Feira de Santana: Católicos prestigiam Ordenação Episcopal de Dom Giovanni Crippa

Dom Itamar Vian celebra ordenação Episcopal de Dom Giovanni Crippa
Dom Itamar Vian celebra ordenação Episcopal de Dom Giovanni Crippa

Fé, louvor e emoção marcaram a celebração eucarística com rito de Ordenação Episcopal de Dom Giovani Crippa. A celebração reuniu, na manhã deste domingo (13/05/22012), centenas de fieis na Igreja Santo Antônio, no bairro Capuchinhos.

Dom Giovanni, até então Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, foi nomeado pelo papa Bento XVI Bispo Titular de Accia e Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A nomeação, atendendo ao pedido do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, aconteceu no último dia 21 de março.

“Agradeço ao Santo Padre Bento XVI por este presente. Convoco a toda comunidade católica a junto comigo continuar servindo com generosidade e amando ao próximo, para que assim possa seguir com a missão que a mim foi dada”, declarou Dom Giovanni.

Durante a celebração, o ordenante Dom Itamar Vian, arcebispo metropolitano de Feira de Santana, destacou o compromisso de Dom Giovanni com a evangelização. “Este é um momento de muita alegria para a Igreja Católica. Dom Giovanni realiza um bonito trabalho na Igreja Católica e é muito querido pelos fieis”, acrescentou.

Na oportunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta presenteou o novo bispo com uma mini bandeira do município de Feira de Santana. “Este presente simboliza o agradecimento e reconhecimento de todos os feirenses ao trabalho de Dom Giovanni Crippa. Em Feira de Santana ele dedicou por muito tempo atenção especial à religião”, afirma.

Avenida João Durval recebe sinalização

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai dar início a sinalização da avenida João Durval Carneiro a partir desta segunda-feira (14/05/2012). O trecho da via pública entre a Escola Municipal Ana Brandoa e a avenida Presidente Dutra foi totalmente recuperado com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ).

Para aperfeiçoar o tráfego pela avenida, a secretaria vai implantar faixas de pedestres, setas e placas indicativas e bordos. “Com a sinalização vertical e horizontal, a mobilidade das vias melhora, diminui a quantidade de acidentes e fica muito mais seguro”, ressalta o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles.

A primeira etapa da obra foi executada pelo Governo Municipal com recursos provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado Jairo Carneiro. Outra importante via de acesso que está recebendo sinalização é a rua Lopes Rodrigues, no conjunto Jomafa. Neste local os serviços foram praticamente concluídos.

Estudo de campo para o Projeto Erica

Feira de Santana será uma das cidades que servirão de estudo de campo para o Projeto Erica. O Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescentes (Erica) será desenvolvido em 54 cidades brasileiras, e tem como objetivo fazer um mapeamento dos fatores de risco de doenças cardiovasculares em adolescentes de 12 a 17 anos.

Na rede municipal de ensino, os alunos da Escola Municipal Joselito Amorim devem participar a partir desta segunda-feira (14). O estudo está sendo coordenado pela endocrinologista e professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Ana Maíra Oliveira.

De acordo com ela, o projeto contribui para realizar um mapeamento das pessoas que futuramente podem desenvolver doenças do coração. “Serão observados fatores como histórico familiar, obesidade, hipertensão, hábitos de vida e diabetes”, informou.

Ana Maíra acredita que este tipo de atitude ajuda no combate e tratamento. “A gente só pode prevenir a partir do momento que constate a sua presença”, pontuou. Alguns alunos passarão por exames de sangue para análise de glicose, taxas de colesterol e triglicérides.

Alimentos arrecadados entregues a famílias

Os organizadores do bloco Expresso do Reggae entregaram na tarde de sexta-feira (11/05/2012) os alimentos que foram trocados por abadás para o bloco que desfilou na quinta-feira de Micareta. Os mais de 1.000 quilos de alimentos arrecadados foram entregues na Ocupação Quilombo de Lucas da Feira e serão distribuídos a famílias carentes da Comunidade do Alecrim Miúdo, no distrito de Matinha, e Comunidade da Bolívia, no bairro do Limoeiro.

