Feira de Santana recebe mais 400 novas árvores para que toda a cidade esteja arborizada até o final do ano

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.

Mais 400 novas árvores já foram plantadas em diversos pontos da cidade nos últimos dias. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes continua intensificando as ações para que toda a cidade esteja arborizada até o final do ano. A iniciativa faz do Projeto Feira Mais Verde, que começou a ser executado na última quarta-feira (16/05/2012).

O diretor do Departamento de Áreas Verdes, Jurandir Borges, informa que neste final de semana está sendo realizado um mutirão para intensificar o plantio de novas mudas. “Estaremos disponibilizando seis equipes com oito homens cada. Pedimos a colaboração para que outras empresas participem do projeto doando árvores”, explica.

Cerca de 90 mudas começaram a ser plantadas na Rua Lopes Rodrigues, no Jomafa. Já na Rua Tupinambás, no bairro São João foram plantadas 80 mudas. Na avenida Noide Cerqueira existem até o momento 147 novas árvores, sendo que na avenida Eduardo Fróes da Mota ( próximo ao Condomínio Vila Olímpia), foram plantadas um total de 123 árvores.

O projeto Feira Mais Verde contemplou ainda a Praça do Loteamento Modelo, e a Praça do Cruzeirinho, localizada no distrito de Maria Quitéria, entregue a comunidade nesta quinta-feira (24/05/2012). Além das ruas Euriápolis, na Mangabeira, Incas, no bairro São João, e Serra Dourada, no Parque Ipê.

Dentre as espécies plantadas estão; Pau de Ferro, Felício, Aroeira Chorona, Cedro, Pau Brasil, Ipê, Jatobá, Barriguda, Sibipiruna, e Pata de Vaca.

Uso de tecnologias em escolas municipais

Dez escolas municipais vão participar do projeto Ações de Formação Docente e Uso das Tecnologias, desenvolvido pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Gestores dessas escolas estão conhecendo a estrutura e os benefícios do projeto que vai começar a ser executado nos próximos dias.

O uso das tecnologias em sala de aula é cada vez mais um tema de interesse para a educação. A professora Solange Mary Santos, do Departamento de Educação da UEFS, destaca a importância das escolas promoveram não apenas a utilização, mas também o acesso às ferramentas tecnológicas.

“Vivemos numa sociedade tecnológica em que a mídia eletrônica, digital e impressa tem cada vez mais um espaço forte nas nossas vidas. Essas inovações estão acontecendo em todas as áreas do conhecimento e a escola precisa também acompanhá-la. Até mesmo porque os alunos, independente da oferta da escola, já utilizam todas essas ferramentas”, avalia a professora.

O projeto pretende então promover o interesse do professor em inserir nas suas atividades alguns dos principais recursos tecnológicos já disponíveis na escola, como é o caso do computador em muitas unidades de ensino. Para alcançar tal objetivo, a iniciativa da UEFS fomenta e promove ações de formação continuada para os professores, abordando a concepção da tecnologia da informação e da comunicação na prática docente.

Os profissionais das escolas envolvidas vão ser inseridos em uma série de ações de formação, justamente para qualificá-los e habilitá-los a trabalhar com o conhecimento na prática cotidiana. Serão oferecidos workshops, oficinas, palestras, sempre integrando as concepções teórica e prática, sobretudo a sugestão de atividades vinculadas à área do conhecimento de cada professor. “O mais importante nessa etapa será discutir e refletir sobre o próprio conhecimento e também buscar a inserção dessas ferramentas novas”, atesta a professora Solange.

O projeto Ações de Formação Docente e Uso das Tecnologias tem dois desafios interessantes: o primeiro é orientar o uso das tecnologias, aproveitando o engajamento das crianças e adolescentes. “De qualquer forma, os estudantes estão totalmente engajados e quando não têm o acesso à informação sobre o que essas ferramentas representam,podem utilizá-las tanto para o bem como para o mal”, argumenta Solange.

O segundo desafio é considerado também um objetivo do projeto: melhorar o índice Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dessas escolas envolvidas. Por isso mesmo, foram escolhidas três unidades de ensino cujo índice está abaixo do esperado pelo Ideb e outras três que já atingiram o índice. O projeto durará aproximadamente um ano e meio.

Seis escolas foram convidadas pela Secretaria Municipal de Educação a participar da iniciativa, no entanto, além dessas, outras quatro estão interessadas e podem ser incluídas pela UEFS. São elas: Antonio Brandão, Jonathas Teles de Carvalho, Ana Brandoa, Otaviano Campos, Maria Antonia da Costa, José Raimundo, José Tavares Carneiro, Monteiro Lobato, Elizabeth Jonhson e Antonio Alves Lopes.

