Governo da Bahia participa em Brasília do seminário Diálogos Federativos Rumo a Rio+20

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

O Governo do Estado da Bahia participa em Brasília do seminário Diálogos Federativos Rumo à Rio+20, promovido pelos Ministérios das Relações Institucionais  e de Meio Ambiente para colher sugestões e reunir iniciativas sobre os temas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

A atividade envolve secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e da área social de todos os estados brasileiros, buscando a transversalidade, fundamental  para a construção de um novo modelo de desenvolvimento pautado na inclusão social, na proteção do ambiental e no crescimento econômico,  os três pilares da sustentabilidade.

A Bahia está representada pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, de Meio Ambiente,  de Planejamento e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), órgão vinculado a Serin.

Para dar suporte às discussões, foram mapeadas e analisadas iniciativas da economia verde com inclusão social promovidas pelos governos a partir dos biomas continentais brasileiros. A Bahia tem destaque especial por possuir em seu território três tipos bioma, a caatinga, o cerrado e a mata atlântica.

Esta analise  ” é fundamental  para gerar informações que apoiem  a elaboração de políticas públicas que articulem o conjunto de seres que habitam em um determinado espaço geográfico com clima e vegetações semelhantes e assim possibilitar  uma percepção de aspectos determinantes de cada realidade”,  salienta Edson Valadares, Coordenador executivo do Codes.

Para Mara Moraes, Secretária de Desenvolvimento Social,  “o evento fortalece a compreensão de  que a erradicação da pobreza é inadiável e fator de grande relevância para a consolidação do desenvolvimento sustentável com equidade social” .

Por sua vez, para Luis Ferraro, Diretor de Educação Ambiental da Sema, “estes Diálogos Federativos vem em boa hora para facilitar os diálogos e articulações entre União, Estados e Municípios para o desenvolvimento da governança nacional para a sustentabilidade. Não há governança ambiental global sem governança ambiental em todos os níveis federativos”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113594 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]