Vereador de Feira de Santana elogia Gestão de Wilson Paes Cardoso no município de Andaraí

Wilson Cardoso, que por vários anos viveu em Feira de Santana, onde atuou como empresário e pecuarista, convidou Tourinho a visitar a Escola de Tempo Integral Ilza Guedes Silva, inaugurada há poucos dias. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grand…Wilson Cardoso, que por vários anos viveu em Feira de Santana, onde atuou como empresário e pecuarista, convidou Tourinho a visitar a Escola de Tempo Integral Ilza Guedes Silva, inaugurada há poucos dias. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Wilson Cardoso, que por vários anos viveu em Feira de Santana, onde atuou como empresário e pecuarista, convidou Tourinho a visitar a Escola de Tempo Integral Ilza Guedes Silva, inaugurada há poucos dias. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Município onde o professor ganha acima do piso nacional do magistério, Andaraí, na Chapada Diamantina, tem uma administração que serve de modelo para outras prefeituras. A opinião é do vereador de Feira de Santana Roberto Tourinho.

Tourinho esteve recentemente naquela cidade, em compromisso de trabalho. Ele é advogado  e fez uma visita ao chefe do Executivo, Wilson Paes Cardoso. Segundo o vereador, pôde constatar que naquele município os recursos  públicos são bem aplicados, sobretudo na Educação.

Wilson Cardoso, que por vários anos viveu em Feira de Santana, onde atuou como empresário e pecuarista,  convidou Tourinho a visitar a Escola de Tempo Integral Ilza Guedes Silva, inaugurada há poucos dias.

Conforme ele, a unidade escolar, que custou R$ 550 mil, é bem estruturada com equipamentos de primeira linha e atenderá 300 alunos, na idade de 6 a 10 anos, onde as crianças receberão café e lanche no período matutino, em seguida almoço e lanche no período vespertino.

O vereador salientou ainda que, em Andaraí, no que tange ao salário dos professores, a Prefeitura paga 10% a mais do que o piso nacional. Em sua opinião, o desenvolvimento acontece em Andaraí porque o prefeito está comprometido com o bem estar social e há transparência no uso do dinheiro público.

“Em Feira de Santana nada disto é feito”, lamentou.  Tourinho disse que o prefeito Tarcízio Pimenta vai terminar o seu mandato e não entregará a Escola-Creche Professor Eduardo Miranda, cuja construção se iniciou em outubro de 2008, bem como a piscina semi-olímpica do Complexo Municipal Poliesportivo Oyama Pinto, que custou R$ 170 mil.

Município promove encontro de Centros de Referência de Assistência Social 

Com o objetivo de articular a rede intersetorial do município para a consolidação dos direitos sociais dos demandatários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), será realizado na próxima segunda-feira (14) o 1° Encontro de Creas e Cras do Município de Feira de Santana. A informação é da vereadora Gerusa Sampaio.

A organização do evento está a cargo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro Pop Rua) e a Divisão da Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social.

A programação começa às 8 horas e segue até o meio-dia, no auditório da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, situada na avenida João Durval Carneiro.  “Fortalecendo vínculos para garantir direitos dentro dos seus eixos”, é o tema do evento.

A vereadora Gerusa, que ocupou o cargo de secretária de Desenvolvimento Social, disse que em sua gestão na pasta fez parte da organização e será a representante da Casa da Cidadania no encontro.

“É importante a divulgação desse evento, para que a comunidade  possa comparecer e acompanhar as discussões, porque, muitas vezes, só sabemos dos nossos deveres, no entanto, é preciso também que tomemos conhecimento dos nossos direitos”, salientou.

Auto-estima da mulher 

A vereadora também anunciou que foi convidada para proferir uma palestra sobre o tema “Resgatando a Auto-Estima da Mulher”, em um evento que acontecerá na terça-feira (15), das 9 às 10 horas, no Centro de Formação Pierre Vigne, no Dispensário Santana, situado na rua Belo Horizonte, 395, bairro Jardim Acácia.

Resposta de secretário a requerimento é “desconexa”, afirma vereador 

O secretário de Habitação de Feira de Santana, Gilberto Ruy, deu uma resposta “desconexa” à Câmara Municipal, afirma o vereador David Neto (foto), sobre requerimento de sua autoria, aprovado pela Casa e encaminhado àquela pasta, recentemente.

O requerimento pede ao secretário  informações sobre a execução do programa “Minha Casa, Minha Vida” no Município e também apresentar a relação de integrantes da assessoria do ex-secretário Magno Felzemburg na pasta.

O objetivo do documento é apurar possível tráfico de influência por parte do ex-secretário na distribuição das residências do programa federal em Feira de Santana.

O vereador disse ter recebido informações que, familiares de uma assessora do então secretário Magno Felzemburgh teriam sido contemplados com residências no Condomínio Habitacional Rio São Francisco.

Ele cobra informações sobre a quantidade de pessoas, nomes, endereços e quais condomínios foram ocupados no período de 5 de abril a 2 de agosto de 2010, bem como nome de todos os integrantes da assessoria do secretário de Habitação da época e quais serviços prestavam na pasta.

Gilberto Ruy disse que não pode responder pela Secretaria de Habitação em relação à gestão de Magno. “Isso mostra o escorregadio, onde o mesmo tenta dar uma ‘saída à francesa'”, observa.

 Para o vereador, o atual secretário deu uma resposta “desconexa, que não faz parte do que eu perguntei”. Inconformado, afirmou que encaminhará, agora, as denúncias ao Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.

Comerciantes reclamam de sujeira, prostituição e drogas  na Praça de Alimentação 

Comerciantes e frequentadores da Praça de Alimentação, localizada na avenida Getúlio Vargas, estão se queixando do estado de abandono do logradouro, principalmente no período da noite. A informação é do vereador Frei Cal .

Segundo o vereador, lixo, vandalismo, prostituição infantil, comércio e uso de drogas são alguns dos problemas que ocorrem atualmente na Praça de Alimentação.

“É um espaço que deve ser bem aproveitado, mas infelizmente a Praça de Alimentação está espantando as pessoas”, lamentou o vereador, em pronunciamento na Câmara Municipal.

Com os problemas que estão sendo registrados no local, salienta Frei Cal, as famílias não conseguem se sentir à  vontade. Em seu discurso,  cobrou providências por parte dos órgãos competentes.

Trabalhador doméstico também celebrará seu dia e Associação Desportiva e Cultural  terá Utilidade Pública 

Projeto de autoria do vereador Carlos Alberto Costa – Frei Cal, foi aprovado na Câmara uma modificação à lei que institui no calendário municipal a data 27 de abril como o Dia da Trabalhadora Doméstica.

A partir do próximo ano, a data também vai celebrar o trabalhador doméstico. “É importante que também os profissionais do sexo masculino, neste vasto campo de trabalho, sejam contemplados”, justifica o vereador.

Foi aprovado, esta semana, em segunda votação, pela Câmara Municipal, projeto de lei que declara de Utilidade Pública a Associação Desportiva e Cultural da Comunidade do Campo do Gado Novo. A proposta, aprovada por unanimidade dos presentes, é de autoria do vereador David Neto.

 O mesmo vereador é autor de  projeto de lei que denomina 13 ruas no loteamento Edite Figueiredo da Silva, localizado no bairro Tomba. As novas denominações são as seguintes: Domingos Ferreira, Ivana Galvão, Poliane Mascarenhas, Graciane Santana, Naiane Conrado, Jane Canário, Michele Pinheiro, Vitória Régia, Paraíso, Tatiane Prata, Gabriel da Paixão, Jardim das Flores e Travessa Domingos Ferreira.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108071 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]