Vereador feirense Zé Curuca confirma apoio a Tarcízio Pimenta e nega participação em evento promovido por José Ronaldo. Confira debates da CMFS

Vereador José Marques de Messias (Zé Curuca) reafirma apoio a Tarcízio Pimenta.
Vereador José Marques de Messias (Zé Curuca) reafirma apoio a Tarcízio Pimenta.
Vereador José Marques de Messias (Zé Curuca) reafirma apoio a Tarcízio Pimenta.
Vereador José Marques de Messias (Zé Curuca) reafirma apoio a Tarcízio Pimenta.

Zé Curuca confirma apoio a Tarcízio; por isto, não irá a evento de Ronaldo

Convidado para o evento da próxima sexta-feira (25/05/2012), de lançamento da pré-candidatura de José Ronaldo a prefeito, pelo DEM, o vereador José Marques – Zé Curuca disse, nesta terça-feira (22/05/2012), na Câmara, que não deverá estar presente.

Segundo ele, estará impedido de prestigiar o encontro pelo fato de que apoiará, para o Executivo, o atual prefeito Tarcízio Pimenta.

“Ronaldo é um amigo. Aprendi a gostar dele. Estou vereador agradeço a Deus, minha família, a Ronaldo e ao prefeito Tarcízio”, disse Zé Curuca. Lembrou do seu apoio às candidaturas para deputado federal de Jairo Carneiro e Fernando de Fabinho a pedido de Ronaldo. Também por recomendação dele, apoiou Tarcízio para prefeito.

Segundo Zé Curuca, Ronaldo o ajudou, “mas também contribui muito com o governo dele”. “Recebi uma ligação do ex-prefeito me convidando para a reunião na CDL. Agradeço a atenção. Não tenho nada contra ele, muito pelo contrário, mas infelizmente não vou poder comparecer. Tarcízio é o meu candidato”, afirmou.

O vereador salientou que se pudesse, apoiaria os dois. “Mas já me decidi. Peço desculpas a Ronaldo. Vou pedir votos para Tarcízio”. Observou que, em campanha, respeitará o eleitor que faça opção pelo ex-prefeito. “Tem eleitor que nos diz: voto no vereador, mas em fulano não. Ou vice-versa. Vou deixar que ele mesmo decida”.

Ribeiro apela a Zé Curuca por “apoio integral” a Tarcízio

O presidente da Câmara de Feira de Santana, Antônio Francisco Neto – Ribeiro elogiou, nesta terça (22), a postura do seu colega vereador José Marques – Zé Curuca, que anunciou apoio à reeleição do prefeito Tarcízio Pimenta.

“O senhor está com o dever cumprido com o ex-prefeito José Ronaldo. Todas as tarefas que ele lhe deu o senhor cumpriu”, afirmou, em discurso na Tribuna da Câmara.

Momentos antes, Zé Curuca havia relatado os apoios que deu, nos últimos anos, para políticos indicados por Ronaldo – entre os quais os deputados Jairo Carneiro e Fernando de Fabinho e ao próprio Tarcízio.

Ribeiro fez um apelo ao vereador: “eu espero que vossa excelência apoie o prefeito junto com os seus correligionários de forma integral”.

Câmara autoriza Prefeitura a abrir crédito especial para combate à seca

A Prefeitura de Feira de Santana estará autorizada a abrir crédito especial da ordem de R$ 130 mil para investimento em ações de combate à estiagem prolongada que assola a zona rural de Feira de Santana.

O projeto de lei concedendo a autorização foi aprovado em primeira e segunda votação, nesta terça-feira (22), por unanimidade, na Câmara Municipal.

A matéria tramitou em regime de urgência. Uma sessão extraordinária foi convocada pelo presidente Ribeiro para que fosse viabilizada a segunda votação imediatamente.

As medidas que devem ser adotadas são decorrentes de acordo firmado pela Coordenação de Defesa Civil do Município com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

Angelo Almeida: “medida importante para execução de ações”

O vereador Ângelo Almeida destacou a importância da aprovação do projeto, desde que, em sua análise, ajudará as pessoas que estão em dificuldade por conta da seca.
“A verba é importante para a execução de ações que beneficiarão a população da zona rural, que está em dificuldade”, afirmou.
O petista lembra que as chuvas que têm caído nos últimos dias em Feira de Santana não são suficientes para acumular água nos tanques, nem para dar segurança ao plantio.

Novo projeto deve contemplar apenas alunos de EAD com meia-passagem

Um projeto de lei propondo benefício da meia-passagem no transporte urbano para os estudantes dos cursos de Ensino à Distância (EAD), será apresentado à Câmara de Feira de Santana. A iniciativa é do vereador Justiniano França.

Na segunda-feira (21), foi rejeitado por maioria dos votos, projeto de autoria do vereador Marialvo Barreto que contemplaria não apenas os alunos de EAD, mas também os que frequentam cursos técnicos e profissionalizantes.

