Primeira prótese auditiva implantável chega ao Brasil

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Deficientes, com perda parcial de audição, já podem comemorar a chegada ao Brasil do primeiro aparelho de amplificação sonora implantável. Após recente liberação da Anvisa, a prótese, de origem norte americana (EUA), que parecia inacessível à população, em função do seu alto custo, já tem cobertura prevista por planos de saúde conveniados. É o que assegura o médico otorrinolaringologista baiano, Marcos Juncal, único especialista do Norte/ Nordeste habilitado a fazer o procedimento cirúrgico. “A garantia de seguridade está por se tratar de uma prótese, de caráter corretivo, e não, um artefato externo”, esclareceu.

Estão com os dias contados as sucessivas trocas de bateria, preconceito, inflamações, má captação de som, chiados, incômodos frequentes, comuns aos usuários de aparelhos auditivos. A nova tecnologia é totalmente implantável através de procedimento cirúrgico, onde é feita uma pequena incisão de 2,5 centímetros atrás da orelha. “A prótese é feita de titânio, material que o organismo não rejeita e que não precisa ser trocado com o tempo. A cirurgia não tem contra-indicação, nem oferece risco de vida ao paciente, que já recebe alta do hospital no dia seguinte ao procedimento”, declarou o médico Marcos Juncal, lembrando que o aparelho é acionado por controle remoto.

O médico 

Marcos Juncal é mestre em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e coordenador do programa de implantes auditivos do Hospital Santa Izabel e da Otorrinoclin. Além disso, Juncal é o pioneiro em implantes no Norte e Nordeste e ganhou notoriedade com o dispositivo Baha, prótese de transmissão sonora por vibração óssea indicado para pacientes com deformidades na orelha, de origem hereditária ou tumoral.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108106 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]