Em Feira de Santana comitê se reúne para discutir ações contra dengue

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A implementação de atividades educativas voltadas à prevenção da dengue em Feira de Santana foi um dos assuntos abordados durante a reunião do Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue, realizada na tarde desta segunda-feira (11/06/2012), no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As atuais ações de combate à doença já desencadeadas no município também foram destacadas.

Na oportunidade, o coordenador de Controle da Dengue, Antônio Sérgio Santos, lembrou que a parceria com as imobiliárias já começou a dar os primeiros frutos. “Estamos recebendo a listagem dos imóveis que se encontram fechados, com endereço e contato dos respectivos proprietários. Os agentes de endemias já estão adentrando nestes imóveis para eliminar os possíveis focos do Aedes aegypti”, destacou.

O representante da Polícia Militar, sargento Cruz, ressaltou que mais atividades educativas com a temática dengue devem ser levadas as escolas e demonstrou o interesse de abordar o assunto nas ações do projeto Polícia Ensina, desenvolvido nas instituições municipais. “Já tivemos o apoio de técnicas da Divisão de Vigilância Epidemiológica em anos anteriores e acredito que podemos nos unir mais para conscientizar principalmente as crianças”, salientou.

Sargento Cruz observou, ainda, que o apoio também poderá ser dado através de espaço no programa Militando com Cristo, apresentando pelo mesmo aos sábados, de 19h às 20h, na rádio Betel FM. “A Viep poderá utilizá-lo com a inserção de informes, spots e até entrevistas. Acredito que vamos conscientizar através do programa um grande números de ouvintes”, considerou.

A limpeza de terrenos baldios também foi assunto abordado na reunião, tendo em vista que muitos oferecem condições favoráveis à proliferação do mosquito. O chefe da Divisão de Limpeza Pública, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), Neuber Santiago, afirmou que as denúncias feitas pela comunidade estão sendo atendidas. “Nos terrenos baldios fechados, a Sesp notifica o proprietário e, se ele for omisso, é feita a limpeza da área, mediante aplicação de multa”, expicou.

O Comitê reúne representantes de diversos setores da administração municipal, além de instituições como Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Funasa, Corpo de Bombeiros e Embasa.

Novas atividades com kit escolar

Instituições contempladas com investimentos do Governo

A disponibilização dos kits de fardamento e material escolar para estudantes da rede municipal de ensino tem contribuído para o melhor aprendizado e mais motivação. Nas unidades de ensino da sede e dos distritos, a realidade nas salas de aula evidencia o nível de interesse de alunos e professores.

A Escola Municipal Professora Maria do Carmo Góes, situada no Fulô, distrito de Humildes, é uma das instituições contempladas com os investimentos do Governo Municipal. Com tinta e pincel nas mãos, alunos da Educação Infantil são motivados a desenvolver as habilidades para a arte.

A professora do Grupo 03, Ana Rita Antunes, revela que os alunos têm demonstrado mais interesse em estudar. “A qualidade dos trabalhos em sala de aula não seria possível sem a oferta de material. O kit escolar tem nos ajudado bastante a realizar outras atividades diferentes”, disse.

Já a professora Joseneide Pereira afirma que o kit permite até mesmo o envio de tarefa escolar para casa. “Às vezes a gente mandava os alunos fazerem alguma atividade e eles não tinham o material. O kit também é uma economia para as mães”, considera.

Também docente na unidade, Charlene Miranda diz que o fardamento escolar permite a identificação dos alunos. “Antes de o kit ser distribuído, eles utilizavam fardas diferentes, o que não acontece mais hoje”, comenta.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113732 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]