Balanço da Guarda Municipal de Feira de Santana aponta São João 2012 de São José como evento pacífico

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Os festejos de São João no distrito de Maria Quitéria (São José), encerrados na madrugada deste domingo (24/06/2012), ganharam destaque pela tranquilidade e baixo índice de violência. O comandante da Guarda Municipal de Feira de Santana, Marcus Vinícius Alves, informa que não houve qualquer tipo de ocorrência durante os dois dias de festa.

“O balanço que fazemos é totalmente positivo, pois predominou o clima de tranquilidade. Quem foi prestigiar o São João no distrito percebeu que as famílias puderam aproveitar bastante, dançando num espaço onde prevaleceu a sensação de segurança. Graças a Deus e ao trabalho prestado pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar, o índice de ocorrências foi nulo”, ressalta.

De acordo com Marcus Vinicius, a Guarda Municipal esteve presente durante a festa com um contingente de 30 homens trabalhando. “Além destes, contamos com o reforço de mais 12 prepostos, que atuaram longe do sítio da festa, fazendo rondas nas viaturas, mantendo a segurança nas policlínicas e apioando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, acrescenta.

Nos dois dia de festa, a Guarda Municipal apreendeu 56 garrafas de vidro utilizadas na comercilaização de bebidas alcóolicas, como licores, cravinho e príncipe maluco. O trabalho de fiscalização empreendido visa evitar que as garrafas sejam utilizadas como armas em atos violentos. Na unidade de saúde de Maria Quitéria, que funcionou durante a realização dos festejos, foram registrados apenas atendimentos aos casos de embriaguez e suturas.

Apresentação de quadrilhas no Marcos Moraes

As tradicionais quadrilhas juninas que dão brilho aos festejos de São João e São Pedro vão se apresentar nesta quarta-feira (27/06/2012) no Espaço de Cultura Arte e Lazer Marcos Moraes, na avenida Getúlio Vargas, a partir das 18 horas. Ao todo, 18 grupos da sede e distritos de Feira de Santana vão participar do evento que marca as comemorações do Dia Nacional do Quadrilheiro Junino.

Dentre os grupos que se apresentarão estão as quadrilhas Oxente Gente (Jaguara), Forró da Alegria (Matinha), Arraiá da Mantiba e Arrasta o Pé de Jaíba, Xodó das Meninas (Humildes) e Arraia da Juventude do distrito de Maria Quitéria.

Para a presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Feira de Santana e coordenadora do evento, Vilma Soares, esta será uma ótima oportunidade de divulgar a cultura regional e o talento dos quadrilheiros.

“A data é uma grande conquista para nós porque demonstra a valorização da cultura. É uma grande vitória, pois conseguimos o reconhecimento do nosso trabalho”, ressalta.

Os figurinos que compõem as quadrilhas juninas da sede e zona rural também estão sendo expostos durante a 2ª Exposição de Figurinos Juninos, até o dia 8 de julho, no Museu Parque do Saber. A visitação acontece das 8 horas às 18 horas.

Noite de muito forró em Tiquaruçu

A noite fria foi aquecida pela fogueira acesa à porta das casas. O milho assado, bolos e o amendoim cozido, além do licor de vários sabores e a cerveja gelada compuseram a mesa na noite de São João. O colorido das bandeirolas incrementou a decoração da pequena praça do distrito de Tiquaruçu, onde moradores e visitantes arrastaram o pé ao som do autêntico forró.

A comemoração junina começou por volta das 20 horas, deste domingo (24/06/2012). No palco montado na praça do distrito apresentaram-se as bandas Águia Azul, Xoxoteando e Kuriosidade do Forró, além do músico Zé Araújo. O tradicional forró pé-de-serra embalou o público presente.

A tranquilidade da festa prevaleceu mais uma vez. Uma característica que atrai famílias da localidade e turistas. Joana Angélica Félix e o esposo, Edilson Pedro Silva, turistas de Salvador, aproveitam esta época do ano para passarem os festejos juninos na localidade. Esta é a quinta vez que visitam o distrito. “É um São João maravilhoso, não tem igual. A tranquilidade é o que mais nos atrai. Gosto de dançar forró e a noite está perfeita”, comentou.

A auxiliar de biblioteca, Cleidnete Amorim, turista de Valente, pela primeira vez passou o São João no distrito. “Gostei muito e penso em retornar mais vezes. Aproveitei também para rever parentes”, contou. Já agricultora Maria Lúcia de Jesus, moradora de Tiquaruçu, se divertiu acompanhada de amigas. Ela observa que depois do Reisado de São Vicente, o São João movimenta bastante o distrito. “É quando muitas pessoas de outras cidades e parentes vêm nos visitar”, pontua.

As irmãs Izeda Pereira de Assis, 94 anos, e Amanda Assis Almeida, 84, também fizeram questão de participar da festa. Sentadas à porta de casa, elas acompanharam todo o movimento e ressaltaram a satisfação em presenciar a organização do São João de Tiquaruçu. “Este ano está mais bonito. Nunca teve um São João assim”, observou Amanda. “É uma felicidade pra gente participar das comemorações juninas”, acrescentou Izeda.

As quadrilhas também deram um toque especial ao São João. O sertão e o rei do baião, o cantor Luiz Gonzaga, foram retratados nas coreografias que fizeram um resgate da cultura nordestina. Prepostos da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal garantiram a segurança dos participantes.

O São João de Tiquaruçu contou com as presenças do prefeito Tarcízio Pimenta e da deputada estadual e primeira dama, Graça Pimenta, além do vereador Alcione Cedraz, e superintendente municipal de Trânsito, Denílson Santiago.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]