Através da parceria com a Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer, o Expresso do Reggae pôde levar para a avenida a banda Papel de Seda. Os 3.400 abadás do bloco foram produzidos com o ajuda de patrocinadores e amigos. O presidente do bloco, Elias Lucio, explica que o apoio foi fundamental para a efetivação do bloco: “Nós só temos a agradecer a Prefeitura, aos amigos e aos foliões que garantiram a diversão dos foliões e a ação de solidariedade para essas comunidades carentes”.

A felicidade dos moradores da ocupação Quilombo de Lucas da Feira era incontestável. Dona Joselita Passos, 38, comemora. “Uma doação como essa é muito bem-vinda sempre. Nós damos graças a Deus quando pessoas como vocês aparecem”. A ocupação que existe há um ano abriga 87 pessoas.

Os alimentos da Comunidade do Alecrim Miúdo serão entregues em uma comemoração pelo dia das mães, neste domingo (13), como explica dona Arlinda Lúcia de Jesus, 75. “Nós vamos levar as doações não só as mães, mas também a toda a comunidade carente. É um trabalho que fazemos com amor”.

Com o mesmo foco na solidariedade, o bloco Tracajá também possui a tradição de arrecadação de donativos e chegou, esse ano, a sua décima edição. Cerca de duas mil fraldas geriátricas descartáveis obtidas foram doadas ao Lar do Irmão Velho.

Parque Servilha recebe PSF nesta terça-feira

Os moradores do loteamento Parque Servilha, localizado no bairro Campo do Gado Novo, recebem nesta terça-feira (15), às 19h, a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF).

O equipamento, instalado na rua Luís Servilha, foi construído pelo Governo Municipal com o objetivo de proporcionar mais comodidade aos moradores da localidade que precisam se deslocar à unidade instalada no do Campo do Gado Novo para ter atendimento.

No PSF serão disponibilizados atendimento com médico clínico geral e serviços de enfermagem como vacinação, curativo, dentre outros. Para a dona de casa Zenilda Davi o equipamento vai proporcionar mais tranquilidade aos moradores do loteamento.

“Cheguei aqui há 21 anos e sempre tivemos dificuldades no acesso ao posto médico. Para ter atendimento, precisamos subir uma ladeira que parece não ter fim até chegar no posto do Campo do Gado”, conta.

O vigilante Vanildo Celestino está contente com a chegada do equipamento. “Agora vamos ter mais comodidade na hora de ir ao médico. O posto está bem ao lado de minha casa. A minha família e a comunidade em geral estão muito felizes e agradecidos. Estamos ansiosos para ver os profissionais trabalhando e os cidadãos sendo atendidos”, declara.

Atenção ao idoso é debatida

Para estreitar a comunicação entre os serviços prestados às famílias da pessoa idosa, acontece no dia 14 de maio, às 14h, o I Seminário de Socialização da Rede de Atenção ao Idoso, organizado pelo Centro de Referência em Assistência Social (Creas) do bairro Lagoa Grande. O evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, situado na Avenida João Durval.

De acordo com a psicóloga, Suzane Caribé, o evento deve se estender a outras unidades do Creas e Cras em Feira de Santana. “Estamos começando pelo Creas do bairro Lagoa Grande, mas esses seminários devem se estender a outras localidades com a mesma proposta”, explica.

Suzane destaca a importância de se discutir os problemas da terceira idade, principalmente em virtude da grande quantidade de denúncias de maus tratos. “A situação destas pessoas é o foco do evento, bem como discutir medidas que pode ser tomadas para proteger o idoso”, afirma.

O I Seminário de Socialização da Rede de Atenção ao Idoso conta com a participação do Conselho Municipal do Idoso, 16ª Promotoria de Justiça (PJ), além das coordenações da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social e Política de Saúde.

Participam do evento profissionais da Unidade Básica de Saúde – UBS/Estratégia de Saúde da Família; Agentes Comunitários de Saúde – ACS e Núcleo de Apoio da Saúde da Família – NASF ( Caseb I, II, III e IV; Parque Getúlio Vargas I e II; Rocinha I e II); CRAS, CREAS; Instituições do Ensino Escolar e ONGs que compõem o território do Bairro Lagoa Grande.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120720 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.