Seminário sobre Tecnologia em Resíduos fará parte da comemoração do Dia do Meio Ambiente em Feira de Santana. Confira notícias da PMFS

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima terça-feira (05/06/2012), será lembrado em Feira de Santana com a realização do Seminário Municipal de Tecnologia em Resíduos, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam).

A abertura do evento está prevista para as 9 horas, seguida da apresentação da palestra “Modernização da Gestão Municipal dos Serviços de Limpeza Urbana”, que será ministrada às 9h30 pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro. Na sequência, haverá a palestra “O Modelo de Parque Tecnológico de Foz do Iguaçu”, que será proferida pelo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Aristóteles Rios.

A programação inclui também a abordagem do tema “A proposta CTR – Centro Municipal de Transferência de Tecnologia em Gestão de Resíduos”, pelo professor especialista em Gestão de Resíduos, Luiz Mário Queiroz Lima. “Gestores de outros municípios foram convidados para participar do Seminário, que visa favorecer a troca de experiência entre municípios sobre o manejo, tratamento e destino final de resíduos sólidos”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho.

O evento é aberto ao público em geral. A inscrição é gratuita e deve ser feita na Semmam, localizada na rua Leonilda Bacelar, número 222, bairro Kalilândia. Já a 3ª edição da Pedalada Ecológica vai ocorrer no mês de setembro, durante a comemoração da Semana da Árvore. São esperados cerca de 600 ciclistas.

Os participantes vão percorrer a avenida Getúlio Vargas desde o estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria até o viaduto Francisco Pinto, onde deverão fazer o retorno e encerrar as atividades no mesmo ponto de partida. A inscrição é um quilo de alimento não perecível e deve ser feita na Semmam.

CDL de Feira completa 50 anos

Fatos que marcaram a história da Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL) e a pujança do comércio local foram assuntos destacados na solenidade de comemoração pelos 50 anos da entidade, realizada na noite desta quarta-feira (30/05/2012).

Fundada em 09 de maio de 1962 por um grupo de 14 empresários do comércio varejista do município, a CDL atua no mercado como uma entidade de classe voltada para defesa dos direitos e dos interesses dos lojistas e consumidores de Feira e região.

Na oportunidade, o presidente da CDL, Alfredo Falcão, lembrou que no ano da fundação da entidade Feira de Santana possuía 141 mil habitantes, sendo que 51% residiam na zona rural. “Hoje o município tem uma população estimada em 562 mil habitantes, com apenas 9% morando na zona rural. Nesses 50 anos, Feira se desenvolveu bastante e a CDL continua atenta para acompanhar esses passos tão largos”, declarou, agradecendo a colaboração de todos os diretores anteriores e apoio das instituições associadas à entidade.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia, Antoine Tawil, observou a importância do varejo para o comércio do Estado. “O varejo representa 60% da arrecadação do Estado e é responsável por 58% do total de empregos. Em março o Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia teve crescimento de 13%, bem superior que o aumento registrado nos demais estados do país. A participação do varejo nesse crescimento foi de 80%. Então a noite hoje deve ser mesmo de festa”, considerou.

A solenidade contou com a presença de autoridades, funcionários, ex diretores e presidentes da CDL, além de associados. O secretário municipal de Educação, José Raimundo de Azevedo, representou o prefeito Tarcízio Pimenta e compôs a mesa no evento.

Também participaram do ato compondo a mesa, o ex presidente e fundador da CDL, José Falcão; o presidente da Associação Comercial de Feira de Santana, Armando Sampaio; o presidente da Associação Comercial da Bahia, Clóves Cedraz; e o diretor do Centro Industrial do Subaé (CIS), André Régis. A comemoração foi encerrada com apresentação do coral Coronline.

Limpeza de terreno desocupado

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, realizou na manhã de terça-feira (29) a limpeza do terreno localizado no Loteamento Tropical, bairro Calumbi. A área, pertencente à Prefeitura de Feira de Santana, estava sendo ocupada por diversas famílias que foram removidas do local durante operação da Guarda Municipal na segunda-feira (28/05/2012).

Na oportunidade, foi realizado mutirão de limpeza no bairro. A ação resultou na remoção de seis caçambas de lixo e quatro caçambas de entulho. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, foram ao chegarem no local foram encontradas seis pessoas abrigadas novamente no terreno.

“Removemos, novamente, estas pessoas que já haviam sido retiradas do local durante a ação de segunda-feira. Identificamos, ainda, locais demarcados para construção de imóveis nas proximidades do canal. Todo material proveniente da ocupação irregular do terreno, como piquetes de madeira e materiais de construção como blocos, terra, brita e pré-moldados, foi removido e a área está limpa”, destacou.

Arborização em ritmo acelerado

Em apenas uma semana a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes, já assentou mais de mil novas árvores em diversos pontos da cidade. O projeto Feira Mais Verde visa arborizar todo o Município até o mês de dezembro. Nesta quarta-feira (30/05/2012), o plantio está sendo realizado nas avenidas Getúlio Vargas, Maria Quitéria e Franco Manoel da Silva, na Cidade Nova.

Na terça-feira (29/05/2012) foi à vez do Colégio Estadual de Jaguara, localizado no distrito de Jaguara, receber novas mudas de espécies como: Cedro, Cajá, Espatódia, Aroeira Pimenta, Angico e Sapucaia. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, as arborizações da cidade continuam em ritmo acelerado.

“Em pouco tempo a cidade já começou a ganhar uma nova aparência. Contamos com a colaboração de outras instituições, para que possam estar doando mais mudas de arvores”, pontua.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106708 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]