Suspeita de “funcionário fantasma” na Casa do Trabalhador, seca e festejos juninos foram debatidos pelos edis feirenses. Confira as notícias da CMFS

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Suspeita de “funcionário fantasma” na Casa do Trabalhador 

Funcionários supostamente contratados pela Casa do Trabalhador – órgão vinculado à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana – não estão efetivamente trabalhando, segundo denúncia do vereador David Neto, em pronunciamento na sessão desta segunda-feira (07/05/2012) da Câmara Municipal.

A irregularidade, de acordo com David, teria sido cometida durante a gestão do advogado e ex-vereador Magno Felzemburg, à frente do órgão.

O vereador apresentou 23 nomes de pessoas que teriam sido contratadas para o órgão, porém não estariam prestando serviço. Em companhia do colega Marialvo Barreto, David Neto seguiu até a Casa do Trabalhador para, in loco, conferir as presenças dos servidores.

Na visita à repartição, ele disse que a direção informou que apenas um dos nomes da relação estaria trabalhando. Outros dois já haviam se desligado do órgão.

Ele pediu ao presidente Ribeiro que fosse criada uma comissão, mas a solicitação foi negada. Ribeiro liberou os vereadores que desejassem participar da visita, mas disse que não cabia criar uma comissão.

No retorno ao plenário, uma hora depois, David Neto disse que é preciso agora que o prefeito Tarcízio Pimenta encaminhe relato sobre o assunto ao Ministério Público Estadual e Federal “para que Felzemburg responda”.

David adverte: “Temos que ter transparência. Acredito que é o que quer o prefeito”. Afirmou ainda que “vai vir mais coisa”,  da Secretaria de Habitação, “por onde ele (Magno) passou”, e da própria Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, da qual o advogado se desvinculou recentemente, por ser pré-candidato a vereador.

O vereador Marialvo Barreto disse que a diretora da Casa do Trabalhador, Graça Cordeiro, ao ver a relação dos supostos servidores,  afirmou “esse nunca vi aqui” em relação a vários dos nomes.

“A diretora ligou para o novo secretário, Aristóteles Rios, que deu ordem para ela se calar. Em seguida, o telefone dele passou a dar sinal de caixa”, relatou Marialvo.

Líder governista vê “jogo político” em denúncia sobre Casa do Trabalhador 

O líder da bancada governista na Câmara, vereador Maurício Carvalho, pediu cautela, em pronunciamento na Tribuna do Legislativo, sobre a denúncia do seu colega David Neto, nesta segunda-feira (7), referente à supostos “funcionários fantasmas” na Casa do Trabalhador.

David Neto apresentou 23 nomes de pessoas que teriam sido contratadas pela Casa do Trabalhador e não estariam trabalhando. Ele atribuiu o fato ao ex-secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg. Em visita ao órgão, apurou que apenas um se encontrava no local e que outros dois nomes da lista não estariam mais atuando.

Restariam, portanto, 20 nomes sob suspeita. Para Maurício, no entanto, é preciso confirmar “se os nomes elencados estão mesmo relacionados ao fato denunciado”.

Observou que a colega vereadora Gerusa Sampaio lhe disse que duas pessoas da relação apresentada por David estariam efetivamente trabalhando  na Casa do Trabalhador.

Maurício concordou com a atitude do  presidente da Câmara, Antônio Francisco Neto – Ribeiro, que “acertou” em não designar  uma comissão legislativa para visitar a Casa do Trabalhador durante a sessão plenária de hoje. “Vejo tudo isto  muito mais como um jogo político”, concluiu.

Lulinha afirma que nunca houve corte salarial dos professores em governos passados

“Desde que eu milito na política, presenciei várias greves, mas nunca vi, em governos passados, o corte nos salários dos professores”, afirma o vereador Luiz Augusto – Lulinha, sobre a paralisação dos docentes e a reação do governador Jaques Wagner.

