Medo da mãe: crianças fogem de casa e procuram creche em Feira de Santana

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Duas crianças: uma de 12 e outro de 8 anos fugiram de casa na tarde desta quinta-feira (24/05/2012). O motivo é que os menores alegam maus tratos por parte da mãe: as crianças não aguentavam mais apanhar.

Os dois menores, juntamente com o pai José Felino de Jesus e a mãe Jucicleide Santos Silva, ambos 36 anos foram encaminhados para o Complexo Policial Investigador Bandeira.

A representante do Conselho Tutelar, que não quis ser identificada, disse que recebeu a denuncia através da Creche Tio Jonas, localizada no bairro Conceição.

“Eles não sabiam como chegar até a nós (Conselho Tutelar). A de 12 anos, fugiu de casa, levando uma das palmatórias que a mãe espancava e procurou a Creche Tio Jonas, onde relatou todo o fato”.

A conselheira afirmou ainda que, “depois que a criança relatou o fato, os diretores da creche entraram em contato conosco e seguimos para o local, depois entramos em contato com os pais e resolvemos trazer todos a delegacia para esclarecer os fatos, já que a mãe negava e os filhos afirmavam”.

A criança de 12 anos contou que há muito tempo ela e o irmão 8 anos vinham sendo espancados pela própria mãe. “Ela batia muito em nós, depois jogava a gente no chão, pisoteava e quando sangrava muito ela jogava água e sal, para o sangue parar (estancar) e também para o povo não ver as marcas. Eu não quero mais voltar para casa, não quero mais morar com ela”, afirmou.

Padrasto acusado de balear jovem na Queimadinha

Miguel Ângelo Silva Pereira, 35 anos, morador da Travessa Ceará no bairro da Queimadinha foi socorrido na noite desta quinta-feira (25/05/2012) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até o Hospital Gera Clériston Andrade (HGCA).

O jovem foi baleado nas pernas por um homem de identidade ignorada. O fato ocorreu na rua Pará, no mesmo bairro onde reside a vítima.

Outras ocorrências

Fábio Santana Ribeiro, 26 anos, residente na rua Santa Catarina no bairro da Queimadinha foi vítima de um golpe de faca no tórax . Segundo ocorrência policial, o padrasto de pré-nome Antoniel foi apontado como o autor da tentativa de homicídios.

Wellington dos Santos Lima, 18 anos, morador da rua Inácio Soares , Campo Limpo vitima de um tiro na mão esquerda . O homem não explicou na unidade de saúde quem efetuou os tiros.

Casal é agredido depois de furtar roupas em loja do Boulevard

Um casal foi preso e agredido depois de furtar três bermudas na loja de confecções C&A, localizada no Shopping Boulevard, em Feira de Santana, no final da manhã desta quinta-feira (24/05/2012).

Segundo policiais militares, Railson Pires Nascimento, de 27 anos, e a esposa dele, Roseli de Jesus dos Santos, foram detidos por populares, que acionaram a PM. Segundo os policiais, o casal foi agredido por uma pessoa não identificada.

Railson disse ter sofrido coronhadas na cabeça e que a esposa teve ferimentos no rosto. “A minha mulher colocou três bermudas dentro da sacola dela e quando saíamos fomos surpreendidos por uma pessoa que se identificou como policial, dentro da loja”, afirmou Railson. Roseli está internada no Hospital Geral Clériston Andrade.

Um supervisor e dois seguranças da loja foram levados pelos PMs ao Complexo Policial de Feira de Santana, juntamente com Railson. Eles não quiseram se identificar e não informaram à nossa reportagem quem foi o autor das agressões. Os policiais militares declararam que as agressões aconteceram antes da chegada deles à loja.

Railson disse que mora no bairro Fazenda Coutos, em Salvador, e que estava viajando de Jequié para a capital. Ele disse que está com dificuldade financeira e furtou as roupas para vender e comprar passagens.

916 armas foram recolhidas este ano em Feira

A Campanha do Desarmamento já recolheu um total de 2.364 armas desde a sua criação, em fevereiro de 2010. Somente este ano foram entregues voluntariamente na Casa da Paz, localizada no conjunto Feira V, 916 armas. Os números, como avalia o coordenador da Campanha, Clóves Nunes, refletem na redução dos índices de acidentes e homicídios com armas de fogo.

Para reforçar a iniciativa, está sendo realizado o “Dia do Desarmamento nas Escolas”. A ação já foi realizada em 13 unidades de ensino. A Campanha, que tem a participação da Seprev, Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal, Movpaz e Organizações Não Governamentais (ONGs), conta também com o apoio de igrejas.

“Durante a ação realizamos capacitação para os professores e distribuição de material educativo para os alunos, que se tornam fundamentais para conscientização dos pais sobre a importância de não manter armas em casa. As crianças são orientadas a discutiram o tema em família e produzir um apontamento valendo nota”, explica Clóves Nunes.

A pena, prevista em lei, para quem obtiver arma em casa é de um a três anos de reclusão. Para fazer a doação de armas e munição, basta solicitar a guia de trânsito pela internet e levar a arma até o posto de coleta. “No ato de entrega, o indivíduo recebe um protocolo para retirada da indenização no Banco do Brasil. A arma é danificada imediatamente, com marteladas no cano, tambor e gatilho. A Polícia Militar recolhe as armas para o Batalhão todos os dias, duas vezes ao dia”, informa Nunes.

Homem é roubado e espancado por vários menores

No final da manhã desta quinta-feira (24/05/2012), um grupo de menores espancou com várias pauladas, o senhor Gonçalo Mamona dos Santos, 45 anos, residente na rua Caxias no bairro da Coronel José Pinto .

De acordo com o Comandante da Guarda Municipal Marcos Vinicius, o fato ocorreu na praça Fróes da Mota, centro comercial de Feira de Santana.

Os adolescentes fugiram no sentido do bairro das Baraúnas, levando a quantia de R$ 48 da vítima.

Bastante ferido, Gonçalo ainda foi socorrido na rua General Pedra, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

Atropelo

Na mesma manhã deu entrada no Hospital Estadual da Criança (HGE), Maria Clara Queiroz, três anos, residente na via principal A, no Conjunto Viveiros. A criança foi vítima de atropelo próximo da residência por um motociclista.

Fernando Barreto Santos, 36 anos, morador do mesmo conjunto foi apontado como condutor da moto. Ele foi espancado por populares e levado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

A criança com suspeita de traumatismo e vários hematomas pelo corpo permanece internada na unidade de saúde.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107964 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]