Força-tarefa na guerra contra a dengue atua em Feira de Santana

Equipes se unem para combater a dengue em Feira de Santana.
Equipes se unem para combater a dengue em Feira de Santana.
Equipes se unem para combater a dengue em Feira de Santana

Um curso de capacitação para soldados do 35º Batalhão de Infantaria para atuarem na prevenção da dengue e uma parceria com as imobiliárias da cidade para facilitar o acesso dos agentes aos imóveis fechados. Estas são as mais novas ações definidas pelo Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue. Também está sendo organizada uma audiência pública para discutir o controle da doença.

Apesar de não ter sido registrada nenhuma morte por dengue em Feira de Santana este ano – foram notificados 2.396 casos, sendo 409 confirmados – a orientação do Comitê é manter o estado de alerta. A ideia é formar uma espécie de força tarefa. O Exército já disponibilizou 80 homens para participar das ações. Eles serão treinados por profissionais da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria Municipal de Saúde.

Também na guerra contra a dengue, o Ministério Público estará realizando uma audiência pública no próximo dia 24, na sede do órgão, na avenida Getúlio Vargas. O evento terá a participação de donos de imobiliárias e corretores de imóveis, que vão viabilizar a abertura de imóveis fechados para que os agentes possam realizar o trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypty.

De acordo com Joilson Moraes Nunes da Silva, delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), a cidade tem aproximadamente 9 mil imóveis fechados. “Obviamente não estão todos em poder das imobiliárias, mas há um bom número e vamos discutir uma forma de trabalhar em conjunto”, antecipou. A promotora de Justiça Luciélia Lopes também está confiante no êxito da proposta.

A importância dessa parceria foi destacada também pela chefe da VIEP, Janice Estrela. Ela lembrou que ainda existem falhas quanto à notificação e, por isso, é preciso que todos os envolvidos no trabalho estejam sempre alertas. O Comitê reúne representantes de diversos setores da administração municipal, além de instituições como a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Funasa, Corpo de Bombeiros e Embasa.

Defesa Civil será uma autarquia municipal

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou nesta quarta-feira (09/05/2012), com unanimidade dos votos, o Projeto de Lei nº 44/2012, que cria a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comprodec). O projeto também cria o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O projeto, do Poder Executivo, prevê o desmembramento da Defesa Civil da estrutura da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev). Após ser sancionado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, o órgão será constituído como unidade gestora autônoma, com inscrição própria no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, tendo registros contábeis próprios.

Desta forma, a Comprodec terá independência administrativa e financeira, uma exigência dos Governos Estadual e Federal para participação do Município em projetos para captação de recursos que serão aplicados nas ações de segurança no Município, como, por exemplo, de combate aos efeitos do longo período de estiagem na zona rural de Feira de Santana.

Moradores comemoram asfalto da Belo Horizonte

A noite desta quarta-feira (09/05/2012) foi de muita alegria e comemorações para os moradores da rua Belo Horizonte, situada no bairro Jardim Acácia. Toda esta festa foi resultado da pavimentação asfáltica, sinalizações horizontal e vertical, melhoria na iluminação e limpeza que a via pública recebeu.

Os serviços foram entregues pelo prefeito Tarcízio Pimenta, juntamente com os vereadores Antônio Francisco Neto e Ailton Araújo. Na oportunidade, a comunidade fez questão de acompanhá-lo numa caminhada pela rua ou sair à porta de suas casas para agradecer ao Governo Municipal pelas melhorias.

Após acompanhar todo o movimento da comunidade local e observar a alegria de crianças, adultos e idosos com o asfalto, Irmã Rosa Aparecida relembrou que a obra foi solicitada no dia 29 de maio. “E o prefeito cumpriu com a palavra. A comunidade se sente muito feliz e agradecida, pois este feito enriquece muito”, declara.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro, Ana Paula Santana, também ressaltou sua satisfação com a ação desempenhada pela Prefeitura de Feira de Santana. “Foi feito um trabalho maravilhoso em nossa rua. Espero que estes serviços continuem”, comenta.