Em sua opinião,  a ditadura foi implantada na Bahia, na atual administração comandada pelo PT. Para ele, “muitos estão chorando e lamentando a morte de ACM”.

Lulinha disse que depois que os professores viraram as costas para o deputado José Neto, na Assembleia Legislativa, cantando o refrão “Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”, o Governo do Estado cortou o salário dos docentes que estão em greve.

Ele observa que os estudantes serão os maiores prejudicados com essa atitude do Governo Estadual, uma vez que, em virtude do corte salarial, a categoria ameaça não repor as aulas perdidas durante a greve.

Os professores protestam contra a aprovação do projeto de lei nº 19.779/12, que concederá aumento de 3% em 2013 e 4% em 2014. Em greve há cerca de 20 dias, os docentes reivindicam reajuste de 22,22% e cobram o cumprimento de acordo assinado com o Governo do Estado no ano passado

Marialvo defende custo baixo com festas juninas 

A contratação de atrações de qualidade com preços acessíveis, a exemplo de Asa Filho, Márcia Porto, Paulo Bindá, Anita do Acordeon, Carlos Pitta, entre outros, é a solução para a Prefeitura de Feira de Santana manter o São João e o São Pedro 2012, na opinião do vereador Marialvo Barreto.

“Tem que ser o contrário do que foi feito na Micareta deste ano”, disse o petista, referindo-se a contratação da cantora Ivete Sangalo para a festa momesca por um valor bastante elevado.

“Na Micareta, ela recebeu mais do que todos os artistas de Feira juntos. Todo mundo junto não ganhou R$ 370 mil”, afirmou. Para ele, a Prefeitura de Feira de Santana tem que investir muito dinheiro é no combate a seca.

“Porém se houver festa junina, nós precisamos fazer uma festa bonita e simples com os artistas regionais, pois o poder público não vai gastar nem 10% do que gasta com as grandes bandas. É isto que o Tribunal de Contas está recomendando”, salientou.

Festas juninas devem ser canceladas este ano em Feira, defende vereador 

As festas juninas este ano, em Feira de Santana, deveriam ser canceladas, a exemplo de outros municípios que optaram por destinar as verbas para o combate à seca. A opinião é do vereador Carlos Alberto Costa – Frei Cal.

 “Devido à seca na região, parece que a vontade do prefeito Tarcízio Pimenta é de suspender o São João e o São Pedro. Eu defendo que essas festas não aconteçam, sobretudo com as contratações de peso”, disse ele na Tribuna da Câmara.

Preocupado com  os cachês altos que são destinados às atrações de fora, ele opina que, caso aconteçam estes eventos, que se realizem apenas com as atrações locais.

“Nós temos aqui em Feira de Santana e região bons artistas que têm condições de fazer um São João e São Pedro a altura que esta cidade merece”, observa.

Comissão Especial receberá sugestões de vereadores sobre os festejos juninos 

A sugestão de realizar os festejos juninos – São João de São José e São Pedro de Humildes – com a contratação de artistas e bandas regionais, com cachês bem menores que os cobrados pelas consideradas grandes atrações, será levada à Comissão Especial para o Acompanhamento dos Programas Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca, pelo vereador Roque Pereira.

Ele  concordou com os discursos dos colegas Frei Cal e Marialvo Barreto, nesta segunda-feira (7), advertindo ao Governo Municipal para a possibilidade de manter os eventos, porém com baixos custos na contratação de artistas.

Roque Pereira está representando a Casa da Cidadania, em reunião que a Comissão Especial realiza na tarde de hoje para tratar de vários assuntos, dentre os quais as festas tradicionais do mês de junho.

Morte de ex-motorista do Flu e da FAMFS pode ter sido causada por erro médico

A morte do ex-motorista do Fluminense de Feira e da Fundação de Apoio ao Menor (FAMFS), Raimundo Josué da Conceição Souza, mais conhecido como Deirinho, pode ter sido causada por erro médico. A advertência que está sendo feita por amigos e familiares do falecido foi levada a público pelo vereador Ailton Rios – Ailton Mô, na sessão de hoje (7) da Câmara.

