Tel: (75) 3625-0446/3616-2352

Convenção Batista Baiana

Rua Félix Mendes, n. 12, Garcia, Salvador-BA

Tel: (71) 3014-8800 | 0800-282-6219

Site: www.batista.org.br

E-mail: [email protected]

Coordenador local da 89ª Assembleia:

Pr. Levi Paula Freitas.

Tel: (75) 3484-3000/9153-1669

E-mail: [email protected]

Sobre Carlos Augusto 9514 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).