Primeira prótese auditiva implantável chega ao Brasil

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Deficientes, com perda parcial de audição, já podem comemorar a chegada ao Brasil do primeiro aparelho de amplificação sonora implantável. Após recente liberação da Anvisa, a prótese, de origem norte americana (EUA), que parecia inacessível à população, em função do seu alto custo, já tem cobertura prevista por planos de saúde conveniados. É o que assegura o médico otorrinolaringologista baiano, Marcos Juncal, único especialista do Norte/ Nordeste habilitado a fazer o procedimento cirúrgico. “A garantia de seguridade está por se tratar de uma prótese, de caráter corretivo, e não, um artefato externo”, esclareceu.

Estão com os dias contados as sucessivas trocas de bateria, preconceito, inflamações, má captação de som, chiados, incômodos frequentes, comuns aos usuários de aparelhos auditivos. A nova tecnologia é totalmente implantável através de procedimento cirúrgico, onde é feita uma pequena incisão de 2,5 centímetros atrás da orelha. “A prótese é feita de titânio, material que o organismo não rejeita e que não precisa ser trocado com o tempo. A cirurgia não tem contra-indicação, nem oferece risco de vida ao paciente, que já recebe alta do hospital no dia seguinte ao procedimento”, declarou o médico Marcos Juncal, lembrando que o aparelho é acionado por controle remoto.

O médico 

Marcos Juncal é mestre em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e coordenador do programa de implantes auditivos do Hospital Santa Izabel e da Otorrinoclin. Além disso, Juncal é o pioneiro em implantes no Norte e Nordeste e ganhou notoriedade com o dispositivo Baha, prótese de transmissão sonora por vibração óssea indicado para pacientes com deformidades na orelha, de origem hereditária ou tumoral.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111056 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]