Segundo as informações, Raimundo Sousa foi fazer uma cirurgia em Salvador para retirada de pedras nos rins e morreu. “Há uma suspeita muito grande de erro médico e que durante o procedimento acabou perfurando o pulmão”, disse o vereador, com base em informações de familiares de Deirinho.

Em discurso, Mô falou de sua tristeza com a morte do amigo.“Ele gostava muito de contar piadas. Era um verdadeiro humorista”, afirmou.

De acordo com  Mô, Deirinho era muito querido nos bairros da zona Sul da cidade, como Eucaliptos, Areal, Tomba e no conjunto Feira VII, onde residia há mais de 10 anos. “Esse homem era digno e honrado”, afirmou.

Jovens de Tiquaruçu preferem estudar em Santa Bárbara; município vizinho também estaria dando assistência a funeral de feirenses 

Apesar de morarem em Feira, jovens residentes no distrito Tiquaruçu estariam estudando na cidade de Santa Bárbara, informa o vereador Luiz Augusto – Lulinha. Em discurso na Câmara, nesta segunda-feira (7), ele disse que tem até ônibus escolar a disposição desses alunos.

Lulinha foi informado deste fato em contato com alguns moradores do distrito, que visitou neste fim de semana, precisamente no povoado  Alto do Santo. “Ficamos surpresos, quando ouvimos algumas mães falando sobre o assunto”.

Segundo relato de moradores de Tiquaruçu, diz Lulinha, o município de Santa Bárbara dá “mais suporte a eles do que a Prefeitura de Feira de Santana”.

O vereador acrescentou que se morre alguém em Tiquaruçu, a família da vítima consegue o funeral, o caixão e até ônibus, através da Prefeitura de Santa Bárbara.

“Ao contrário de Feira, onde não existe assistência”, lamentou, salientando que esta situação é inadmissível para uma cidade que tem cerca de 600 mil habitantes.

Zé Curuca cobra do Estado que “faça sua parte” na rodovia de acesso a Humildes 

O Governo Municipal fez sua parte, mas o Estado, até aqui, tem abandonado a BA 513, que liga Feira de Santana ao distrito de Humildes. O protesto é do vereador José Marques – Zé Curuca.

Em discurso na sessão desta segunda-feira (7) da Câmara, ele cobrou providências do governador Jaques Wagner.

 “A parte que pertence ao Município foi resolvida. Reivindiquei e o prefeito Tarcízio Pimenta atendeu. Colocou asfalto bom. Mas a parte do Estado está uma vergonha”, afirmou, indignado.

Segundo Zé Curuca, o governador Jaques Wagner,  em seu primeiro mandato, não colocou “um tijolo sequer” em Humildes, embora tenha sido bem votado lá. “Na reeleição, Wagner disparou de voto em Humildes. Faço um apelo a ele: vamos recapear essa rodovia”.

Zé Curuca lembra que o povo cobra do vereador, “pois acha que temos o poder de fazer obra”. No entanto, esclarece,  vereador apenas reivindica.

Pastor evangélico é homenageado ao completar 20 anos de ministério 

A Igreja Assembleia de Deus Cristianismo Sem Fronteiras, em Feira de Santana, realizará nesta segunda-feira (7) um grande evento comemorativo, em homenagem ao pastor Josué Brandão. A informação é da vereadora Cíntia Machado.

Integrante da igreja, a vereadora disse que os fieis devem se reunir em expressivo número, a partir das 19h, para festejar os 20 anos de ministério do pastor Josué Brandão.

“Esperamos a presença de milhares de pessoas, não apenas de fieis, mas de tantos amigos que o pastor tem em Feira de Santana”, diz a vereadora.

Na mesma data Josué Brandão comemora seus 38 anos de idade. “Pela importância do seu trabalho na nossa igreja, o pastor deverá ser alvo de muitas felicitações, pela dupla comemoração de hoje”, assinala Cíntia.

