Capacitação para enfermeiros aborda Saúde e Previdência Social em Feira de Santana

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Com o tema “Serviço Social, Saúde e Previdência”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaou, na manhã desta terça-feira (29/05/2012), uma capacitação direcionada aos enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O evento foi promovido em parceria com a Atenção Básica e Setor Social, e lembrou a passagem do Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio.

A abordagem na área de saúde foi focada com a apresentação das palestras “Hemodiálise e Tratamento”, pela coordenadora de Enfermagem do Instituto de Urologia e Nefrologia de Feira de Santana, Leidiane Galvan; e “Nutrição em Hemodiálise”, pela nutricionista Carolina Pina, que trabalha na mesma unidade.

Os “Direitos dos Pacientes Renais” foi tema abordado pela assistente social Gabriela Rios Guirra. A programação incuiu também debates sobre “Previdência”, que tiveram como mediadores os analistas de Seguro Social, Joseli Pimentel e Gliciana Lima.

Para Suênia França, assistente social da Atenção Básica da SMS, as questões de saúde relacionadas à Previdência precisam ser mais discutidas com os profissionais da área, principalmente os enfermeiros. “As unidades de saúde possuem uma demanda expressiva de portadores de necessidades especiais. Com essa capacitação estamos disseminando informações, para que atuando em campo os enfermeiros possam ajudar a promover a garantia dos direitos desses pacientes”, salienta.

Além dos enfermeiros das USF e UBS, participaram do evento também os assistentes sociais que atuam nas unidades da rede municipal de saúde através dos oito Núcleos de Apoio da Saúde da Família (NASF).

*Com informações da PMFS

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114924 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.