Hospital da Mulher, em Feira de Santana promove 12º Jornada de Enfermagem

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Profissionais de enfermagem estarão reunidos nesta quinta-feira (10/05/2012) durante a 12ª Jornada de Enfermagem do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) e Hospital da Criança do Município. O encontro, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), será realizado no Centro de Cultura Maestro Miro, das 8h às 18 horas.

Durante a jornada, que tem como tema “Enfermagem: avanços e perspectivas do cuidar”, serão discutidos assuntos como acolhimento com classificação de risco obstétrico; tecnologias de cuidado de enfermagem obstétrica no Hospital da Mulher; cuidados com recém-nascidos; inserção da família no processo de cuidado do recém-nascido hospitalizado, dentre outros.

Após abertura oficial do evento, acontece, às 8h30, a mesa redonda “Avanços e perspectivas da Enfermagem Obstétrica no Hospital Inácia Pinto dos Santos”, com a participação das enfermeiras Alessandra Braga de Queiroz, Luciane Ri-beiro e Ariane Cedraz Morais.

Em seguida, às 10h20, a enfermeira Márcia Consuelo Silva Santos profere a palestra “Plantão 24 horas uma alternativa de escala para o profissional de enfermagem”. Às 10h50 os participantes conferem o painel “Experiências exitosas no cuidado da mulher, recém-nascido e família”.

À tarde, a partir das 14 horas, está prevista segunda mesa redonda “Avanços e perspectivas da Enfermagem Neonatal no Hospital Inácia Pinto dos Santos”, com as enfermeiras Juliana Miranda, falando sobre “Um pouco da história da Enfermagem Neonatal no HIPS”, e Gléssia Guimarães debatendo o tema “Inserção da família no processo de cuidado do recém-nascido hospitalizado: como estamos e onde queremos chegar”.

O segundo painel da Jornada está previsto para as 15h20 com o tema “Tendências do conhecimento em enfermagem obstétrica e neonatal: transportando as evidências para a prática clínica”. O evento será encerrado às 17 horas com entrega de certificados.

Visita a escolas do Projeto Paralapracá

Uma equipe do Instituto C&A visita até esta terça-feira (08/05/2012) as escolas municipais que integram o Projeto Paralapracá em Feira de Santana. O projeto visa melhorar a qualidade do atendimento às crianças que frequentam instituições de educação infantil. Na rede municipal, 18 escolas integram o Paralapracá. Os professores dessas unidades são integrados em encontros de formação continuada.

De acordo com Fabíola Margeritha Bastos, assessora do projeto em Feira, a participação dos professores garante a possibilidade de preparar as escolas, dotando-as com condições mais relevantes para aprimorar o desenvolvimento das competências das crianças na educação infantil, nos aspectos cognitivo, emocional, afetivo e também físico.

O Projeto Paralapracá é desenvolvido em consonância com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, estabelecidos pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, no ano de 2006. De acordo com o documento, as crianças são desde seu nascimento cidadãos de direito, indivíduos únicos e singulares, seres sociais e históricos, competentes e produtores de cultura, entre vários outros aspectos.

Partindo dessa concepção, o projeto sugere o desenvolvimento de atividades para as crianças em seis eixos temáticos: a música, as brincadeiras, a arte, o ambiente e o ato de explorar o mundo e o ato de contar estórias. A partir desses eixos, os professores aprendem estratégias que favorecem o desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças.

“A concepção do projeto prevê o respeito do direito da criança em vários aspectos, seu direito a brincar, a expressar sua opinião e a sua autonomia como cidadão”, avalia Fabíola Margeritha Bastos. O Instituto C&A visitou as seguintes escolas: Menino Jesus, no Caseb; Pré-Escola Municipal Professora Alda Marques, na Santa Mônica, Coriolano Farias Carvalho, na Queimadinha, e Escola Municipal Professor José Raimundo Azevedo, no Feira VII.

Mais duas localidades contempladas com USF

As comunidades do bairro Parque Lagoa Salgada e do Loteamento Asa Branca contarão com uma assistência à saúde mais abrangente dentro em breve. Nas duas localidades, serão construídas Unidades de Saúde da Família (USF), que irão oferecer, dentre outros serviços, atendimento com clínico geral, pediatra e ginecologista.

O início de obras da USF Parque Lagoa Salgada será autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta nesta quarta-feira (09/05/2012), às 7h30, enquanto que os serviços para construção da USF Loteamento Asa Branca serão autorizados pelo gestor municipal na quinta-feira (10/05/2012), às 7h30. As duas obras serão executadas pela empresa Cetral Construções e Serviços Ltda, vencedora da licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana.

De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria da Secretaria Municipal de Saúde, Gilberte Lucas, as localidades já possuem outras unidades de saúde. “Com a implantação de novas unidades, estaremos reforçando as ações de promoção a saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. As USF já existentes possuem uma demanda muito grande e, por isso, havia a necessidade de ampliar a oferta dos serviços”, salienta.

Ainda de acordo com Gilberte Lucas, a construção de mais USF vai garantir que uma parcela maior da comunidade seja coberta pelas equipes de saúde. “Além dos atendimentos médicos, de pediatria e de odontologia, as unidades serão responsáveis também por desenvolver os programas de saúde da mulher, saúde do idoso, atendimentos para diabéticos e pré-natal, e contará com sala de medicamentos, vacinação e curativos”, destaca.

As obras serão executadas através de parceria entre o Governo Municipal e Governo Federal. Os serviços deverão ser concluídos dentro de 180 dias.

Oficializada transferência da Junta Militar

Em comemoração ao Dia da Vitória, celebrado neste 8 de maio, foi oficializada a transferência da Junta Militar para uma nova sede, doada pela Prefeitura de Feira de Santana. Dentro em breve, o serviço vai funcionar na rua Domingos Barbosa de Araújo, bairro Kalilândia. A solicitação de um novo espaço partiu do presidente da Associação dos Ex-Combatentes, Antônio Moreira, ao prefeito Tarcízio Pimenta, presidente da Junta Militar.

A solenidade alusiva a data foi realizada pelo 35º Batalhão de Infantaria na manhã desta terça-feira (08/05/2012), na Associação dos Ex-Combatentes. A data marca a derrota do nazismo e o fim da Segunda Guerra Mundial, há 62 anos.

Com a mudança, a antiga sede será utilizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para abrigar o Memorial dos Ex-Combatentes e a realização de atividades culturais. Segundo o reitor da Uefs, José Carlos Barreto, o equipamento será uma extensão do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

“Inicialmente vamos fazer uma reforma do espaço para depois entrarmos em funcionamento”. O presidente da Associação dos Ex-Combatentes considera que a Uefs é capaz de manter a memória do grupo pela história que a instituição possui. “Alguns dos exemplos são o Cuca e o Centro de Cultura Amélio Amorim, além do Bando Anunciador que a Uefs conseguiu resgatar”, observa. O secretário municipal de Relações Insterinstitucionais esteve presente no evento.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111079 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]