Estatística: Delegado aponta bairros com maior incidência de trafico em Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Nos cinco primeiros meses de 2012, entre o início janeiro e o fim de maio, a Polícia Civil da Bahia apreendeu mais de 17 toneladas de maconha, além de aproximadamente 14,6 quilos de cocaína, 16 quilos de crack e exatas 4,468 mil pedras da droga. Os números foram divulgados pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil baiana, que tem três Delegacias de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) instaladas no Estado: na capital, Salvador, em Feira de Santana e em Teixeira de Freitas.

A divulgação dos dados ocorreu por conta do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, que acontece nesta terça-feira (26/06/2012). No mesmo período, segundo o delegado Jorge Figueiredo, diretor do Denarc, as equipes do departamento prenderam em flagrante 378 traficantes. Apenas 53 deste total foram mulheres, o que representa 14%. Ou seja, a maioria absoluta, 86% ou 325 pessoas, foi do sexo masculino.

Entre janeiro e maio deste ano, os policiais detiveram 328 usuários de entorpecentes, que foram conduzidos para as delegacias especializadas. O Departamento de Narcóticos e as três DTEs dispõem de 95 policiais, sendo 12 delegados, 16 escrivães e 67 investigadores.

Feira de Santana

Já em Feira de Santana, o delegado Alexandre Narita, titular da especializada informou que os bairros Queimadinha, Baraúnas, Rua Nova e Tomba são os de maiores incidência com trafico no município.

De acordo com a DTE, 162 pessoas, dentre elas 20 mulheres, já foram detidas desde janeiro por trafico de drogas. O delegado disse que 17 quilos de crack, 3 de cocaínas e 482 de maconha foram apreendidos este ano

Durante todo o ano passado, foram 396 quilos de maconha, 12 de cocaína e a mesma quantidade de crack apreendida em 2011.

Recentemente os agentes apreenderam cerca de 300 kg de maconha em uma residência na rua São Roque, no bairro Parque Getúlio Vargas (15), em Feira de Santana. A droga foi avaliada em aproximadamente R$ 500 mil e estava prensada em 351 tabletes.

Morador do distrito de Humildes encontrado morto em Santo Amaro

Na madrugada desta quarta-feira (27/06/2012) vários homens armados e encapuzados invadiram a residência de Maria Santos Ferreira, localizado no povoado de Caetano, distrito de Humildes, em Feira de Santana.

Ela contou na 3ª Delegacia que o filho José dos Santos Ferreira, 25 anos foi levado à força em veículo de cor prata por homens desconhecidos.

A genitora tentou impedir, mas foi ameaçada pelos marginais que se identificaram como policiais para os familiares da vítima. O fato já foi descartado por parentes da vítima.

O jovem foi encontrado morto em um matagal na cidade de Santo Amaro da Purificação.Segundo a perícia, no corpo haviam três marcas de tiros na cabeça e outra no peito.

O corpo foi encaminhado para necropsia e posteriormente liberado para o sepultamento em Feira de Santana.

O delegado Laércio dos Santos informou à imprensa que José dos Santos não possui passagens pela delegacia.

Idoso morre vítima de mal súbito às margens da BR-324

Na manhã desta quarta-feira (27/06/2012), o senhor Osano Antonio Silva, 68, faleceu devido a um mal súbito quando pedalava as margens da BR-324, na entrada do bairro Aviário.

Segundo informações, o idoso foi acometido por um enfarto e faleceu na hora. De acordo com o filho Pedro Antonio Araújo Silva, a vítima seguia de bicicleta até o distrito de Humildes, onde iria efetuar o pagamento de uma propriedade rural recém-comprada.

O familiar disse que o idoso além de sofrer de problemas de saúde, era dependente de remédios controlados. A família do senhor Osano reclamou da falta de agilidade do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que demorou em realizar o levantamento cadavérico.

Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local para fazer a segurança da área onde o corpo se encontrava.

Mulher tenta entrar em presídio com droga no ânus

Uma mulher foi detida na manhã de sábado (23/06/2012) ao tentar entrar com droga no presídio de segurança máxima de Serrinha, conhecido como Cebolão.

De acordo com informações do GOC (Grupamento Ostensivo com Cães), durante a revista íntima, a mulher que foi identificada como Esmerina dos Santos, 40 anos, moradora do bairro do Alto do Cruzeiro, em Ibotirama, foi presa em flagrante transportando uma certa quantidade de maconha.

Ela embalou a droga em papel alumínio, depois enrolou com uma fita isolante, colocou o material em uma camisinha e introduziu no ânus.

Em depoimento aos agentes para onde foi encaminhada, na 1ª Circunscricional de Serrinha, ela disse que estava indo visitar o marido, mas não revelou para quem seria a droga.

Esmerina vai responder por transporte e fornecimento de drogas, agravado pelo fato de o crime ser praticado na dependência de um estabelecimento prisional. Ela pode pegar de cinco a 15 anos de prisão.

Jovem espancado morre no HGCA

A Polícia Civil de Feira de Santana realizou na manhã desta terça-feira (26/06/2012) o levantamento cadavérico de Alexandro de Jesus Neres, 29 anos, que estava internado desde a semana passada na emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), vítima de espancamento.

Não há detalhes na ocorrência policial, sobre a autoria do crime cometido no interior da residência do jovem. Na ocasião, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a prestar socorro até a unidade de saúde.

O corpo foi encaminhado ao necrotério do Departamento de Policia Técnica (DPT) de Feira de Santana. A vítima morava na rua Salmo 32, no conjunto Fraternidade.

Segundo a Delegacia de Homicídios (DH), 229 pessoas foram assassinadas em todo o ano, enquanto 31 crimes já foram registrados este mês.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113734 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]