Debates na Câmara de Municipal de Feira de Santana são marcados pelo processo de disputa nas Eleições de 2012

Justiniano Oliveira França diz que apreensão de veículos do transporte de passageiros na zona rural é ação política.
Justiniano Oliveira França diz que apreensão de veículos do transporte de passageiros na zona rural é ação política.

A apreensão de veículos que transportam passageiros para a zona rural de Feira de Santana, por parte da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), foi questionada pelo vereador Justiniano França, na sessão desta segunda-feira (18/06/2012) da Câmara.

Segundo ele, na última quinta-feira, a SMTT baixou portaria convocando para cadastramento, inspeção e vistoria, todos os veículos que compõem o modal de transporte a Título Precário – ZR. Porém, conforme frisou, no dia seguinte, os carros foram apreendidos antes de ser fiscalizados.

“Os permissionários com seus veículos teriam até as 18 horas de sexta-feira (15) para levar os carros para a fiscalização, mas a SMTT apreendeu os veículos antes do prazo estabelecido para que fossem vistoriados”, afirmou.

Em sua opinião, a ação teve caráter político: “Achar que isto não é ação política? Achar que isto não é uma ação perseguidora?”. De acordo com o vereador, o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Flailton Frankles, em entrevista, afirmou que a fiscalização foi uma ação rotineira da SMTT.

Partindo desse pressuposto, Justiniano cobrou do líder governista, Maurício Carvalho, cópias de decretos do Executivo Municipal, dos últimos três anos, determinando a fiscalização do transporte da zona rural.

Na sequência, ele também comentou uma declaração do secretário Municipal de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira. Segundo Justiniano, Nivaldo teria dito que a SMTT estava vistoriando até carros clandestinos.

“Vistoria para carros clandestinos! Eu nunca vi na minha vida; é a primeira vez que eu vejo o poder público vistoriando carros clandestinos. Este tipo de transporte precisa ser apreendido e não vistoriado”,  surpreendeu-se.

Apreensão de veículos que fazem transporte na zona rural seria boicote a convenção do DEM, afirma vereador 

A apreensão de ônibus, kombis e vans que fazem o transporte de passageiros na zona rural de Feira de Santana – não vinculados ao sistema oficial de transporte – por parte do Governo Municipal teria a intenção de “boicotar” a presença de eleitores na convenção do DEM, ocorrida no último domingo (17), afirmou o vereador Luiz Augusto – Lulinha.

“Mesmo assim, o povo compareceu em massa”, disse ele, em discurso na Câmara. No último dia 14, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) baixou portaria convocando para cadastramento, inspeção e vistoria, todos os veículos que compõem o modal de transporte a Título Precário – ZR.

Os permissionários com seus veículos deveriam se apresentar das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h do dia 15 (sexta-feira), no Parque de Exposições João Martins da Silva, munidos de documentos.

Lulinha suspeita que  vários veículos foram apreendidos pela SMTT com o objetivo de evitar que a população da zona rural comparecesse  a  convenção do DEM, ocorrida  na casa de eventos Estação da Música.

Afirmou que apesar do “boicote”, o evento  foi “motivo de festa e de alegria, da esperança do povo em dias melhores com o lançamento oficial do nome de José Ronaldo de Carvalho para prefeito de Feira de Santana”.

Ele destacou a presença de vários políticos baianos no evento, dentre eles o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, deputado federal Jutahy Magalhães, deputado estadual Targino Machado, deputado federal ACM Neto e os ex- deputados Humberto Cedraz e Colbert Martins.

Lulinha disse que “o Democratas está mais vivo do que nunca” e mostra força ao se coligar com 11 partidos políticos (PMDB, PSDB, PSC, PHS, PT do B, PRP, PPS, PV, PSDC, PT do B e PTN) para as eleições deste ano.

Encontro Municipal do PT confirma candidatura de Zé Neto e de postulantes à Câmara de Vereadores 

“Fizemos um grande evento”, afirmou o vereador Ângelo Almeida, a propósito do Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores, realizado no último sábado (16) em Feira de Santana, para confirmar a candidatura a prefeito do deputado estadual Zé Neto e dos candidatos do partido à Câmara Municipal.

Ele disse que o encontro serviu para a discussão de idéias: “debatemos propostas e falamos do quanto  Feira de Santana tem a ganhar com esse futuro alinhamento do Governo do Município com  os Governos Estadual e Federal”.

O vereador se refere à candidatura do deputado estadual Zé Neto ao Governo Municipal, representando as expectativas do ex-presidente Lula, da atual presidente da República, Dilma Rousseff, e do governador Jaques Wagner.

O encontro contou com as presenças de várias lideranças petistas e de partidos aliados, a exemplo do presidente estadual do PT, Jonas Paulo, deputado federal Afonso Florence, senadora Lídice da Mata, do PSB, secretário estadual de Planejamento, Sérgio Gabrielli,  deputado estadual Yulo Oiticica e secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida.

Ônibus do transporte coletivo perde freio na rotatória do Portal do Sertão 

Um ônibus da empresa 18 de Setembro perdeu freio, quando percorria a rotatória do viaduto Portal do Sertão, no último sábado, por pouco não causando um acidente de graves proporções. O relato foi feito na Câmara pelo vereador Frei Cal.

“Infelizmente, mais um ônibus quase coloca em risco a vida de inúmeras pessoas”, disse o peemedebista, em discurso na Câmara. O veículo fazia a linha Aviário/ 35º BI.

Segundo o vereador, o ônibus coletivo não tinha a mínima condição de rodar. “Nós vimos nas fotos dos sites que publicaram a notícia que o veículo estava com os pneus ‘carecas’. É um absurdo”, reclamou.

O vereador cobrou, em seu pronunciamento, uma fiscalização mais rigorosa ao sistema de transporte urbano, especialmente às condições dos veículos que operam no setor, por parte dos órgãos competentes de trânsito.

Na semana passada, o vereador denunciou que um ônibus da empresa Princesinha, que fazia linha Conceição I via Parque Brasil – Terminal Central, pegou fogo, na avenida João Durval, próximo a Igreja Nossa Senhora de Fátima, em frente à residência dele, devido à falta de conservação.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114924 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.