Centenas de atletas percorreram oito quilômetros de prova na 11ª edição da Corrida Rústica em Feira de Santana

Troféus da 11ª edição da Corrida Rústica de Feira de Santana.
Troféus da 11ª edição da Corrida Rústica de Feira de Santana.
Troféus da 11ª edição da Corrida Rústica de Feira de Santana.
Troféus da 11ª edição da Corrida Rústica de Feira de Santana.

Atividades físicas também podem ser incluídas nas comemorações dos feriados. A prova disso foi demonstrada por centenas de atletas que participaram da 11ª edição da Corrida Rústica Maria Quitéria, realizada na manhã desta terça-feira (01/05/2012), feriado do Dia do Trabalhador. Promovida pela Associação Cultural dos Atletas Corredores e Desportistas de Feira de Santana (Acad), a Corrida Rústica conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santana.

Com aproximadamente oito quilômetros de percurso, a competição teve largada em frente ao lado do Paço Municipal Maria Quitéria. Os atletas seguiram até o viaduto situado no cruzamento entre as avenidas Getúlio Vargas e avenida Eduardo Froés da Mota (Anel de Contorno) e retornaram também pela Getúlio Vargas indo em direção ao ponto de chegada, situado ao lado da Igreja Senhor dos Passos.

De acordo com o organizador e presidente da Acad, Jaime Feliciano Cardoso, a atividade visa estimular a prática da atividade física em dias atípicos. “Os feriados costumam ser sempre comemorados em barzinhos, com muita comida e bebida. Queremos hoje mobilizar principalmente os trabalhadores a aproveitarem o feriado praticando caminhadas ou corridas. Mais importante que competir, é buscar manter uma vida saudável, e a atividade física é essencial neste processo”, salienta.

Para a auxiliar de enfermagem Norma Suely Cardoso, 52 anos, que participa pela segunda vez da competição, a proposta da Corrida Rústica é válida. “Todos nós sabemos que o sedentarismo faz mal a saúde. Ainda assim, não conseguimos vencê-lo facilmente. Esse incentivo a cuidar ainda mais da saúde em pleno feriado é mesmo necessário, pois precisamos despertar para isso”, comenta.

Os quatro primeiros colocados receberam premiações em dinheiro, medalha e troféu, e os demais corredores receberão medalhas de participação. Para a realização do evento, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) disponibilizou viaturas e prepostos no local, para garantir a fluidez do trânsito.

Aula inaugural do Protejo nesta sexta-feira

O Governo Municipal, através da Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), em parceria com o Ministério da Justiça, dá início nesta sexta-feira (04/04/2012) às atividades do Projeto de Atenção aos Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo). A aula inaugural acontece a partir das 10 horas no Ginásio Municipal de Esportes Oyama Pinto, uma das bases do programa.

O Protejo vai atender, inicialmente, 200 jovens com idade entre 15 e 24 anos. Eles passarão por Percurso Social Formativo de 800 horas por um período de 12 meses e receberão bolsa auxílio no valor de R$ 100. Serão oferecidos cursos e atividades culturais, esportivas e educacionais, além de assistência social, jurídica e psicológica.

De acordo com o secretário municipal Mizael Freitas (Seprev), durante o ato de inauguração, será realizada explanação sobre os objetivos e atividades do Protejo. Ele destaca a perspectiva de ampliar as ações do projeto trazendo para o Município o programa “Mulheres da Paz”.

“Finalizados os processos de aquisição de bens, montagem das bases, seleção dos jovens e contratação da empresa responsável pelo desenvolvimento do percurso formativo, vamos dar início às atividades oferecendo aos jovens novas oportunidades com este projeto que promove a reinserção de pessoas que estavam às margens da sociedade”, destaca Mizael.

O secretário ressalta ainda a preocupação com a segurança dos jovens e profissionais envolvidos na ação. “Nas bases do programa, que ficam instaladas uma no Ginásio Oyama Pinto e outra no bairro Muchila, disponibilizamos todo sistema de segurança com câmeras interligadas à Central de Videomonitoramento da Seprev para garantir a sensação de segurança aos participantes”, explica.

Feira da Agricultura Familiar em Bonfim de Feira

Produtores rurais dos oito distritos feirenses também estão sendo homenageados no Dia do Trabalhador, esta terça-feira (01/05/2012), durante a Feira de Agricultura Familiar, realizada este ano no distrito de Bonfim de Feira. O evento é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana.

Uma missa campal na praça do distrito marcou a abertura da festividade logo nas primeiras horas da manhã. A celebração foi acompanhada por centenas de trabalhadores rurais, que foram conduzidos até Bonfim de Feira nos ônibus cedidos pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura.

De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conceição Borges, o evento este ano visa promover também uma reflexão. “Esta edição da Feira de Agricultura Familiar não foi planejada apenas com o intuito de homenagear os trabalhadores. O momento também é de reflexão, devido a crise provocada pela estiagem que castiga nossa região. Vamos pedir a Deus que olhe para o homem do campo, para que a chuva chegue e ele não enfrente mais tanta dificuldade”, destacou.

