Técnicos do Nordeste recebem curso de capacitação da Rede Brasil Rural, evento ocorre em Salvador

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Começa nesta terça-feira (29/05/2012), em Salvador, a primeira etapa presencial do curso de formação de agentes de comercialização . A etapa, voltada para a operação da Rede Brasil Rural (RBR), envolve a segunda turma da Região Nordeste que engloba os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), o curso tem como objetivo a capacitação de técnicos que atuam nas bases de serviços para auxiliar as cooperativas e associações da agricultura familiar na venda de produtos e insumos.

De acordo com o assessor especial do MDA, César Oliveira, na etapa, que se encerra nesta quinta-feira (31), os técnicos discutem o desenvolvimento rural sustentável dando ênfase à abordagem territorial. Eles também participam de uma discussão sobre o cooperativismo, políticas de apoio a comercialização e acesso ao mercado institucional e privado. “Uma parte interessante do curso é a exposição de experiências de agricultores, falando sobre a constituição de redes de consumo sustentável e acesso à rede varejista”, acrescenta.

Após a etapa presencial terão início as aulas à distância, que serão feitas via internet, por meio de uma plataforma desenvolvida especialmente para a SDT. De acordo com César Oliveira, elas estão divididas em sete módulos, que serão realizados um por mês com carga de 40 horas, totalizando 264 horas ao final do curso.

Segundo o assessor especial do MDA, espera-se que os técnicos que atuam com as bases de serviços, ao final desta primeira etapa, sejam capazes de melhor assessorar os empreendimentos na utilização da ferramenta Rede Brasil Rural. “Queremos fortalecer o processo de organização dos empreendimentos da agricultura familiar para acesso ao mercado e, também, proporcionar melhor forma de comercialização e melhores oportunidades”, explica.

Rede Brasil Rural

A Rede Brasil Rural foi criada para aproximar os produtores dos fornecedores e consumidores finais. Seus objetivos são organizar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, beneficiando seus participantes. O site exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares que poderão comprar, juntos, insumos como sementes, máquinas e equipamentos. A meta do Ministério do Desenvolvimento Agrário para o primeiro semestre de 2012 é capacitar e cadastrar 1,6 mil entidades, beneficiando mais de 200 mil agricultores em todo o País.

O objetivo da Rede Brasil Rural é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar. O projeto também conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente financiador e a parceria dos Correios, que cuida de toda a logística de entrega de produtos, tanto para os agricultores quanto para os clientes.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9296 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).