Tribunal determina suspensão de contrato por irregularidade em licitação no Município de Aporá, na gestão de Ivonei Raimundo dos Santos

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Na tarde desta quinta-feira (17/05/2012), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente a denúncia formulada contra o prefeito de Aporá, Ivonei Raimundo dos Santos, em face de ter exigido no Edital de Licitação nº 04/2012, para aquisição de medicamentos, o Certificado de Boas Práticas de Armazenamento, documento este que restringiu a participação na licitação realizada no exercício de 2012.

De acordo com os denunciantes, a exigência deste Certificado direcionou o processo do certame para uma única empresa, possuidora do referido documento, contrariando o art. 3º, parágrafo 1º, inciso I da Lei Federal nº 8.666/93.

A relatoria, em sua análise e pesquisa sobre o assunto, não identificou a existência de norma legal que trate da exigência do Certificado de Boas Práticas de Armazenamento em certames licitatórios, apenas normas infralegais emitidas pelo Ministério da Saúde, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, que instituiu este Certificado, embora nada foi encontrado que o torne documento obrigatório para fins de participação em licitação.

Desta forma, o relator do processo, conselheiro Raimundo Moreira, concluiu pela irregularidade no processo licitatório, determinando a suspensão do contrato resultante do certame, caso ainda esteja em vigor, e imputou multa de R$ 3 mil ao gestor.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]