Professor Luciano Ribeiro palestra na comemoração dos 36 anos da Uefs

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A “Criação da Universidade Estadual de Feira de Santana sob o Olhar do Movimento Estudantil” é o tema da palestra que será proferida pelo professor Luciano Ribeiro dos Santos para comemorar os 36 anos da Instituição, que serão completados em 31 de maio. O evento será realizado no dia 1º de junho de 2012, às 19h, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e vai contar com a apresentação cultural do Seminário de Música da Uefs.

Educador por vocação, Luciano Ribeiro carregou os conhecimentos acumulados desde as primeiras séries no Seminário Diocesano, o ginasial no Ginásio Tiradentes em Aracaju (SE), e no Colégio Municipal Joselito Amorim, em Feira de Santana, além do Ensino Fundamental, no Colégio Santanópolis, até licenciar-se em Letras pela Uefs. As atividades trabalhistas o levaram sempre à Educação, seja lecionando Literatura Brasileira, Língua Portuguesa, Redação ou História da Educação, seja atuando como coordenador pedagógico em instituições de ensino públicos e particulares.

Militante, lutou contra a ditadura militar ao lado de feirenses como o ex-prefeito e ex-deputado federal Francisco Pinto (Chico Pinto), já falecido.

Trajetória da Uefs

Desenvolver um projeto de universidade alicerçada nos valores da democracia, transparência, autonomia, ser socialmente referenciada e atuar de maneira responsável no sentido de que a excelência acadêmica avance cada vez mais. Esses são os princípios norteadores da Uefs

A Instituição tem desempenhado esforços no sentido da crescente qualificação dos cursos de graduação, através de uma série de propostas e ações que denotam políticas articuladas de apoio e desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como apontam para a construção coletiva de ambiente crítico e construtivo do conhecimento, do comprometimento social, da cidadania.

Neste sentido, estão sendo implementadas ações de permanente qualificação dos docentes, atualização e aprimoramento de currículos dos cursos, investimentos na infra-estrutura, ampliação do acervo do Sistema de Bibliotecas e criação de uma política de permanência estudantil que pode ser considerada uma das mais avançadas do Brasil, primando pela qualidade na formação discente.

Nos seus 36 anos de implantação, a Uefs tem cumprido o objetivo social de formar cidadãos que venham a exercer tanto liderança profissional e intelectual no campo de atividades que se propõem, quanto a ter responsabilidade social. “A meta é que os egressos sejam capazes de desempenhar, propositivamente, o papel na definição dos destinos da sociedade brasileira”, conforme salienta o reitor José Carlos Barreto de Santana.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111097 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]