Encontro prepara micro e pequenas empresas para o mercado internacional. Evento ocorre em Salvador, inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio

XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, que será realizado pelo Sebrae de 23 a 25 de outubro,no Bahia Othon Palace, em Salvador. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, que será realizado pelo Sebrae de 23 a 25 de outubro,no Bahia Othon Palace, em Salvador. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, que será realizado pelo Sebrae de 23 a 25 de outubro,no Bahia Othon Palace, em Salvador. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, que será realizado pelo Sebrae de 23 a 25 de outubro,no Bahia Othon Palace, em Salvador. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)

Fomentar o comércio internacional, promovendo contatos diretos entre empresas fornecedoras da região Nordeste e compradoras estrangeiras, além de contribuir para a inserção das micro e pequenas empresas (MPE) no mercado externo. Estes são alguns dos objetivos do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), que será realizado pelo Sebrae de 23 a 25 de outubro de 2012, no Bahia Othon Palace, em Salvador. As empresas interessadas em participar do EINNE devem se inscrever gratuitamente até o próximo dia 31 de maio através do site www.einne.com.br. Após a inscrição, elas serão avaliadas e selecionadas para participar do Encontro.

As empresas inscritas no EINNE receberão uma devolutiva com informação a respeito da sua capacidade de internacionalização e recomendações de ajustes. O Plano de Qualificação destas empresas dependerá da necessidade de cada uma. Um dos cursos que o Sebrae vai oferecer é o “Planejando para Internacionalizar” do Programa Sebrae Mais, além de outras capacitações e consultorias da instituição e parceiros, com destaque para as ações de suporte tecnológico nas soluções de processos/produtos, do Programa Sebraetec-Serviços em Inovação e Tecnologia.

As empresas baianas participantes do Programa de Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas também serão orientadas pelo Centro Internacional de Negócios-CIN da Federação das Indústrias do Estado da Bahia(Fieb), para desenvolverem um Plano de Internacionalização. “O sucesso do evento somente será alcançado se as ações precedentes ao Encontro forem realizadas. A identificação do público-alvo e sua capacitação para que ele possa ofertar seus produtos e serviços durante o evento é muito importante. Essa etapa preparatória, que envolve os profissionais do Sebrae do Nordeste para uma ação integrada, é fundamental”, explica o diretor-técnico do Sebrae Bahia, Lauro Ramos.

“Queremos aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas, prepará-las para a internacionalização e garantir sua participação no mercado interno e externo. Por isso, nós vamos qualificar estas empresas em gestão, na área comercial e apoio na adequação dos seus produtos, adequando-o para o mercado externo”, afirma a coordenadora da Unidade de Acesso a Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae Bahia, Suely de Paula.

Está prevista a participação no EINNE de 150 empresas fornecedoras do Nordeste, que vão vender para 100 empresas compradoras, entre internacionais e nacionais. A expectativa é de que R$ 600 mil sejam negociados durante o Encontro e R$ 35 milhões após o evento.

“Eventos como o EINNE funcionam como uma vitrine para os empreendedores de pequeno porte interessados em ter acesso aos mercados nacional e internacional. O processo de internacionalização de uma empresa é a consequência da sua competitividade no mercado interno”, explica a gestora do EINNE no Sebrae Bahia, Cristiane Mota.

“A nossa expectativa para esse ano é um trabalho muito forte das micro e pequenas empresas, para que elas estejam cada vez mais capacitadas e qualificadas para atender o mercado internacional com foco na geração de negócios e ainda sejam competitivas no mercado nacional”, disse o coordenador do EINNE no Sebrae Nacional, Eraldo Santos, durante encontro de gestores das unidades do Sebrae no Nordeste e Nacional do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), no dia 17 de maio,durante o I Salão de Turismo da Bahia, no Centro de Convenções, em Salvador.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9303 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).