Casa lotérica de Humildes não está funcionando; Zé Curuca diz que parada é para manutenção de máquinas 

“A casa lotérica do distrito de Humildes está fechada. Eu não sei os motivos, espero apenas que não seja cooperativa que esteja dando mais dinheiro do que loteria”.  O alerta é do vereador Marialvo Barreto .

Em  discurso na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (7), ele disse que foi feito uma publicidade enorme em relação à construção e inauguração da casa lotérica de Humildes e, atualmente, o equipamento se encontra desativado.

O vereador Luiz Augusto – Lulinha questionou o colega José Marques – Zé Curuca sobre a questão da  casa lotérica: “Se encontra fechada, realmente?”

Zé Curuca disse que a empresa paralisou temporariamente o serviço para que seja feito manutenção das máquinas. “Estou adotando providências. Estive com a CEF e com a  proprietária da empresa. Esta semana as atividades devem ser retomadas”, afirmou.

Vereador diz que deputados petistas votados em Feira nada trazem para o Município 

“O que os deputados do PT votados em Feira de Santana trouxeram para o Município?” A indagação foi feita nesta segunda-feira (7) pelo vereador  Ewerton Carneiro – Tom , em discurso na Tribuna da Câmara.

Segundo ele, candidatos que se elegeram com apoio de votos do eleitorado feirense não estão dando a menor atenção à cidade. E responsabiliza o deputado estadual Zé Neto. “Foi ele quem trouxe esses candidatos”.

O vereador disse que agradece hoje a colegas que o recomendaram a apoiar, para deputado, candidato da cidade. E reconhece o trabalho que está sendo realizado pela deputada estadual Graça Pimenta.

“Esta deputada, sim, tem contribuído com Feira de Santana”, declarou, em relação à parlamentar, que é esposa do prefeito Tarcízio Pimenta.

Tom acredita que Neto não logrará êxito em sua tentativa de chegar à Prefeitura. “O deputado, que é líder do Governo do Estado na Assembleia, quer ser candidato na tora. O preferido do PT em Feira era Sérgio Carneiro. Ele (Neto) vai tomar pau (nas eleições)”.

Marialvo critica “montagem da lei” de reajuste dos professores e diz que corte de ponto é “inadmissível” 

O vereador Marialvo Barreto, que faz parte da bancada de sustentação do governo Jaques Wagner, critica a forma como foi elaborado o projeto de reajuste dos professores da rede estadual.

A categoria está em greve há quase três semanas, em toda a Bahia, reivindicando os 22% que foram aplicados pela União ao Piso Nacional do Magistério.

“O governador Jaques Wagner foi mal assessorado na montagem da lei que concede ganhos salariais aos professores”, afirmou o petista, em discurso na Tribuna da Câmara.

 Segundo ele, a lei saiu com “defeito muito grande”. Marialvo diz que os problemas relacionados à proposta governamental “levam a este vereador entender que a categoria tem razão de estar em greve”, disse o petista.

Também professor – ele leciona na Universidade Estadual de Feira de Santana e em escolas da rede privada – Marialvo ressaltou que considera “inadmissível” o corte nos salários dos professores.

Seu discurso motivou elogios do vereador Luiz Augusto: “Marialvo é governista, mas isto não tem impedido que ele mantenha sua postura histórica de defensor dos trabalhadores. Os professores deverão reconhecer seus esforços e ajudar a reelegê-lo”, afirmou.

Lei que determina aos shoppings manter serviço de pronto-atendimento médico não é cumprida

A lei municipal que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de departamento médico nos shoppings center e grandes centros comerciais não está sendo cumprida em Feira de Santana, adverte o vereador David Neto, autor da proposição.

Em discurso na Câmara, ele cobrou da Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) que fiscalize a referida lei, alegando que já houve vários casos de desmaios dentro do Boulevard Shopping e galerias da cidade.

“Será que vai precisar ter um óbito nesses locais para colocar em prática esse serviço de pronto-atendimento médico?”, questionou.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108263 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]