Protesto de estudantes coloca a vida de animais em risco na UEFS

Juarez Duarte Bomfim.
Juarez Duarte Bomfim.

Um protesto de estudantes, que impedem o acesso à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), coloca em risco a vida de 1,2 mil animais usados como cobaias em pesquisas nos laboratórios da instituição. Os bichos podem morrer de fome porque os professores estão impossibilitados de entrar na Uefs para alimentá-los. Segundo as denúncias dos pesquisadores, a alimentação e a limpeza dos locais onde vivem os animais precisam ocorrer diariamente, mas estão suspensas há três dias.

“Os animais vão entrar em inanição e eles começam a fazer autofagia, as mães comendo os filhotes, e isso vai causar um dano ao patrimônio público da Uefs”, reclama a professora Marilene Rocha em entrevista à TV Bahia. Os alunos ocuparam o restaurante universitário há uma semana para denunciar a falta de higiene e a má qualidade dos alimentos servidos. Na segunda (16/05/2012), eles fecharam com sofás e pedaços de madeira a entrada principal da Uefs.

Alunos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) usaram sofás e pedaços de madeira para fechar o acesso ao campus da instituição e interromper as aulas na segunda-feira (16). Os manifestantes reivindicam, desde a última quarta (11), melhorias na qualidade dos alimentos oferecidos pelo restaurante universitário e denunciam a falta de higiene e a má qualidade dos produtos servidos. Os estudantes exigem ainda que as refeições sejam gratuitas não apenas para os residentes, mas também para os chamados “residentes excedentes”, alunos abrigados por outros nos imóveis da instituição.

Em nota oficial, a reitoria da Uefs afirmou que analisará as denúncias junto com a Comissão de Boas Práticas em Fabricação de Alimentos e redobrará a fiscalização. O comunicado diz ainda que um novo processo licitatório para o estabelecimento está em andamento, ‘”inclusive com a possibilidade de funcionamento do restaurante em finais de semana”. (Informações do G1). O impasse continua na manhã de 18/4.

 *Com informações do site Baia Notícias.

Juarez Duarte Bomfim
Sobre Juarez Duarte Bomfim 740 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]