ONU lança concurso de redação 2012 para estudantes universitários

Ganhadores encontrarão Secretário-Geral em Nova York.
Ganhadores encontrarão Secretário-Geral em Nova York.
Ganhadores encontrarão Secretário-Geral em Nova York.
Ganhadores encontrarão Secretário-Geral em Nova York.

Um concurso de redação, para estudantes universitários, vai levar três ganhadores a Nova York, para se encontrar com o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon. O concurso está sendo organizado pela iniciativa Impacto Acadêmico das Nações Unidas, Unai, e pela organização americana Brookings Institute. O tema é: interdependência global e direitos individuais.

Os candidatos deverão elaborar, em inglês, um discurso imaginário do Secretário-Geral, que seria feito durante a abertura da Assembleia Geral da ONU. O concurso está aberto a alunos matriculados em universidades de todo o mundo.

Tema

O tema da redação é interdependência global contrastada aos direitos individuais. O discurso deve refletir sobre as responsabilidades e direitos do cidadão global, em uma era onde os problemas mundiais são cada vez mais resolvidos em conjunto.

O artigo 28 da Declaração Universal dos Direitos Humanos defende uma ordem internacional onde os direitos de todos possam ser plenamente realizados.
A iniciativa da Unai foi lançada pelo Secretário-Geral Ban Ki-Moon em novembro de 2010. Ela visa promover uma melhor interação entre a ONU e instituições de ensino superior do mundo inteiro.

*Camilo Malheiros Freire, da Rádio ONU em Nova York.*

Sobre Carlos Augusto 9514 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).