Presidente da Câmara de Feira de Santana, Ribeiro, afirma que: “Papel da oposição é criticar, mas também deve apontar soluções. Confira debates da CMFS

Antônio Francisco Neto (Ribeiro): “Recentemente, a Prefeitura inaugurou uma importante obra de infraestrutura da rua Araújo Pinho. O Colégio Chico Mendes foi inaugurado dias atrás com uma bela estrutura, 14 salas e quadra de esportes. Mas isto não é observado”. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Antônio Francisco Neto (Ribeiro): “Recentemente, a Prefeitura inaugurou uma importante obra de infraestrutura da rua Araújo Pinho. O Colégio Chico Mendes foi inaugurado dias atrás com uma bela estrutura, 14 salas e quadra de esportes. Mas isto não é observado”. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Antônio Francisco Neto (Ribeiro): “Recentemente, a Prefeitura inaugurou uma importante obra de infraestrutura da rua Araújo Pinho. O Colégio Chico Mendes foi inaugurado dias atrás com uma bela estrutura, 14 salas e quadra de esportes. Mas isto não é observado”. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Antônio Francisco Neto (Ribeiro): “Recentemente, a Prefeitura inaugurou uma importante obra de infraestrutura da rua Araújo Pinho. O Colégio Chico Mendes foi inaugurado dias atrás com uma bela estrutura, 14 salas e quadra de esportes. Mas isto não é observado”. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)

Papel da oposição

Criticar e mostrar soluções. Este deveria ser o exercício político da oposição, recomenda o vereador Antônio Francisco Neto – Ribeiro.

Em discurso esta semana na Câmara Municipal, o presidente da Casa da Cidadania disse que oposicionistas do Governo Tarcízio Pimenta não observam aspectos positivos da administração.

“Recentemente, a Prefeitura inaugurou uma importante obra de infraestrutura da rua Araújo Pinho. O Colégio Chico Mendes foi inaugurado dias atrás com uma bela estrutura, 14 salas e quadra de esportes. Mas isto não é observado”, avaliou.

 Para o experiente vereador, exercer a oposição não é só “criticar e bater” ou “querer que dê tudo errado para ter motivo de falar”.

 Entre ações positivas do Governo, lembrou ainda que os professores da rede municipal tiveram uma rápida negociação salarial e se encontram em sala de aula, enquanto o Governo do Estado enfrenta uma greve de mais de 40 dias.

 Observou que o prefeito Tarcízio Pimenta tem respeitado a oposição, “inclusive deixando de revidar a ataques pessoais”.

Frei Cal cobra projeto sobre eventos oficiais do Município; Maurício diz que matéria será apresentada em breve

O Governo Tarcízio Pimenta está sendo mais uma vez cobrado, pelo vereador Frei Cal, de apresentar à Câmara o projeto de lei com a relação das festividades locais considerados eventos do calendário oficial do Município.

Em discurso esta semana na Casa da Cidadania o peemedebista apelou ao líder do Governo, Maurício Carvalho, que tente acelerar esse processo na administração. “Há meses se espera o encaminhamento desta matéria”, observou.

Vários projetos propondo a inclusão de eventos no calendário oficial do Município se encontram no Departamento Legislativo da Câmara aguardando pela apresentação de matéria que o Executivo se comprometeu de encaminhar.

Maurício disse que o professor Cazumbá, que faz parte da assessoria do prefeito Tarcízio Pimenta, fez uma detalhada análise sobre eventos municipais nos últimos 10 anos.  “Está sendo preparado um projeto com muito critério”, disse ele.

Vereadores do DEM acreditam no apoio tucano a José Ronaldo 

“Noventa por cento do PSDB estão dispostos a apoiar José Ronaldo”, estima o vereador Sargento Joel; “o PSDB pode vir para a base de apoio de Ronaldo”, afirma Justiniano França.

Sargento Joel e Justiniano, ambos do DEM acreditam que os tucanos vão marchar com o pré-candidato democrata José Ronaldo e que este fato pode deixar em situação delicada vereadores que hoje integram o partido e fazem parte da bancada do prefeito Tarcízio Pimenta na Câmara.

Justiniano se dirigiu ao colega Zé Curuca, que milita no PSDB e esta semana anunciou seu apoio à reeleição de Tarcízio.

Zé Curuca esclareceu que o dirigente local do partido, o ex-deputado Humberto Cedraz, “já nos deixou a vontade para apoiar quem quisesse”.

Justiniano, então, voltou a argumentar: “Fidelidade política é importante, mas o PSDB pode vir a apoiar Ronaldo e, nesse caso, o senhor incorreria em infidelidade partidária, que pode lhe causar transtornos”, advertiu.

