Prefeitura de Vitória da Conquista decreta situação de emergência

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, a 509 km de Salvador, é um dos diversos municípios baianos impactados diretamente pela seca que tem atingido o estado nos últimos meses. Em virtude desse longo período de estiagem, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do decreto nº 14.437, de 24 de maio de 2012, declarou situação de emergência em todo o município. Anteriormente, apenas as áreas do semiárido que integram o território municipal e mais o distrito de Inhobim estavam em estado de emergência.

Terceira maior cidade do estado, com 300 mil habitantes, conforme orientação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), já está passando por racionamento no serviço de oferta de água. Além disso, também é possível contabilizar os estragos e prejuízos que a seca tem causado aos agricultores, ao impedir o plantio e a formação de pastagens para os animais. Segundo a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), na safra de 2011/2012, todas as culturas de ciclo curto não sobreviveram a pouca quantidade de chuvas verificadas até o momento. A cafeicultura já acumula perda de 50%.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]