Outro morador que demonstrou seu contentamento com a pavimentação foi o ex-vereador Manoel Amorim. Ele reside na via pública há nove anos e ressalta que “a rua era linda e agora ficou bela. Agora podemos chamá-la de Belo Horizonte. O prefeito está de parabéns”.

Ao se pronunciar, o vereador Antônio Francisco Neto destacou seu orgulho em ir às praças públicas e ruas da cidade. “Isso nos dá muita satisfação. Estamos entusiasmados com esta alegria que vimos no rosto da comunidade”, pontua.

Segundo o prefeito Tarcízio Pimenta, o Governo Municipal procura atender as expectativas da população no que for possível, seja no centro da cidade, bairros ou zona rural. “Ainda há mais a fazer e é por isso que vamos analisar outras solicitações feitas. Recuperamos o asfalto da avenida João Durval, estamos melhorando as ruas do distrito de Governador João Durval Carneiro e faremos muito mais”, assegurou.

O ato também contou com a presença dos secretários municipais Carlos Alberto Firpo (Desenvolvimento Urbano); Jairo Carneiro Filho (Administração); Alexandre Monteiro (Serviços Públicos); Fabrício Almeida (Comunicação Social); e superintendente municipal de Trânsito (Denílson Santiago).

Nesta quinta-feira (10/05/2012) o prefeito Tarcízio Pimenta vai autorizar o início dos serviços de construção da Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro Asa Branca, às 7horas. O dia termina com a entrega da pavimentação das ruas Targino, Taruaçu e Taruaçá, no bairro Calumbi, às 19 horas.

 Combate à poluição sonora no centro

Lojas do centro comercial que insistem em praticar poluição sonora têm sido alvo de uma intensa fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam). Os trabalhos começaram na segunda-feira (07/05/2012) e já resultaram na notificação de 14 lojas situadas na rua Marechal Deodoro.

De acordo com o secretário da Semmam, Antônio Carlos Coelho, muitos lojistas colocam som nas portas de seus estabelecimentos comerciais, o que é proibido conforme o artigo 17 da Lei Complementar 41/2009.

“A secretaria determinou que todas as lojas notificadas sejam multadas em R$ 1.000,00 cada, como prevê o artigo 187 do Código do Meio Ambiente. Esta infração é leve e cabe defesa junto à Semmam”, explica Coelho.

Caso as empresas multadas não efetuem o pagamento da multa fixada, entrarão para a Dívida Ativa do Município, o que impede a emissão da Certidão Negativa.

Programação especial na Semana de Museus

Despertar na comunidade o interesse e o hábito de ir ao museu. Este é um dos propósitos da Semana Nacional de Museus, que acontece de 14 a 20 de maio, com programação especial em diversas cidades. Em Feira de Santana o público vai conferir exposições, exibição de filmes, palestras, dentre outras atividades.

No Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, situado na rua Tupinambás, bairro São João, o presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, César Orrico abre a programação no dia 14, às 9h, com a palestra “Museus de Ciências e Tecnologia”

Entre os dias 14 e 18 de maio haverá exibição de filmes no planetário, das 10h às 16h. Durante a Semana o público pode conferir a exposição fotográfica “Feira de Santana, uma volta ao passado” do Grupo de Fotografia Gerson Bullos.

No Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado na rua Germiniano Costa, haverá visita guiada no dia 17 de maio, das 8h às 17h, com o artista visual Diógenes Oliveira. No dia 19 será exibido o filme “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, de Marcelo Masagão. Em seguida o professor de História e documentarista, Johny Guimarães, tecerá comentário sobre a produção.

O público vai conferir o talento de bandas e artistas locais no dia 19, das 19h às 22 horas, durante show musical e apresentação de dança produzidos em parceria com o Feira Coletivo. A programação no MAC será encerrada no dia 20 com exibição do filme “Lindeiras” com as presenças dos produtores e diretores Bruno Saphira e Tenile Bezzerra.

