Jornais americanos cortam versões impressas e se concentram na publicação online de notícias diárias

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A partir deste outono, New Orleans se tornará a maior cidade americana sem um jornal diário impresso, de acordo com o Poynter. O Times-Picayune, um jornal de 175 anos da cidade de Louisiana, anunciou que vai diminuir a periodicidade do seu impresso para três vezes por semana e a cobertura diária ficará disponível somente online, explicou o Washington Post.

Um grupo no Facebook, o “Salve o Picayune”, foi criado como um esforço para unir a cidade em prol da continuidade do jornal impresso, informou a rádio WWNO. O The New York Times observou que outrosexperimentos digitais que tiveram suas versões impressas cortadas, como em Michigan, têm se provado uma forma sustentável de evitar o fechamento completo do jornal, como ocorreu com o Rocky Mountain Times em Colo.

Três jornais de Alabama também estão diminuindo a periodicidade de suas versões impressas para três vezes por semana, segundo o Poynter. O Birmingham News, o Press-Register of Mobile e o The Huntsville Times limitaram suas coberturas diárias ao online neste outono, afirmou o site al.com.

O experimento digital de New Orleans pode se revelar complicado por causa do acesso limitado à Internet na cidade, observou o The New York Times. Ainda assim, limitar a versão impressa é uma forma de lidar com o declínio da circulação e das receitas publicitárias que continua a afetar a indústria de jornal.

*Por Summer Harlow/NM, Centro Knight.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110063 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]