Vereador cobra outra vez recapeamento de rodovia que dá acesso a Humildes; Ângelo diz que irá ao Derba 

As precárias condições da BA 513, que dá acesso ao distrito de Humildes pela BR 324 – de responsabilidade do Governo do Estado -, foram mais uma vez tema de protesto na Câmara de Feira de Santana pelo vereador Zé Curuca.

O vereador Ângelo Almeida, da base do governo Jaques Wagner na Câmara, disse que o Derba vai realizar uma intervenção na rodovia, nos próximos dias.

“Quando passar a chuva, vou conversar com Jaime Cruz, do Derba, para que possamos melhorar as condições de trafegabilidade desta BA”, comprometeu-se o petista.

Zé Curuca disse que vem cobrando desde que assumiu o mandato o recapeamento da BA 513.  “São 4,5 quilômetros esburacados. Está uma vergonha”, afirmou. Ele agradeceu a Ângelo por estar dando atenção ao problema.

Caixa ouviu testemunha sobre pedido de reunião no Feira X sobre o Minha Casa, Minha Vida

As suspeitas de irregularidades nos procedimentos de inscrição e seleção para o Programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana, têm uma testemunha, segundo o vereador Ângelo Almeida.

Ele já apresentou à direção da Caixa Econômica Federal uma pessoa que teria sido solicitada a realizar reunião no bairro Feira X para tratar de inscrições no programa.

O encontro, conforme Ângelo, teria sido articulado por um pastor evangélico ligado ao Governo Municipal. “O cidadão disse em alto e bom som que foi chamado pelo pastor Roque Hudson, que pediu a reunião na casa dele, no bairro dele”.

De acordo com o vereador, o rapaz teria se recusado a promover a reunião, respondendo que não conhecia ninguém no bairro e que morava há pouco tempo.

“Eu disse que ia dar nome aos bois e vou dar”, afirmou o petista. Depois de se negar a organizar o encontro, “o nome dele (da testemunha) evaporou da lista”, assinalou.

Ângelo tem informações de que haveria um “acordo” do Governo com setores da Igreja Evangélica local: “comenta-se que existem listas na Serraria Brasil e que a esposa do pastor estaria à frente”.

Líder governista diz que vota favorável a futuro projeto contemplando alunos de EAD e curso técnico com meia-passagem 

O líder da bancada governista na Câmara, Maurício Carvalho, garantiu, em discurso na Casa esta semana, que apoiará um novo projeto que venha a ser apresentado beneficiando estudantes de cursos técnicos ou profissionalizantes, além de alunos das faculdades de ensino à distância (EAD), com meia-passagem no transporte urbano.

Ele não pôde estar presente na votação de um projeto com essa finalidade, de autoria do vereador Marialvo Barreto, recentemente. “Infelizmente precisei me ausentar, mas se aqui estivesse, votaria favorável à matéria”, afirmou.

 Maurício lembra que fez negociação com o autor do projeto propondo a redução da quantidade de meia-passagem para os que seriam contemplados, de 100 para 50 unidades mensais.

A sugestão foi objeto de emenda apresentada ao projeto. “Se em qualquer tempo matéria de conteúdo semelhante voltar ao plenário, e aqui estiver, meu voto será favorável”, assegurou.

O vereador Justiniano França deverá apresentar ainda este ano um novo projeto, contemplando primeiro os alunos de EAD com o benefício.

Galpão construído com licença municipal falsa em área de lagoa no Novo Horizonte 

Uma falsa licença municipal foi descoberta na construção de um galpão na área da Lagoa do Mundel, localizada no bairro Novo Horizonte, em Feira de Santana. A informação é do vereador Marialvo Barreto.

 “O empresário apresentou a licença municipal para construir, mas a Prefeitura descobriu que era falso”, disse o vereador. Ele próprio denunciou a construção irregular, na lagoa que fica próximo do posto Chapéu de Couro.

Ao tomar conhecimento do galpão que estava sendo erguido, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, prontamente enviou equipe ao local e embargou a obra, informa Marialvo.

“Embargou, mas o estrago já estava feito”, observa o vereador. Quanto à fraude com a documentação oficial da Prefeitura, Marialvo lembra que constitui crime e deve ser apurado.

Muro na lagoa do Prato Raso

 Segundo ele, outro crime ambiental está ocorrendo na lagoa do Prato Raso, na avenida José Falcão. “Aterraram uma área dentro da lagoa novamente e um muro foi levantado no local”.

 Chamou a atenção dos fiscais da Prefeitura. “É impressionante como todos vêem essa ocupação ilegal, menos os fiscais do Município”, criticou.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]