Deputado estadual José de Arimatéia promove audiência para discutir situação dos transplantados

Jose de Arimateia: Os pacientes transplantados estão passando por dificuldades extremas que estão comprometendo diretamente a vida deles.
Jose de Arimateia: Os pacientes transplantados estão passando por dificuldades extremas que estão comprometendo diretamente a vida deles.
Jose de Arimatéia: "Os pacientes transplantados estão passando por dificuldades extremas que estão comprometendo diretamente a vida deles." | Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia
Jose de Arimateia: Os pacientes transplantados estão passando por dificuldades extremas que estão comprometendo diretamente a vida deles.

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia debate na próxima terça-feira (8/05/2012), a partir das 9h, no Plenarinho, a atual situação dos pacientes transplantados da Bahia. O autor do requerimento para a concretização do encontro é o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, José de Arimatéia (PRB).

“Os pacientes transplantados estão passando por dificuldades extremas que estão comprometendo diretamente a vida deles. É um problema de saúde pública e a audiência foi a forma encontrada para reunir sugestões e minimizar as entraves”, disse Arimatéia ressaltando que a situação ainda está longe da ideal.

No último mês de abril a presidente da Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA), Márcia Chaves, além de dois pacientes que fazem o tratamento de hemodiálise, trouxeram sérias denúncias do setor para a Comissão de Saúde da ALBA.

O grupo relatou que a Prefeitura de Salvador vem retendo os pagamentos de clínicas e hospitais prestadoras de serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS), até mesmo instituições que realizam hemodiálise, provocando implicações severas na Saúde Pública do município.

Na oportunidade, Márcia Chaves, que também é transplantada, denunciou ainda as clínicas de não estarem permitindo a inscrição dos pacientes na fila de espera para transplante. “Já temos o pior sistema de captação de órgãos no Brasil e agora essas instituições querem inibir o que é garantido por lei? Não pode continuar dessa forma, caso contrário vários cidadãos vão morrer”, disse.

Foram convidados para a audiência pública autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de pacientes transplantados e representantes de entidades relacionadas ao setor.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108034 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]