Os museus Casa do Sertão, Antares de Ciência e Tecnologia e Museu Regional de Arte também terão programação especial no período, que pode ser conferida no site www.museus.gov.br.

 Procon autua e multa Banco Bradesco

A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) autuou e multou a agência do Banco Bradesco, situada na avenida João Durval Carneiro, por descumprimento à lei dos 15 minutos. As equipes do Procon realizam semanalmente fiscalizações em agências bancárias na cidade a fim de verificar se os bancos estão cumprindo às normas estabelecidas por lei.

De acordo com o superintendente do órgão, Jorge Marques, foi aplicada multa no valor de R$ 106.400 por ultrapassar o tempo estipulado em lei. “O fiscal entrou na fila às 11h20 e foi atendido às 11h48, ou seja, passou 28 minutos à espera de atendimento, ultrapassando o tempo limite que é de 15 minutos. A agência, mesmo em dias de grande movimento, devem adotar providências para atender o cliente dentro do prazo estipulado”, explica.

De acordo com a lei, em dias como véspera de feriado, primeiro dia útil após feriado e dia de pagamento de tributos, as instituições podem realizar o atendimento em até 30 minutos. “Passado esse tempo, se configura descumprimento à lei e a agência deve ser notificada e multada”, informa.

Para conferir se os bancos estão obedecendo às regras, o consumidor que for à agência, como explica o superintendente Jorge Marques, “deve retirar uma senha com o horário de entrada e, ao chegar ao caixa, deve solicitar ao operador o horário de atendimento”. O consumidor pode fazer denuncias através do telefone (75) 3603-2800.

 Lagoa Salgada comemora chegada de UBS

Os moradores do bairro Lagoa Salgada convivem agora com a expectativa de contar com serviços de saúde mais próximos de casa, após o prefeito Tarcízio Pimenta anunciar a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no local, na manhã desta quarta-feira (09/05/2012). O gestor municipal autorizou o início dos serviços, que serão executados pela empresa Cetral Construções e Serviços Ltda, vencedora da licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana.

A notícia foi recebida com alegria pelos moradores, que já analisam os benefícios que serão conquistados. “Há mais de vinte anos esperamos contar com um posto de saúde no nosso bairro. Quando preciso de atendimento médico, tenho que caminhar até chegar ao posto localizado no Alto do Rosário, no bairro Santo Antônio dos Prazeres. Agora é só esperar e torcer para que a obra seja concluída rapidamente”, comenta a moradora Marizete Souza, 62 anos.

Para o morador Luís Alberto de Jesus, 45 anos, que possui deficiência visual e, por isso, enfrenta mais dificuldades para se deslocar a bairros circunvizinhos, a construção da UBS vai promover qualidade de vida para a comunidade. “Muitos prefeitos já haviam prometido construir um posto de saúde aqui, mas tudo não passou de promessas. Nossa vida agora vai mudar pra melhor, pois teremos uma equipe de saúde apta para atender a demanda de nossa comunidade. Isso significa qualidade de vida”, considera.

Na oportunidade, Tarcízio Pimenta e a diretora de Gestão da Rede Própria da Secretaria Municipal de Saúde, Gilberte Lucas, apresentaram a planta da UBS, que contará com uma área total de 600 m², sendo 194 m² de área construída. “Essa unidade de saúde era uma antiga reivindicação de vocês e sempre cobrada pela Associação de Moradores. Estamos cumprindo com nosso papel e em breve entregaremos esta UBS com toda estrutura necessária para funcionar bem”, disse o prefeito.

A unidade, que será construída na rua Itaciguara, tem conclusão prevista para 180 dias e disponibilizará, dentre outros serviços, atendimento com clínico geral, pediatra, ginecologista e odontólogo. A UBS vai desenvolver também programas de saúde da mulher, saúde do idoso, pré-natal e acompanhamento de diabéticos. Nesta quinta-feira (10), às 7h30, será a vez da comunidade do Loteamento Asa Branca, localizado no bairro Asa Branca, comemorar a autorização do início de obra da UBS, que será construída na rua Arroio Doseial.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]