Em Feira de Santana, aberta inscrições para estudantes do curso de Direito para estágio no PROCON

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

As inscrições para o processo seletivo da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Do Consumidor (PROCON) para formação de cadastro de reservas de estagiários do curso de Direito seguem até o dia(19/06/2012). Os interessados podem dirigir-se à sede do órgão, situada na avenida Maria Quitéria, das 8h às 12horas e das 14h às 17horas.

Conforme o edital de número 02/2012,Os requisitos mínimos para atuar no órgão são disponibilidade para estagiar por 6 horas diárias, estar cursando entre o 4º e o 7º semestre do curso de Direito e ter índice de rendimento médio nas disciplinas já cursadas igual ou superior a 7,0.

O processo seletivo divide-se em três etapas – análise da documentação exigida no edital, prova escrita a ser realizada em 26 de junho e entrevista marcada por meio de convocação. Os cinco primeiros selecionados vão compor um banco de reserva com validade de seis meses, que será publicado no Diário Oficial do Município. O superintendente Jorge Marques esclarece que “os candidatos serão chamados conforme a necessidade do órgão”.

Assistência à saúde garantida nos festejos juninos

Unidades serão equipadas com aparelhos de urgência e emergência

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já estruturou o plano de ação que será executado durante os festejos de São João nos distritos de Maria Quitéria e Tiquaruçu e de São Pedro, nos distritos de Humildes, Jaíba e Bonfim de Feira. Para resguardar a saúde das pessoas que vão prestigiar as tradicionais festas, as unidades de saúde instaladas em cada localidade serão utilizadas, funcionando com estrutura semelhante a das policlínicas e seguindo o horário dos festejos.

De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) deverão ser equipadas com aparelhos de urgência e emergência. “Serão montados leitos de reanimação e o atendimento à população será assegurado pela equipe escalada, formada por médicos clínicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem”, ressalta.

Ainda de acordo com Gilberte Lucas, duas ambulâncias convencionais estarão dando suporte em cada localidade. “Uma permanecerá na frente da unidade e outra estacionada nas praças, locais que geralmente se transformam no sítio da festa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também ficará de sobreaviso e poderá dar suporte caso haja necessidade”, destaca.

Diferente das demais localidades, em Humildes o atendimento às pessoas que forem prestigiar o São Pedro será prestado na própria policlínica do distrito. Nas outras cinco policlínicas do município as equipes de plantão serão reforçadas. A SMS também já solicitou junto ao Hospital Geral Clériston Andrade a referência e contra-referência, para assegurar atendimento imediato aos pacientes em quadros graves, como nos casos de queimaduras de terceiro grau.

Em todos os distritos haverá fiscalização da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) junto aos barraqueiros, com a distribuição de hipoclorito, durante a realização dos festejos. A equipe de Educação em Saúde da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep) também vai realizar ações educativas nas localidades, principalmente voltadas à prevenção e combate à dengue.

Inscrições para o Minha Casa até  quinta-feira

Mais de 27 mil pessoas fizeram registros via internet

Os interessados em participar da segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana, têm até esta quinta-feira (14/06/2012) para realizarem as inscrições. Mais de 27 mil pessoas fizeram registros via internet e mais de 15 mil cadastros já foram computados através dos formulários coletados até a última sexta-feira (08/06/2012).

A expectativa, conforme o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Gilberto Ruy Souza, é que mais de 40 mil famílias sejam inscritas no programa habitacional. As inscrições ainda podem ser feitas pela internet, no link disponibilizado no site oficial da Prefeitura (www.feiradesantana.ba.gov.br).

Na segunda etapa do programa serão construídos pelo menos oito empreendimentos nos bairros Gabriela e Asa Branca, que devem totalizar cerca de duas mil residências. A maioria dos novos condomínios está com mais de 50% da obra realizada e será entregue a partir de 2013.