A vereadora Gerusa Sampaio disse que apoiará a proposta de Justiniano. “Não aprovamos o projeto do colega Marialvo pelo fato de que englobaria todos os cursos profissionalizantes”, disse ela.

“A intenção foi ótima”, afirma Gerusa, mas alguns cursos profissionalizantes têm incentivo federal, vale-transporte da Casa do Trabalhador. “A tarifa ficaria muito mais alta e a comunidade pagaria a conta”, salienta.

Segundo a vereadora, é preciso separar os cursos de EAD dos profissionalizantes, em um projeto dessa natureza. “Estamos viabilizando uma forma de conseguir, algo equilibrado, comedido, mas não da forma que foi elaborada”, observou, referindo-se a futura proposição de Justiniano.

Agentes da SMT retardam presença e trânsito para por 40 minutos, no centro, devido a acidente

Quarenta minutos, foi o tempo em que permaneceu o vereador Frei Cal, com seu automóvel parado nas proximidades do Hospital Emec, devido a um acidente de trânsito ocorrido com um ônibus da empresa Princesinha e um automóvel particular.

Na opinião do vereador, esta é uma situação absurda para uma cidade que se diz desenvolvida. “Levar 30, 40 ou 50 minutos para resolver um pequeno problema de trânsito é um atraso. Isso não é desenvolvimento”, disse ele.

Para o vereador, problemas dessa ordem ocorrem porque os prepostos da SMTT não aparecem rapidamente para resolver situações adversas.

Frei Cal disse que a desorganização no trânsito de Feira de Santana e a fragilidade dos órgãos competentes “são frutos de uma cidade que não tem comando, que está sendo conduzida de qualquer forma”.

Em discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, ele cobrou uma atuação mais contundente da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para organizar o trânsito da cidade. Após entrega de viaturas, agentes sumiram, afirma Marialvo.

“No dia que entregaram aquelas viaturas aos agentes municipais de trânsito, eles sumiram do centro da cidade; não tem mais ninguém para fiscalizar e orientar pedestres e motoristas”. A constatação é do vereador Marialvo Barreto.

De acordo com o vereador, as viaturas da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) “só atendem aos chamamentos de acidentes e mais nada”.

CEF recomendou suspensão de inscrições para o “Minha Casa”, mas Tarcízio “atropelou” orientações, diz Angelo

O prefeito Tarcízio Pimenta não acolheu recomendação da Caixa Econômica Federal para que não fossem reabertas inscrições do programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana. A informação é do vereador Angelo Almeida.

Segundo o vereador, em discurso na sessão desta terça-feira (22) da Câmara Municipal, a CEF enviou três ofícios este ano ao Poder Executivo, com a recomendação. O mais recente documento é datado de 9 de maio.
“Óbvio que se a Caixa faz um pedido dessa natureza, tem razões para tal. Se solicita ao Município para não reabrir inscrição, há indícios de corrupção”, disse o petista. No entendimento de Angelo, a Prefeitura teria de pelo menos dar uma resposta. “Mas nem isto fez. Reabriu inscrições atropelando as recomendações”.

As informações foram obtidas pelo vereador em uma reunião que manteve com dirigentes da Caixa Econômica Federal, recentemente. Um representante da instituição, segundo ele, apresentou o fato no encontro, mas não entregou cópia dos ofícios para documentar. “Eu disse na ocasião que iria levar a público essa história”.

Elogiada reportagem de jornal sobre efeitos da seca

Uma reportagem publicada na edição desta terça (22), pelo jornal local “Folha do Estado”, sobre os efeitos da seca na zona rural do Município, mereceu cumprimentos do vereador Ronny, em discurso na Câmara.

Foi uma ampla reportagem de duas páginas. Segundo o vereador, o jornal diário mobilizou 10 pessoas, que foram as comunidades dos oito distritos do município de Feira de Santana.

“Quero parabenizar a diretoria do “Folha do Estado” por estar vivenciando também as dificuldades junto aos moradores”, afirmou.

O vereador disse que vai solicitar oficialmente à Câmara o arquivamento do conteúdo jornalístico.

Motorista de táxi está com medo de pegar passageiro, afirma vereador

Motoristas de táxi em Feira de Santana se encontram com receio, atualmente, de pegar passageiros. A advertência é do vereador Sargento Joel.

“Vários taxistas deixaram de pegar passageiros porque ficam como receio de ser um delinquente”, disse ele, em discurso na Câmara, nesta terça-feira (22).

Ao apelar às autoridades por mais segurança, o vereador ressaltou que os motoristas de táxi estão sofrendo com os assaltos que acontecem rotineiramente na cidade de Feira de Santana.

Lembrou que vários pais de família já foram mortos por ladrões: “a classe está vulnerável”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108624 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]