As instituições envolvidas na iniciativa são a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a UFBa, a Secretaria Municipal de Educação, além da própria UEFS.

 Pavimentação na Estrada da Salgada

Os moradores da Estrada da Salgada, localizada no bairro Novo Horizonte, serão contemplados com obras de pavimentação em paralelepípedo em toda sua extensão. Para execução dos serviços, a Prefeitura de Feira de Santana realizará na próxima quinta-feira (31/05/2012), a partir das 10h30, licitação pública para contratação da empresa de engenharia.

O certame será realizado na categoria “Menor Preço”, no Salão de Licitações, na avenida Sampaio, Centro. Os interessados podem obter mais informações no Departamento de Licitações e Contratos, também instalado na avenida Sampaio, de segunda-feira a sexta-feira, das 07h30 às 13h30. A licitação 090/2012 foi publicada em jornal de circulação local. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (75) 3602-8319.

Nesta segunda-feira (28/05/2012), o Governo Municipal vai inaugurar a pavimentação em paralelepípedo da rua Leonildo Silva e 2ª Travessa Leonildo Silva, na Queimadinha, às 19 horas. Na terça-feira (29/05/2012), também às 19 horas, será a vez dos moradores da rua Sítio Novo, no distrito de Humildes, festejarem a entrega dos serviços.

 Construção do CEO II entra em reta final

As comunidades do conjunto George Américo e adjacências irão usufruir, dentro em breve, dos serviços disponibilizados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II), que está sendo construído na área externa da Policlínica do George Américo. A construção do equipamento segue em ritmo acelerado.

Todas as paredes já foram erguidas e os operários da empresa T & F Construções e Empreendimentos Ltda, vencedora de licitação pública promovida pelo Município, concentram os serviços na aplicação da laje, que estão em reta final. A unidade contará com 10 consultórios odontológicos, Centro de Esterilização de Materiais, salas de raio-x, coleta e de compressão, farmácia, expurgo, depósito, escovódromo e sanitários.

Conforme o chefe da Divisão Odontológica, Tiago Freitas Leite, a construção tem prazo de conclusão previsto para o mês de julho. “Em breve estaremos ampliando em três vezes mais a oferta dos serviços já prestados no Ceo Maria de Lourdes Cunha Suzart, que possui cinco consultórios, e contemplando aqueles pacientes que precisam dos atendimentos de saúde bucal mais complexos”, frisa.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Assom como no Ceo I, serão oferecidos no novo Centro serviços especializados, como endodontia (canal), periodontia (tratamento de gengiva), exodontia (extração) e cirurgias de médio porte, além de prótese dental (dentadura) e diagnóstico oral de câncer.

 Corrida Rústica da Mangabeira

A 7ª edição da Corrida Rústica da Mangabeira, realizada na manhã deste domingo (27/05/2012), atraiu mais de 50 atletas, que percorreram aproximadamente 10 km de percurso, distribuído entre as vias do bairro e outros adjacentes. A competição teve largada na rua Santa Bárbara, de onde os atleas partiram até as proximidades do Centro Diocesano, no bairro Papagaio, e retornaram em seguida para o mesmo o ponto de partida.

Dentre os adeptos da modalidade esportiva, destaque para o atleta mais velho, Joaquim Gouveia da Gama, de 87 anos, que há 35 anos pratica a corrida e foi homenageado pelos organizadores do evento. “Posso não conseguir correr os 10 km mas estou aqui para tentar. Quero servir de exemplo para jovens e adultos que infelizmente não conseguem deixar o sedentarismo. Todos devem buscar praticar um esporte, porque além de proporcionar lazer nos garante saúde”, considerou.

De acordo com a organizadora da competição, Evany Silva Matos, a Corrida Rústica já é considerada uma tradição do bairro. “Todo ano nos esforçamos para realizá-la, buscando patrocínios para premiarmos os três primeiros colocados em 22 categorias. Sou atleta, amo o esporte e considero um dever meu estimular a prática da corrida”, disse.

Segundo Evany Matos, atletas de outros municípios, como Salvador, Valente e Maragogipe também participaram da competição, que conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana. A prova foi acompanhada pelo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), Aristóteles Rios, e pelo ex-secretário da pasta, Magno Felzemburgh.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.