Procissão marca encerramento da Festa de Santo Antônio

Milhares de fiéis percorreram as principais ruas do bairro Capuchinhos

A noite fria desta quarta-feira (13/06/2012) foi marcada pelo calor dos devotos de Santo Antônio. Milhares de fiéis percorreram as principais ruas do bairro Capuchinhos na tradicional procissão realizada no último dia da Festa em Louvor a Santo Antônio. A celebração já é realizada na cidade há cerca de 60 anos.

A chegada da procissão na igreja dos Capuchinhos foi saudada com um belo show pirotécnico. Em seguida o frei Mário Sérgio Souza celebrou a missa solene encerrando a festividade. A Festa em Homenagem a Santo Antônio foi iniciada com a trezena no dia 31 de maio. O evento contou com a participação de cerca de 20 mil pessoas.

A presença de milhares de crianças e jovens evidenciou a renovação da tradição. A pequena Vitória Sena, de seis anos, participou pela segunda vez da festa religiosa. Trazida pela avó, Terezinha Souza, ela diz que já sabe a importância de homenagear a Santo Antônio. “Peço sempre a ele para proteger a minha família”.

O pároco Frei Mário Sérgio observa que a participação dos fiéis cresce a cada ano. “Tivemos no domingo uma grande procissão com a participação dos romeiros, e hoje também com milhares de pessoas percorrendo junto com a imagem do santo as ruas do bairro. Pessoas de todas as cidades nesta grande demonstração de fé”, frisa.

O evento faz parte do calendário de festejos do Município e contou com o apoio da Prefeitura Municipal. Foram disponibilizados sanitários químicos, toldos, limpeza, manutenção do espaço, aperfeiçoamento da iluminação e orientação do trânsito.

São João antecipado no Centro de Abastecimento

Shows musicais no entreposto nos dias 16 e 18 de junho

O forró vai tomar conta do Centro de Abastecimento nos dias 16 e 18 de junho, durante o São João antecipado do entreposto comercial. O evento é promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec).

As apresentações serão realizadas na rena do Galpão do Artesanato. No dia 16 (sábado) a festa será animada das 11h às 14h pela banda Garota Selvagem. No dia 18 (segunda-feira) o público vai dançar ao som do forró de Márcio Alves e Dilton. Os shows acontecem a partir das 10h.

O São João antecipado, como explica o secretário municipal Aristóteles Rios, foi idealizado com a proposta de incentivar o turismo e os negócios no Centro de Abastecimento. “O Centro de Abastecimento está inserido no Roteiro Turístico de Feira de Santana e este tipo de evento dá maior visibilidade ao equipamento, atrai os turistas e ainda estimula as vendas”, ressalta.

Mais de 225 mil notas eletrônicas emitidas

Números apresentados em reunião na Associação Comercial

Mais de 225 mil notas fiscais eletrônicas já foram emitidas desde o dia 1 de março em Feira de Santana. Os números foram apresentados durante reunião com empresários e contadores na manhã desta quarta-feira (13/06), na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), no bairro Kalilândia.

A Secretaria Municipal da Fazenda divulgou que até o momento 7.076 contribuintes estão cadastrados no sistema, sendo 2.489 avulsos e 4.587 estabelecimentos. Durante o evento o secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves juntamente com técnicos do Sefaz, esclareceram dúvidas sobre o funcionamento do sistema.

“Esta é uma boa oportunidade, pois alguns contribuintes apresentam algumas dificuldades durante o cadastramento ou informam dados com irregularidades. Solicitamos aos contadores que informem os dados corretamente e com responsabilidade para que problemas fiscais sejam evitados”, declara Gonçalves.

Ele ainda informa que em breve será implantada uma central de atendimento gratuita para que os contribuintes obtenham novas informações, esclarecimentos e sugestões sobre o sistema.

“Há uma demanda muito grande pelo telefone, e por isso decidimos implantar a central de atendimento para oferecer um serviço de qualidade. O Governo Municipal tem interesse do bom funcionamento do sistema, porque além de ser eficaz para contribuintes melhora as receitas do Município”, ressalta.

Os contribuintes do ISS e prestadores de serviços que não se cadastraram e aquelas empresas que estão chegando ao Município devem realizar o cadastro para o sistema no site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]