O secretário municipal de Agricultura, Ozeny Moraes, saudou os trabalhadores rurais e observou que o Governo Municipal está preocupado com a estiagem prolongada. “Várias medidas que visam facilitar a convivência do homem do campo com a seca estão sendo adotadas. São ações para extensão de rede de água em parceria com a Embasa, perfuração de novos poços artesianos em parceria com a Cerb e captação de mais recursos para a contratação de novos carros pipa junto a Coordenação de Defesa Civil”, pontuou.

O evento contará com apresentações musicais no período da tarde. Dentre os grupos de samba de roda que irão se apresentar estão a Quixabeira da Matinha, Raízes do Campo, Quixabeira da Lagoa da Camisa e banda Xoxotaê.

Dia do Trabalhador comemorado no Sesc

Com campanhas e oficinas educativas sobre o tema “Bem Estar do Trabalhador”, a unidade do Serviço Social do Comércio de Feira de Santana, situada no bairro Tomba, está homenageando comerciários e prestadores de serviços nesta terça-feira (01/05/2012), feriado do Dia do Trabalhador. Associados e convidados estão aproveitando a programação especial, que inclui atividades voltadas ao lazer, cultura, esporte, saúde e educação e conta com a parceria da Prefeitura de Feira de Santana.

De acordo com a gerente da unidade, Tereza Gomes Cerqueira, as programações em comemoração ao Dia do Trabalhador sempre atraem um grande público, assim como no Dia do Comerciário. “Nestas duas datas sempre homenageamos de forma especial o trabalhador que atua no comércio, por isso muitos comparecem para prestigiar e se divertir com familiares e amigos”, pontua.

Para a garotada, o lazer está sendo garantido com brinquedos infláveis, muito banho de piscina e animação com o grupo Poly Show. Apresentações de danças afro, street dance, do ventre e hip hop; orientações nas tenda da saúde com exposições monitoradas sobre DST’s/Aids; combate a endemias; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), teste de glicemia e aferição de pressão também fazem parte da programação.

Torneios de futebol, dama, tênis de mesa e dominó estão entre as opções para os adeptos do esporte. O samba de raiz de Maryzélia e Os Coisinhos e o arrocha de Diego Costa são as atrações musicais que prometem animar o Dia do Trabalhador dos comerciários e convidados.

 XI Fórum de Comunicação Social em Feira

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Seccional Norte/Nordeste – realizará em Feira de Santana o XI Fórum de Comunicação Social, no próximo sábado (05/05/2012), a partir das 14 horas. O evento, que tem o apoio do Sindicado de Radialistas da cidade, será sediado na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), localizada no Largo da Kalilândia.

O fórum é destinado a estudantes e profissionais atuantes na área, como jornalistas, blogueiros e radialistas. Jair Cezarinho, presidente da ABI Norte/Nordeste, observa que o evento é importante para os profissionais estarem interagindo e discutindo sobre as novas mídias e os novos dilemas do jornalismo, além de ser um momento de confraternização.

Entre os palestrantes estão Marcilio Costa, diretor de Jornalismo da TV Subaé; Ricardo Luzbel, presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD) e diretor do site Bahia Notícias, além do coordenador geral da Agência de Comunicação do Estado (AGECOM/ BA), Edmundo Filho, e o jornalista do A Tarde, Levi Vasconcelos.

 Confira abaixo a programação completa:

13h30– Recepção

14h– Abertura: Jair Cezarinho – Presidente da ABI – Seccional Norte/Nordeste

14h20– Palestrantes

• Marcílio Costa (TV Subaé)

• Edmundo Filho (Agecom / BA)

• Ricardo Luzbel (Presidente ABJD/ Diretor do site Bahia Notícias/ Rádio Tudo FM)

• Levi Vasconcelos

16h– Intervalo

16h20- Debate sob coordenação de Jair Cezarinho.

17h- Encerramento

Leia Também

» Aula inaugural do Protejo nesta sexta-feira

» Feira da Agricultura Familiar em Bonfim de Feira

» Dia do Trabalhador comemorado no Sesc

» 11ª edição da Corrida Rústica

 Escola Chico Mendes praticamente concluída

O novo prédio da Escola Municipal Chico Mendes, localizado na praça Centenário, bairro Campo Limpo, está praticamente pronto para ser entregue à comunidade escolar. Na manhã desta segunda-feira (30/04/2012) estavam sendo realizados apenas os últimos retoques em algumas paredes e na quadra esportiva.

Dentro de poucos dias os estudantes e professores vão contar com uma escola equipadas com 14 salas de aula forradas com PVC, quadra de esportes, área de recreação coberta, cantina, sanitários masculino e feminino, almoxarifado, secretaria, diretoria e sala dos professores. A nova área da unidade de ensino possui 1.400 metros quadrados de extensão.

A escola vai atender estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), além da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Para a construção da nova sede, a Prefeitura de Feira de Santana está investindo recursos da ordem de R$ 750 mil.

Mobiliários como as cadeiras escolares já começaram a chegar. Os serviços estão a cargo da empresa Diatomita Construção Civil e Meio Ambiente, contratada através de licitação pública.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108248 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]